Energia em Equilíbrio Mantras

O que são os mantras?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito se fala dos mantras, essas frases entoadas repetidamente e que são extremamente poderosas. Mas o que de fato representam?

Mantra é um hino ligado ao hinduísmo e ao budismo e que é dito repetidamente, com o intuito de relaxar e chegar ao estado de meditação em quem esta cantando ou escutando o som. Existem definições que consideram o mantra como um instrumento do pensamento. Essa fórmula espiritual curta e poderosa leva a conexão com o Supremo, que pode ser diferentes coisas para diferentes pessoas: Você pode reconhecê-lo como Verdade, Amor, Consciência, Cristo, Alá, Krishna, Shiva, Mãe Divina ou algum outro nome.

A palavra Mantra é composta pela sílabas MAN, que quer dizer mente, e TRA, que quer dizer entrega em sânscrito, idioma antigo da Índia, e significa “aquilo que, enquanto objeto de meditação, traz a libertação”.

mantras

Os mantras estão escritos nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C, e são hinos métricos e louvores aos deuses, podendo ser considerados uma oração. Os hinos deram origem aos mantras que atravessaram o período bramânico e foram introduzidos no budismo e depois no budismo tibetano.

Escritos há milhares de anos por gurus e mestres da Índia, os mantras podem influenciar positivamente a vida de uma pessoa, seja na área financeira, da saúde ou nos relacionamentos. A repetição é a chave para interromper o processo natural da mente e que nos leva de uma ideia a outra sem controle. Quando entoamos o mantra, paramos esse fluxo mental, levando nosso corpo ao relaxamento total, quando corpo e mente se aquietam, abrindo-se às vibrações sutis que ampliam nossa percepção.  

Você também pode gostar:

Um dos mantras mais poderosos é a repetição da palavras OM. Quem a entoa é transportado para um estado de tranquilidade e paz interior.

Muitas pessoas pensam que o mantra está relacionado apenas às religiões orientais, porém ele se conecta a todo tipo de fé. Existem mantras específicos para os caminhos do cristianismo, do islamismo, do budismo, do jainismo, etc.

mantras

Isto porque a função básica de um mantra é acalmar, focalizar, silenciar e purificar a mente. Quando se repetem estes sons divinos, consciente ou inconscientemente, nossas emoções, pensamentos, desejos, ou seja, todo o nosso ser, volta-se automaticamente para a busca do Divino.

Por fim, é importante constatar que os mantras são uma escada que leva diretamente para o Ser Supremo, para a nossa verdadeira realização.

Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]