Nutrição Saúde Integral

Consuma mais caju!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
No Brasil, nós estamos acostumados a consumir maracujá, laranja, abacaxi e banana. Adoramos uma boa salada de frutas, bem colorida e saborosa. No entanto, algumas frutas que não fazem parte dessa dieta básica do brasileiro, podem trazer grandes benefícios.

Uma delas é o caju. É conhecido como uma fruta, mas, na verdade, é um pseudofruto, já que o fruto do cajueiro é a castanha.

Muito consumido em forma de suco, o caju pode se transformar em mel, doces, destilados, ou então ser consumido apenas o fruto e promete ser uma das frutas mais concorridas de 2017. O motivo é especial: ele possui uma carga glicêmica baixa e assim modula os níveis de açúcar e de insulina no sangue, ou seja, ajuda no controle do peso e até da diabetes.

Segundo um estudo coordenado pelo nutricionista Luciano Bruno, de Piracicaba (SP), publicado na revista científica canadense Food Research International, os fitoquímicos presentes na fruta ajudam no controle da inflamação nas células, uma ação que atua contra os quilos extras.

Além desse benefício, o caju possui algumas substâncias essenciais para a saúde, como a vitamina C, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, na redução dos níveis do colesterol e ainda mantém o sistema imunológico alto. A quantidade dessa vitamina presente no caju é maior até do que a presente na laranja, são cerca de 219,3 mg de vitamina C, o que corresponde a 365% da dieta diária de um adulto. Possui também uma alta taxa de fibras, promovendo a saciedade.

O pseudofruto também possui betacaroteno e minerais, como magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro.

Tabela Nutricional (Quantidade por 100 gramas):
  • Calorias (Kcal) -> 43;

  • Carboidratos -> 10,3;

  • Proteínas -> 1;

  • Lipídeos -> 0,3;

  • Cálcio -> 1;

  • Fósforo -> 16;

  • Ferro -> 0,2;

  • Sódio -> 3;

  • Potássio -> 124;

  • Vitamina C -> 219;

  • Fibras -> 1,7.

Outro efeito importante, especialmente para quem mora nos grandes centros: o caju protege o organismo dos efeitos do estresse e da poluição.

Muitos estudos afirmam que o caju também é um aliado no combate ao câncer, isso porque ele é uma fonte de um flavonóide chamado proantocianidina, um inibidor do desenvolvimento do tumor, prevenindo também o crescimento de células cancerígenas.

A comunidade de nutricionistas indica ingerir um copo de suco da fruta, se possível sem açúcar, em todos os dias.


Texto escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]iras.com.br