Convivendo Dança do Ventre

Dança do Ventre, Psicoterapia e o Resgate do Feminino

Iara Ponce Casal
Escrito por Iara Ponce Casal



A essência feminina é uma estrutura em risco. Estamos, dia após dia perdendo-a de vista. A passagem dos séculos, a evolução humana e, principalmente a tecnológica, tem nos afastado cada vez mais de nossa essência feminina primária.

Na ancestralidade, vivíamos e nos orientávamos de acordo com os ciclos da natureza. Para nós, mulheres, o ciclo menstrual e os da natureza estavam intimamente ligados. Tudo girava em torno dela.

Primavera, verão, outono e inverno. Lua cheia, minguante, nova e crescente. Tudo em sintonia e, para tal sintonia realizávamos rituais que, pontuavam para nossa Psiquê que, fazíamos parte desta natureza.

Os rituais são importantes para o ser humano pois eles tornam concreto uma ideia, um pensamento, uma sensação.

Hoje, as neurociências já conhecem a importância da figura simbólica para nosso mundo emocional. Nosso cérebro reconhece melhor, aquilo que é visualizado, através da imaginação ou, concretamente.

É justamente neste ponto que entra a dança do ventre, como ferramenta que auxilia nos processos de resgate do feminino. No consultório em sessões psicoterápicas, trabalhamos o pensamento em torno desta ideia e, a dança concretiza em forma de ritual este resgate.

Ligado a este fato da mulher ter se distanciado de sua essência ancestral, foram surgindo as doenças da modernidade, transtornos de ansiedade, depressão, tensão pré-menstrual, etc.

Eu como Psicóloga, dentro do processo de psicoterapia de minhas clientes, quando é diagnosticado este tipo de problemática, não penso duas vezes para indicar a dança do ventre. A mulher entra em contato com seu corpo, resgatando a consciência do mesmo, através do contato com suas curvas sagradas, sejam elas P, M, G ou GG.

É o ritual do sagrado feminino nos levando de volta, como em uma viagem pelo tempo, ao centro do nosso ser, nos trazendo a CURA!

Sobre o autor

Iara Ponce Casal

Iara Ponce Casal

Psicóloga, com 21 anos de experiência clínica. Especialista em Terapia Familiar e Abordagem Sistêmica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com ênfase em Psico-Oncologia e Ansiedade. Atua em consultório particular em São Caetano do Sul (SP) desde 1994. Além do atendimento clínico, ministra palestras, cursos, workshops e também programas para valorização da Autoestima feminina, imagens mentais e grupos específicos, visando o tema ansiedade e estresse.

Telefone: 11 4229-4132
WhatsApp: 11 9.9153-4128
Consultório: R. Marechal Deodoro, 727, B. Sta. paula - SCSul
Blog: www.iaraponcecasal.blogspot.com
Facebook: ESATI Espaço Sistêmico Aberto de Terapias Integradas