Autoconhecimento

Cura e Recuperação: os princípios do livro “Healing and Recovery” de Dr. David Hawkins

Pessoa lendo um livro
Thought Catalog/Unsplash
Pandora Treinamentos

Este artigo tem base no livro “Cura e Recuperação” – tradução do título original em inglês “Healing and Recovery”, do dr. David R. Hawkins, autor dos best-sellers “Poder vs. Força” e “Deixar Ir”, com mais de 1 milhão de cópias vendidas cada um.

Em “Cura e Recuperação”, o autor best-seller e renomado pesquisador da consciência dr. David Hawkins, MD, Ph.D., apresenta uma visão realmente ampla da saúde no seu sentido mais completo: físico, emocional, mental e espiritual.

Como o livro foi escrito com base em transcrições de palestras, seu tom é bastante didático.

Ao longo dos capítulos, o dr. David Hawkins responde às principais dúvidas sobre tópicos relacionados ao nosso dia a dia, como:

  • Estresse
  • Sexualidade
  • O processo de envelhecimento
  • Como lidar com grandes crises
  • Preocupação, medo e ansiedade
  • Perda de peso
  • Dor e sofrimento
  • Depressão
  • Alcoolismo
  • Câncer
  • Morte
Pessoa lendo um livro
Lilly Rum/Unsplash

A obra une explicações extremamente elucidativas com dicas de abordagens práticas

que proporcionam cura e recuperação das mais variadas doenças. Mais do que isso, a abordagem proposta por dr. David Hawkins ajuda a aliviar o estresse, conquistar mais disposição e energia, obter a verdadeira satisfação sexual e deixar ir as emoções negativas que estão por trás de doenças e problemas no corpo físico.

O autor ainda recorre aos seus mais de 50 anos de experiência como psiquiatra para explicar o Mapa da Consciência, uma ferramenta simples e elegante que nos ajuda a estudar e entender os estados de consciência humanos como campos energéticos associados a certas emoções. Com base nisso, Hawkins explica como pequenas mudanças de atitude no dia a dia podem restaurar nossa saúde e nos levar a níveis até então inimagináveis de vitalidade e motivação. De bônus, ao ler o livro, você ainda tem a oportunidade de entender a fundo a mente humana.

Ficou interessado em buscar mais informações? Confira a seguir alguns dos principais princípios abordados em “Cura e Recuperação”, ou “Healing and Recovery”, do dr. David R. Hawkins:

“Cura vs. Tratamento”

Logo de cara, dr. Hawkins deixa claro que seu trabalho não tem foco no tratamento paliativo de doenças, e sim na cura definitiva.

Homem sentado no chão olhando para horizonte pensativo
Stefan Passov/ Unsplash

As palestras que deram origem ao livro “Cura e Recuperação” foram apresentadas a inúmeras organizações e clínicas de diversas especialidades dentro da área de saúde. Nesse setor, é comum que médicos e outros profissionais passem mais tempo focados no alívio dos sintomas do que de fato na cura verdadeira.

O dr. David Hawkins, por outro lado, dá ênfase à recuperação completa: aquela que abrange os níveis físico, psicológico, fisiológico e espiritual. Curar, nesse caso, significa integrar todas essas esferas. A real cura somente é possível com a integração e com um olhar holístico ou sistêmico – ela não acontece quando tratamos uma esfera (físico) e esquecemos as outras (mente e espírito).

Assim como todo o trabalho do dr. David R. Hawkins, “Healing and Recovery” é dedicado ao alívio do sofrimento humano em seus vários aspectos. Ou, em outras palavras, à busca da felicidade plena.

Mapa da Consciência

O maior legado deixado por dr. David Hawkins foi o Mapa da Consciência, uma escala de 1 a 1.000 que classifica os diferentes níveis de consciência humana, desde as emoções e consciências mais baixas (culpa, ódio, tristeza, medo) até as emoções e consciências mais elevadas (amor, gratidão, compaixão, paz).

Pessoa segurando uma folha desenhado um sorriso e ao lado outros desenhos de triste e pensativo

Ao longo do livro “Cura e Recuperação”, Hawkins demonstra a correlação entre as doenças e os níveis de consciência negativos, bem como a correlação entre os níveis de cura e os níveis positivos. Em síntese, o ganho de consciência e o desenvolvimento de amor proporcionam cura e recuperação, enquanto a inconsciência e a ausência de amor trazem doenças.

Na escala, tudo o que está abaixo de 200 é considerado negativo ou limitante. Aqui estamos falando dos níveis de vergonha, culpa, ódio, tristeza, medo, ganância, raiva e arrogância. Já o que está acima de 200 é positivo e nutre a vida (coragem, neutralidade, disposição, aceitação, razão, amor, amor incondicional, êxtase, paz, totalidade).

No nível de 540, caracterizado como Amor Incondicional e Compaixão, a cura começa a acontecer de forma espontânea e natural. Ter saúde física, mental e espiritual torna-se

um mero desdobramento de um estilo de vida que alimenta o amor e a compaixão constantemente, trazendo uma felicidade plena que se espalha para os diversos assuntos da vida.

Hierarquia dos corpos físico, mental e espiritual

Segundo Hawkins, quando uma doença aparece no corpo físico, isso é sinal de que ignoramos anteriormente alguns sinais que vinham aparecendo no nível mental ou espiritual. Talvez tenhamos ficado inconscientes ou negligentes em relação a um assunto da nossa vida. Pode ser que não tenhamos ouvido nossa intuição ou mesmo percebido sinais de que algo estava desalinhado em nosso cotidiano.

Mulher sentada no chão da sala encostando sua cabeça nos joelhos
123RF

O ponto principal está em compreender que aquilo que se manifesta no corpo físico é um reflexo do que acontece primeiro na mente, que por sua vez é um reflexo do que ocorre em nível espiritual (consciência).

Isso significa, por exemplo, que nossos sistemas de crenças (aquilo que acreditamos em nossa mente) influenciam o surgimento de certas doenças. Alimentar certos padrões de pensamentos pode nos fazer adoecer! Da mesma forma, a mente responde ao espírito: quanto mais nos conectamos com um Poder Maior, mais poder temos para deixar ir crenças que não fazem mais sentido ou que estão nos prejudicando.

O papel da culpa no desenvolvimento de doenças

“Cura e Recuperação” nos mostra que por trás de toda doença existe uma culpa inconsciente. Muitas vezes é difícil para nossa mente compreender como estamos nos culpando ou em qual assunto estamos pegando demais com nós mesmos. Porém, não precisamos necessariamente entender tudo para nos curarmos: basta praticarmos o amor-próprio.

Mulher com os braços levantados em sinal de culpa
123RF


A culpa vem de algo que julgamos que fizemos errado ou de algo em que nos julgamos inadequados, insuficientes, incapazes etc. No entanto, de acordo com Hawkins, todos nós somos intrinsecamente inocentes. Assim como uma criança que acredita em tudo o que é falado para ela sem distinguir realidade de ficção, nós, adultos, ainda temos presente essa inocência intrínseca. Ela é a própria característica-base da consciência. Lá no fundo ainda somos uma tela em branco, pronta para ser programada com sistemas de crenças (que muitas vezes serão limitantes e trarão culpas e doenças).

O que podemos fazer, então, para sair desse ciclo de autoculpa e limitações que nos faz perder saúde, vitalidade, energia e felicidade? A resposta é uma só: Amor.

Quando compreendermos que tomamos atitudes baseadas na inocência e que todas as pessoas – incluindo nós mesmos – estão fazendo o melhor que podem, conseguimos sentir compaixão pelos outros e por nós. Compaixão é um sinônimo de Amor e serve como um poderoso antídoto à culpa e aos sistemas de crença.

A verdadeira cura: o Amor

Uma doença nada mais é do que a nossa própria consciência destacando algo que precisa ser observado. Sabendo disso, podemos praticar gratidão em relação às doenças. Toda doença significa que temos uma lição pronta para ser colhida. Que temos um assunto pronto para ser curado em nível espiritual e mental. Sempre que a doença se manifesta no corpo físico é sinal de que algo está pronto para ser curado nas outras esferas.

Mulheres se abraçando
123RF

No fim das contas, todas as curas vêm da disposição de abrir mão dos sentimentos negativos e se entregar ao Amor e à Compaixão consigo mesmo e com tudo o que existe.

Livro completo “Cura e Recuperação” em português

Atualmente, a Pandora Editora está trabalhando na tradução de “Healing and Recovery” para o português. A obra será publicada no Brasil sob o título de “Cura e Recuperação”.

Você também pode gostar

Todos os livros de autoria do dr. David Hawkins, publicados pela Pandora Editora, têm a autorização oficial da Veritas Pub, editora do próprio dr. David Hawkins, detentora dos direitos autorais de seus livros.

Em breve, “Cura e Recuperação”, do dr. David R. Hawkins, estará disponível em português para os leitores brasileiros. Fique de olho e, enquanto isso, acompanhe outras publicações da Pandora Editora e do dr. David Hawkins!

Sobre o autor

Pandora Treinamentos

Pandora Treinamentos

A Pandora é uma Escola de Comportamento que oferece cursos de autoconhecimento e formação em liderança e treinador comportamental.

As aulas comportamentais da Pandora são aulas focadas em fazer você construir hábitos de sucesso para sua vida pessoal e profissional. A cada semana, trazemos temas práticos e inovadores, que fazem com que você aprenda a resolver seus problemas mais incômodos e ter resultados cada vez mais alinhados com seus objetivos!

Tudo isso de uma maneira simples e prática, por meio de conteúdos científicos e Autodesafios®, que você aplica em seu dia a dia e que levam você a viver a melhor fase da sua vida!

Contatos:

Email: [email protected]
Site: pandoratreinamentos.com.br
Loja: pandoratreinamentos.lojaintegrada.com.br
Facebook: Pandora Treinamentos
Instagram: @pandora.treinamentos