Nutrição

Dicas de alimentos para diminuir o ácido úrico

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A alimentação é uma das melhores formas para prevenir doenças. Se a alimentação não é boa, as chances para ter alguma doença ou indisposição são grandes. Uma das substâncias que podem afetar a nossa saúde é o ácido úrico. Ele é formado pelo próprio organismo através da decomposição da purina presente em alguns alimentos. Se o ácido úrico estiver elevado pode haver o desenvolvimento da gota, AVC e infarto o que pode trazer danos para a saúde.

Cuidar da alimentação pode prevenir o aumento do ácido úrico no corpo. Alguns alimentos são indispensáveis para quem já tem o ácido úrico elevado. É preciso atentar também para o consumo de alimentos como carne vermelha, peixes, cerveja e bebidas ricas em frutose que podem aumentá-lo.

O ácido úrico é considerado elevado quando está acima de 7,0 mg/dL em homens e podem ser constatado a partir  de exames de sangue. O seu aumento pode causar deste inchaço na parte das articulações até a formação dos cálculos renais e insuficiência renal aguda ou crônica.

Alimentos importantes

Algumas informações sobre alimentos que impactam diretamente no aumento ou controle do ácido úrico:

  • Alcachofra: este vegetal tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o ácido úrico através da urina;
  • Cebola: ajuda a prevenir e recomenda-se fervê-la em água com o suco de um limão e tomar duas xícaras por dia;
  • Cenoura: são alcalinizantes  e ajudam a diminuir o índice de ácido úrico no sangue;
  • Beterraba: o suco da beterraba deve ser consumido diariamente pela manhã em jejum;
  • Limão: também ajuda a diminuir o ácido úrico e se recomenda tomar o suco todas as manhãs em jejum.

Além disso, é importante beber muita água, pois ajuda o organismo a se livrar das substâncias que não precisa. Há também verduras que não são recomendadas como espinafre, cogumelos, couve-flor, aspargos, e legumes. Prestar atenção também para não consumir proteínas em excesso.

Também é indicado o consumo de brócolis, alface, ovos, gelatina que vão ajudam a tornar o sangue menos ácido, bem como o consumo de leite e derivados.

Aqui vão alguns alimentos proibidos: carnes vermelhas, marisco, vísceras, tomate, alimentos da padaria industrial. Cuidar também das gorduras animais presentes no creme de leite e manteiga, e claro, evitar as bebidas alcoólicas.

Como vocês podem perceber, optando por alguns alimentos é possível diminuir o ácido úrico no organismo. Em caso de dúvida é importante consultar um médico.


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]