Ervas e Chás Medicina Natural Nutrição Plantas Medicinais

Canela: combatendo oxidação, diabetes e Alzheimer

Você sabia que a canela é uma planta medicinal? Além de trazer um perfume acolhedor para as suas receitas, ela pode melhorar a sua saúde física e até te ajudar a ganhar mais dinheiro, além de conquistar um novo amor. Surpreenda-se com tudo que essa especiaria pode trazer para a sua vida a seguir!

Só de falar em canela você já consegue sentir o cheiro dessa planta medicinal pela sua casa, não é? Essa especiaria originária do Sri Lanka costuma ser bastante utilizada na cozinha, em sobremesas e em pratos salgados, mas também tem um importante simbolismo na espiritualidade.

De acordo com o significado da canela, essa casca de árvore é capaz de trazer prosperidade, riqueza e amor para quem a utiliza. Por esse motivo, a canela é a protagonista de inúmeros rituais e simpatias.

Mas existem muitos outros benefícios que esse ingrediente pode trazer para a sua vida, tanto para a sua saúde física quanto para a sua conexão com a espiritualidade. Aprenda mais sobre isso a seguir!

Benefícios da canela

Se a canela já faz parte do seu cardápio, os benefícios que ela oferece vão te convencer a acrescentá-la em ainda mais preparações. Porém, se você não tem o hábito de consumir essa especiaria, as vantagens que ela pode trazer para a sua saúde vão te fazer mudar de ideia. Confira!

1) Favorece o controle da diabetes: A canela apresenta uma propriedade capaz de estimular a produção de insulina, que regula o açúcar no sangue. Sendo assim, com indicação médica, o ingrediente pode ser aproveitado para controlar a diabetes.

2) Acelera o metabolismo: Com uma ação termogênica e metabólica, a canela pode acelerar o metabolismo. Por esse motivo, é comum sentir calor e mais energia para realizar inúmeras atividades, depois de consumir o produto.

3) Aumenta a capacidade cognitiva: Como a canela tem uma função antioxidante no organismo, ela previne os danos nas células do sistema nervoso. Isso significa que a especiaria pode auxiliar no combate ao Alzheimer, à demência e ao Parkinson.

4) Protege o sistema cardiovascular: O cinamaldeído e o ácido cinâmico, que são compostos presentes na canela, são anti-inflamatórios e produzem ácido nítrico, favorecendo o relaxamento das artérias e a circulação sanguínea. Logo, o sistema cardiovascular é protegido.

Imagem ilustrativa do sistema cardiovascular
ESF no Canva/ Science Photo Library

5) Auxilia no combate às infecções: Outra propriedade do cinamaldeído é o combate a infecções causadas por fungos ou por bactérias. Assim, com auxílio profissional, a canela pode ajudar até a prevenir cáries e inibir o crescimento de bactérias em alguns alimentos.

6) Combate o envelhecimento precoce: Por apresentar uma ação antioxidante, a canela favorece a eliminação de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células. Sendo assim, o consumo desse ingrediente pode manter o corpo mais jovem.

7) Eleva o desempenho sexual: A canela é um ingrediente afrodisíaco, já que intensifica a circulação sanguínea. Durante a atividade sexual, a especiaria pode manter a energia e, no caso dos homens, auxiliar no combate da disfunção erétil.

8) Garante o bom-humor: Uma das propriedades da canela é o estímulo da produção de serotonina. Esse é um neurotransmissor conhecido como o hormônio da felicidade, que impede que uma pessoa se sinta mal-humorada.

Tabela nutricional

Além dos benefícios que a canela apresenta, existem nutrientes que compõem o produto que podem melhorar a sua saúde. Veja a tabela nutricional para uma porção de 100 gramas de canela:

Calorias315 kcal
Água10 g
Proteínas3,9 g
Gorduras3,2 g
Carboidratos55,5 g
Fibras24,4 g
Vitamina A26 mcg
Vitamina C28 mg
Cálcio1230 mg
Ferro38 mg
Magnésio56 mg
Potássio500 mg
Sódio26 mg
Fósforo61 mg
Zinco2 mg

Significado espiritual

A canela é uma poderosa aliada da saúde física, mas também tem um papel importante na sua espiritualidade. Esse ingrediente, que é considerado mágico, costuma ser utilizado para atrair prosperidade e riqueza, potencializando a realização dos seus desejos.

A especiaria também pode estimular o amor e a sensualidade, facilitando o processo da conquista. Outra qualidade da canela é a proteção contra energias negativas, o que pode ajudar uma pessoa a viver com mais leveza. A seguir, conheça os rituais que incorporam os poderes do ingrediente!

Simpatia da canela

Soprar canela no primeiro dia do mês é o ritual da canela. Se você quer ter mais dinheiro ou se deseja realizar os seus sonhos, nesta data basta se posicionar na porta de entrada da sua casa, do lado de fora, e assoprar um punhado de canela em pó para dentro.

Ao fazer isso, mentalize o que você quer conquistar e diga: “Quando essa canela soprar, a prosperidade nesta casa vai entrar”.

Canela atrás da orelha

Caso o seu objetivo seja se tornar uma pessoa irresistível e atraente, existe uma simpatia que pode te ajudar. Espalhar um pouco de canela em pó atrás da sua orelha, antes de sair de casa, garante que todos ao seu redor prestem mais atenção em você. Por esse motivo, esse ritual é conhecido como “simpatia do feromônio natural”.

Banho de canela

Imagem de uma mulher tomando banho de banheira, com os olhos fechados
ESF no Canva/ studioroman

Contra o desânimo, a tristeza e a baixa autoestima, o banho de canela é a solução perfeita. Para prepará-lo, você só precisa aquecer dois litros de água, três colheres (sobremesa) rasas de canela em pó e três colheres (sobremesa) rasas de açúcar cristal. Ao fazer isso, mentalize a positividade e o amor que você quer atrair.

Desligue o fogo quando começar a ferver e espere a água amornar. Assim que isso acontecer, tome o seu banho normalmente e depois despeje a preparação sobre seu corpo, do pescoço para baixo. Deixe a água secar naturalmente e vista uma roupa clara em seguida.

Contraindicações e efeitos adversos

Ainda que a canela seja repleta de benefícios, é fundamental prestar atenção às contraindicações e aos efeitos adversos deste ingrediente. Em primeiro lugar, a canela não é indicada para gestantes, lactantes, pessoas com problemas no fígado ou que tenham úlceras.

Mesmo que você não se encaixe em algum desses grupos, a canela pode causar alergia em algumas pessoas. Hipoglicemia, problemas no fígado, dor de barriga e dificuldade para adormecer são outros problemas que o consumo excessivo da canela pode causar.

Canela em pó ou canela em pau?

Tomando os cuidados necessários, você já pode aproveitar a canela para sua saúde e para sua espiritualidade. Mas qual tipo utilizar? Afinal, a canela pode ser comprada em pó ou em pau.

Se você não gosta muito do sabor da canela, é mais recomendado que você utilize a canela em pó nos seus pratos, que se dissolve mais facilmente e tem um aroma mais fraco. A canela em pau, por outro lado, tem um sabor e um perfume mais marcantes e deve ser utilizada no preparo de chás.

Nos rituais, você deve seguir a recomendação de cada simpatia. Algumas pedem a canela em pó, outras pedem a canela em pau. Caso você tenha restrições ao uso de algumas delas, é melhor procurar um ritual que não as envolva.

Receitas com canela

Agora que você já sabe como a canela pode agir no seu corpo e na sua mente, chegou o momento de conhecer receitas que levam esse ingrediente. Encontre aquela que se adequa às suas preferências:

Chá de canela

Imagem de uma xícara de chá de canela e canelas em pau e em pó do lado do chá
ESF no Canva/ Santje09 de Getty Images

O chá de canela é indicado para aliviar inflamações na garganta, para dar mais energia e para favorecer a digestão. Atente-se ao passo a passo de como prepará-lo:

Ingredientes:

  • Meio litro de água filtrada
  • 2 canelas em pau
  • 4 cravos-da-índia

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva todos os ingredientes. Após levantar fervura, desligue o fogo, espere a preparação amornar, coe e beba.

Bolo de banana com canela

Um bolo de banana com canela vai perfumar a sua casa e trazer mais amor e positividade para os seus pensamentos. Aproveite a receita:

Ingredientes:

  • 2 bananas nanicas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ½ xícara de óleo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo:

Em uma batedeira, bata os ovos, o óleo e o açúcar até formar uma massa lisa. Em seguida, acrescente a banana em pedaços, a farinha e a canela, criando uma massa consistente. Por fim, adicione o fermento e misture delicadamente. Espalhe a massa em uma forma untada e asse por meia hora a 220º C.

Bolo de maçã com canela

Um pouco mais ácido do que o bolo de banana com canela, o bolo de maçã com canela tem tudo para conquistar corações. Eleve seu amor-próprio ou melhore seu relacionamento com a sobremesa:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de óleo de milho ou de canola
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 maçãs picadas e sem casca
  • 1 colher (sopa) de fermento para bolo
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • Um punhado de uvas passas
  • Açúcar e canela para untar

Modo de preparo:

Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Feito isso, leve a mistura para uma tigela e adicione a farinha até ficar uniforme. Então acrescente a canela, as uvas passas, as maçãs e o fermento. Em seguida, unte uma forma com açúcar, canela e farinha e despeje a preparação dentro dela. Asse em forno pré-aquecido por uma hora e meia.

Café com canela

Tomar café com canela é um bom jeito de elevar a sua disposição e colocar o seu metabolismo para funcionar. Saiba como preparar a receita:

Ingredientes:

  • 1 copo de água
  • 2 colheres de café em pó
  • 1 colher de canela em pó
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, adicione o café. Pouco tempo depois, desligue o fogo e coe o café. Em uma xícara, coloque o café, a canela e o açúcar, misturando bem. Você pode beber quente ou gelado.

Leite com canela

Uma versão um pouco menos energética do café com canela é o leite com canela. Nesse caso, serão estimulados o otimismo e o amor. Siga o passo a passo:

Ingredientes:

  • Meio litro de leite
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sobremesa) de canela em pó

Modo de preparo:

Em uma panela, caramelize o açúcar. Depois disso, com cuidado, adicione o leite e a canela. Ferva até que o açúcar derreta e, assim que amornar, beba.

Banana com canela

Imagem de um prato com rodelas de banana com canela e uma colher do lado
ESF no Canva/ Agata Fetschenko de Getty Images

Uma sobremesa que vai te dar mais energia e elevar o amor que você sente é a banana com canela. Experimente a preparação:

Ingredientes:

  • 2 bananas prata
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • Manteiga
  • Canela a gosto

Modo de preparo:

Primeiro, corte as bananas em formato longitudinal. Depois, passe manteiga em cima das bananas. Em seguida, salpique o açúcar e a canela sobre elas. Feito isso, leve a preparação ao micro-ondas por dois minutos ou até a manteiga ficar borbulhando.

Dúvidas mais comuns

Com tudo que você já sabe sobre a canela, é possível aproveitar os benefícios e as receitas com o ingrediente. Porém talvez você ainda tenha dúvidas sobre essa especiaria. Aprenda os detalhes sobre ela:

Como saber se a canela é verdadeira ou falsa?

Existem dois tipos de canela. A primeira, considerada a canela verdadeira, é a canela-do-ceilão. Em forma de pau, ela tem lascas mais finas e sobrepostas, que formam várias camadas.

Por outro lado, a canela-cássia, que é mais comum, é rica em cumarina, que pode ser tóxica em grandes quantidades. Na forma de pau, ela é formada por uma lasca inteira, em comparação com a canela verdadeira.

Chá de canela é abortivo?

Ainda que muitas pessoas utilizem o chá de canela com o objetivo de interromper uma gestação, não existe uma evidência científica de que esse ingrediente tenha essa capacidade. Mesmo assim, por alterar a circulação sanguínea, o produto não é indicado para gestantes.

A canela faz a menstruação descer?

Outro mito relacionado à canela é que ela acelera o sangramento menstrual. Esse ingrediente não tem a propriedade de alterar o ciclo hormonal das mulheres. O que ele faz é intensificar a circulação sanguínea, ajudando o sangue a descer, se ele já estiver prestes a sair do corpo.

Quem tem ansiedade pode usar canela?

Imagem de uma mulher em consulta médica
ESF no Canva/ studioroman

Uma pessoa diagnosticada com ansiedade deve consultar uma opinião profissional antes de fazer uso frequente da canela. Isso porque o ingrediente acelera o metabolismo e pode intensificar os batimentos cardíacos, o que é ruim para uma pessoa que já vive em um ritmo mais acelerado.

Quem tem insônia pode consumir canela?

A canela é conhecida por trazer mais energia e acelerar o metabolismo. Então não é indicada para uma pessoa que está com dificuldades para dormir, tentando relaxar o corpo e a mente.

Como usar a canela para emagrecer?

Nenhum alimento sozinho pode ser utilizado para engordar ou para emagrecer. A canela pode favorecer a digestão, mas só deve ser consumida com o propósito de perder peso com o apoio de profissionais da saúde, como nutricionistas e endocrinologistas.

Você também pode gostar

A partir das informações apresentadas, você já pode utilizar a canela para melhorar sua saúde física e para se conectar à sua espiritualidade. Lembre-se de consultar profissionais da saúde sempre que for incluir um ingrediente novo no seu cardápio, para evitar problemas!

Sobre o autor

Lucas Zappia

Empreendedor, montanhista e apaixonado por desenvolver as incríveis capacidades do corpo e da mente. Sou formado em administração de empresas, trabalhei em uma das áreas mais exigentes do mercado financeiro, fundei duas empresas no ramo de nutrição e já escalei algumas das maiores montanhas na Europa e nas Américas.

Criador do Neuro Food, meu programa sobre nutrição cerebral que ensina tudo sobre como usar o poder dos neuronutrientes de comidas comuns para elevar o nível de performance mental.

Minha missão é ajudar profissionais e estudantes ambiciosos a alcançarem níveis diferenciados de performance e bem-estar da maneira mais simples e mais fácil possível.

O foco de todo o conteúdo do Neuro Food é ajudar pessoas como você a ter melhoras significativas no funcionamento cognitivo em aspectos como memória, função executiva, aprendizado, concentração, relaxamento, e muitos outros.

Depois de anos estudando os hábitos e rotinas dos meus ídolos, empreendedores, atletas, investidores, artistas e escritores, eu percebi que todos eles, sem exceção, tinham uma compreensão de como a alimentação podia afetar a produtividade e felicidade. A partir disso, busquei os fundamentos por trás das práticas e descobri toda uma literatura científica sobre como certos compostos presentes em alimentos comuns podem oferecer ganhos na nossa saúde e desempenho mental.

Eu chamo esses compostos de neuronutrientes. Me dediquei a estudar e testar em mim mesmo e em pessoas próximas o que eu descobria. Os resultados são impressionantes.

Não sou médico, cientista ou nutricionista. Vivo uma vida corrida equilibrando trabalho e estudos, mas passei a me dedicar à missão de ajudar pessoas como você a chegarem mais longe nos seus objetivos e contribuírem cada dia mais no seu projeto de vida. Minha contribuição com o Neuro Food é trazer todo esse conhecimento científico ao dia a dia de pessoas como eu e você e aplicar isso da maneira mais simples possível: com os alimentos que você já come.

Além de comer de maneira saudável para longevidade, estética e performance atlética, nosso objetivo nem sempre é de adicionar mais anos à nossa vida. Às vezes queremos ter mais vida nos nossos anos. Isso quer dizer mais tempo livre com nossa família e amigos, nos projetos pessoais que nos dão propósito, na evolução de nossa carreira, para aprender coisas novas e ter energia e tempo para aproveitar nossa vida. É com esse foco em mente que desenvolvi o programa compreensivo do Neuro Food.

Contatos:
Email: lucas@programaneurofood.com
Site: programaneurofood.com