Nutrição

Você já ouviu falar de criatividade orgânica e do quanto ela combina com arte sustentável?

Logo da Organicamente Criativa: Contorno de uma maça verde com o nome logo abaixo.
Val Amores
Escrito por Val Amores
OrganicaMente Criativa é um projeto dedicado ao cultivo da ecologia interior e da expressão dessa ecologia através da arte sustentável.

Já faz algum tempo que eu e Andrea Campanilli conversamos sobre a força que uma parceria tem, e, numa destas conversas em meio a muitos cafezinhos, eis que surgiu um lindo projeto, batizado de OrganicaMente Criativa.

Criadoras e criativas

De um lado eu, com meus sonhos de transformar o mundo através do resgate daquele que chamo de ser orgânico. Eu, aquela que acredita que a mudança de comportamento e hábitos nasce antes do cuidado com a ecologia interior através de técnicas criativas.

criatividade orgânica arte sustentável

Do outro lado, a Andrea, que sabe que tudo pode ser transformado por meio da arte e da criatividade. Ela, que pensa no uso útil de cada coisa e que esse uso útil é primordial para que o mundo se torne mais sustentável.

Agora sem lados, ambas atuam, como boas entusiastas de novas ideias!

Como funciona?

O Projeto OrganicaMente Criativa proporciona momentos interessantes!

Por meio da prática de silêncio e auto-observação, os participantes são convidados a se reconectar com aquele espaço tranquilo e límpido que todos nós temos. A partir do silêncio, há ainda aplicação de dinâmicas de grupo, expressão corporal, escrita criativa, contemplação e rodas de conversa.

Num segundo momento, aquilo que foi descoberto, sentido e resgatado internamente, é expressado através da arte sustentável. Todas as atividades são feitas com material de reaproveitamento – papelão, folhas velhas de papel, elementos naturais, como pedras, galhos, flores caídas, etc. São criados mosaicos, mandalas, desenhos e o que mais a criatividade pedir.

São momentos individuais e de trabalho coletivo, seguindo etapas precisas e preciosas.

criatividade orgânica arte sustentável

Por que é orgânico?

A qualidade dos sentimentos que carregamos, dos pensamentos, das palavras, tudo isso vira ação e uma ação com repetição vira hábito. O retrato atual de excesso e escassez do planeta vem antes, do quadro de excesso e escassez que carregamos internamente.

A combinação entre imersão e ação vem de encontro com o movimento natural de transformação. Todos nós, diante de uma ideia, repensamos, refletimos, silenciamos e, então, agimos. Isso quando a ação acontece da forma consciente, ou seja, orgânica! É essa consciência que as atividades buscam resgatar: a verdadeira, porque, somente nesse estado, criamos uma atmosfera sustentável no planeta.

criatividade orgânica arte sustentável

Trabalhar na causa, e não apenas nos efeitos, garante melhorias efetivas e não apenas emergenciais. Ir para a causa com amorosidade e com a energia artesã é promover vidas orgânicas em todos os sentidos. Vidas orgânicas são vidas cheias de vitalidade e equilíbrio!

Além disso, a construção coletiva de algo e o resgate do artesanal, do fazer um diagnóstico próprio, favorece a energia-semente que sustenta nossa existência desde nossos primórdios.

A quem se destina?

criatividade orgânica arte sustentável

A grupos variados, escolas (alunos e docentes), espaços de yoga, centros de retiro, empresas, eventos, congressos, feiras, hotéis e a todos aqueles que estão interessados em ter experiências profundas e diferenciadas.

Benefícios

criatividade orgânica arte sustentável

Vivenciar as práticas do OrganicaMente Criativa promove bem-estar, aumenta a autoestima, a autoconfiança, motiva, gera concentração, treino de empatia, inclusão, solidariedade, cuidado amoroso consigo, com o outro e com o planeta.

Um dos pontos base que o projeto tem consigo envolve ainda a pausa criativa e um descanso mental do bombardeio de informações e da necessidade constante de conexão. Ter tempo para si, para se preservar, é ter uma gestão do tempo de qualidade nas demais atividades do dia.

criatividade orgânica arte sustentável

Não se trata de uma atividade extra no dia a dia, mas de um mecanismo de atenção e expansão de consciência. Criatividade é o que brota, e a criatividade que brota é pura, sem cópia, pessoal e especial.

O objetivo é ainda que cada participante consiga perceber seus talentos, habilidades, capacidades e o quanto tem de boas ideias para semear.

Locais de aplicação

Somos móveis. Vocês se reúnem e nós vamos até o grupo!

Valores?

Trazemos uma proposta sustentável que garanta a participação de todos. Converse conosco.

Para entrar em contato com o Projeto OrganicaMente Criativa da Andrea e da Val, curta a página no Facebook.

O e mail do projeto é: [email protected]

criatividade orgânica arte sustentável

Organize seu grupo e vamos semear criatividade e sustentabilidade pelo mundo.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: O consumo consciente do bem e a nutrição da paz

Sobre o autor

Val Amores

Val Amores

Pedagoga, conteudista da área educacional, culinarista vegana e condutora do projeto Veganices da Val - Grupo no Facebook no qual receitas diárias são postadas, bem como reflexões sobre comportamento alimentar alinhado a uma vida mais orgânica, sustentabilidade e ecologia interna. Voluntaria na Organização Brahma Kumaris, mãe, filha. Uma alma apaixonada por nascer e por do sol, beija flores, autoconhecimento e ideias de transformação positiva do mundo!

Estou agora atuando no projeto OrganicaMente Criativa que atua com conceito de ecologia interior para o resgate do ser criativo e orgânico das pessoas para que ações sejam de fato, sustentáveis - O projeto propõe autoconhecimento, dinâmicas, vivências e expressão com arte sustentável.

E-mail: [email protected]
Facebook: amoresvalveg | grupo veganice da val
OrganicaMenteCriativa
Instagram: @veganicesdaval