Autoconhecimento Coaching

Criando novas sinapses

Thais Lima
Escrito por Thais Lima
No ano de 2017 estudei muitas técnicas de organização, planejamento, configuração da mente, energia e por aí foi. Uma das coisas que aprendi e está fazendo muito sentido para mim é uma técnica chamada Bullet Journal. Você já ouviu falar?

Esse método também é chamado carinhosamente de Bujo e, resumidamente, consiste em resgatar a escrita manual, uma técnica analógica de planejamento e organização. Neste momento, você pode se perguntar: “Está louca, Thais? Com tantas ferramentas digitais que eu tenho no meu celular ou mesmo no meu computador, porque eu vou voltar a escrever? É mais simples pegar o nosso dispositivo e simplesmente digitar… isso sem falar nos alarmes e etc!”.

Você sabia que quando escrevemos à mão, e não simplesmente digitamos, áreas diferentes do cérebro são ativadas? Estudos científicos já comprovam isso! Ao escrever, outras sinapses são realizadas. O cérebro precisa funcionar de uma outra forma, pois ele não simplesmente transcreve (como é feito na digitação), ele precisa interpretar para que o que for escrito faça sentido.

Ao interpretar, ele já está processando e buscando alternativas para fazer isso acontecer. Uma das funções do cérebro é preservar a energia, pois desta forma ele entende que está preservando a vida. Por isso, ao já buscar soluções, o cérebro não entende isto como um gasto energético adicional! Legal, né?

Se você se interessou pelo assunto, na internet pode encontrar milhares de ideias sobre como construir seu Bujo. Aqui vou te passar as diretrizes e conceitos mais básicos e depois é só você soltar a sua imaginação!

O que você precisa:

Um caderno novo ou que não foi totalmente utilizado e uma caneta.

O caderno pode ter folhas em branco, pautadas, quadriculadas ou pontilhadas. A escolha é sua!

Ao pesquisar na internet você verá milhares de desenhos, letras bonitas, adesivos e afins, porém, isso NÃO É NECESSÁRIO! Essa é a versão de pessoas que gostam de aproveitar o momento e soltar a criatividade! Na sua origem o criador da técnica não usa nada disso!

Se você olhar nas minhas redes sociais vai encontrar algumas dessas “firulas” no meu Bujo? Sim, irá! Mas eu faço isso porque gosto e me conecta com o que estou fazendo, porém, eu decidi e limitei o tempo que investiria nisso, pois uma das condições é que essa atividade não prejudique a minha produtividade.

Lembrando que pela tradução livre da palavra Bullet Journal ele significa Jornal em Pontos.

Por isso, o objetivo inicial dele é que você coloque as informações de forma prática, resumida e direta, ou seja, em bullets.

O que é indicado que esteja neste caderno:

  • Um índice

Para que você possa numerar as páginas e depois localizar onde escreveu um determinado conteúdo.

  • As palavras-chave

Que serão utilizadas para você se lembrar de abreviações e códigos que irá utilizar.

Exemplos do que o criador da técnica indica:

> = tarefa adiada;

< = tarefa agendada;

* = prioridade; e

X = tarefa finalizada.

  • Seu planejamento, também chamado de Future Log (anual, semestral, trimestral ou mensal).

A verdade é que tem que ser pelo período que faz sentido para você e que se sinta confortável em elaborar. Estou fazendo de forma mais detalhada o trimestral e rascunhando o próximo trimestre para ter a visão do semestre.

  • Suas atividades que precisam ser realizadas no dia, também chamado de Rapid Log.

Neste momento você usa a essência do caderno, por exemplo:

Ir ao mercado comprar leite.

Fazer contrato de prestação de serviços.

E, assim, sucessivamente!

Espero que tenha gostado dessa descrição super-resumida do Bujo e que te inspire a se planejar!

Bom planejamento!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Thais Lima

Thais Lima

Advogada não atuante, virginiana, na casa dos 30 e muitos quilômetros rodados por essa vida… Quilômetros que trouxeram uma bagagem muito grande... Bagagem de superação e transformação.

Coach pela Abracoaching e Mentora Certificada Internacionalmente. Instrutora. Ativista Quântica, estudante de Reprogramação Cerebral, PNL, Flow, Gestão de Projetos e várias outras coisas que fazem seus olhos brilhar!

Contato:

Fan Page: Thais Lima Coach
Instagram: @thaislimacoach
LinkedIn: linkedin.com/in/thais-lima-coach
YouTube: youtube.com/coachementorathaislima
Site: ateliedasuperacao.com.br

WhatsApp/ telefone: (11) 98114-8448
E-mail: [email protected]