Convivendo

Dia do Compositor

Homem sentado em uma mesa com um violão sobre o colo enquanto escreve músicas em uma folha.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A data 15 de janeiro é muito importante para os compositores pois é o dia em que comemoram o dia de sua profissão. Compor é uma arte e muitos artistas desta área fazem esse “serviço” com excelência.

Existem compositores de melodias e também, aqueles que demonstram toda a sensibilidade que possuem por meio de suas belas letras. Portanto, se você gosta de uma boa música ou se você é um compositor, não deixe de comemorar essa linda data. O dia do compositor teve surgimento no México em 1945. Porém, a data só veio ser conhecida mundialmente no ano de 1983. Hoje, todo o mundo realiza comemorações diante dessa data que é tão importante para diversos artistas.

Quais são as características para ser um bom compositor?

Homem sentado em um estúdio musical com computadores e equipamentos de som, tocando um violão.

Originalidade, vontade e inspiração! Essas são as três características que criam um bom compositor! Se você estuda música, por exemplo, deve estar cansado de ouvir essas palavras mas elas são mais que essenciais para sua carreira.

O preparatório para se tornar um compositor requer muitos estudos. Desde notas musicais, instrumentos diversos e um bom convívio com outros músicos são exigências essenciais. Há muita coisa por trás da vida de um compositor e uma das que o torna um excelente profissional, é a sua inspiração.

É claro que existem diversos gêneros musicais pelo mundo, mas ao escolher o seu, trabalhe em cima dele de todo o coração que não terá como dar errado. Além disso, independentemente do gênero que escolher seguir, o compositor deve saber mesclar sua originalidade com a de outros profissionais. E por fim, a vontade de levar suas composições para o mundo é o norte que deve ser seguido.

Você também pode gostar

Como os compositores contribuem com as pessoas?

Caderno e caneta sobre um violão.

Quem passa o tempo inteiro ouvindo música sabe muito bem da importância dos compositores. A música é capaz de mudar sentimentos e de levar ideias novas. Muitas vezes podemos não saber por que nos sentimos de tal forma, por exemplo, aí encontramos uma música que traduz exatamente como nos sentimos e nos agarramos a ela.

Não só por meio das letras se aproveitam as músicas. A melodia é capaz de trazer à tona muitas sensações boas para nós, aliás, existem até composições que são capazes de curar o campo energético humano como as frequências Hertz.

Seja o que for, as composições são realmente muito boas para os humanos e entre diversos compositores do mundo, muitos brasileiros exercem essa profissão, entre eles estão: Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Cartola, etc.

Neste dia do Compositor, dê os parabéns a quem insiste nessa profissão incrível! E se você é um compositor, nossos parabéns pelo seu dia, obrigado por contribuir com suas belas melodias e letras para todos nós.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]