Desacelera

O que fazer em Gramado e Canela? Dicas, inspirações e lugares!

Foto de Gramado em Rio Grande do Sul.
alex portes / flickr
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Brasil é repleto de encantos, paisagens e uma rica diversidade gastronômica, além de um povo hospitaleiro que acolhe os turistas com alegria e com o que há de melhor num país de proporções continentais. Assim, seja qual for a estação do ano, há muito para se conhecer, com que se divertir e relaxar. Grandes oportunidades para se estreitarem os laços afetivos com amigos e familiares.

Nesse sentido, há duas cidades incríveis no estado do Rio Grande do Sul, distantes cerca de 120 km de Porto Alegre, para você conhecer e se deixar contagiar pelo charme que elas oferecem. Continue a leitura e saiba o que fazer em Gramado e Canela, principalmente se você estiver procurando um roteiro de viagem que ofereça momentos de lazer, cultura, diversão, autoconhecimento e relaxamento, sem gastar muito ou sair do país.

Passeios para se desconectar da rotina, desacelerar e descansar

Tanto Gramado quanto Canela oferecem opções de passeios relaxantes e que nos ajudam a nos desconectarmos da rotina acelerada das cidades mais populosas e agitadas do país. Veja algumas dicas importantes para elaborar um roteiro que tenha o seu jeito de ser e vá ao encontro do que você espera de sua viagem!

Em Gramado, por exemplo, você encontra o Lago Negro, um lugar tranquilo e próprio para descansar, tirar fotos e contemplar a paisagem, além de ser uma ótima opção para fazer caminhadas. Suas águas escuras refletem os pinheiros e a flora das margens. Visitar o local entre os meses de novembro e meados de janeiro é uma experiência única, devido à abundante floração de hortênsias. É um convite à tranquilidade e à meditação em meio à natureza.

Outra visita obrigatória é o Le Jardin, um parque com várias espécies de lavandas. O passeio une o relaxamento ao conhecimento dos benefícios dessa planta para a saúde. A floração ocorre em outubro, mas, em outras épocas do ano, podemos encontrar o local repleto de outros tipos de flores e plantas. Em meio ao esplendor da natureza, é bem simples encontrar um local para desestressar, refletir e contemplar, aproveitando perfumes, cores e muita energia boa.

A cerca de 20 minutos do centro da cidade, fica o Parque das Olivas de Gramado. Com 150 hectares, o parque abriga mais de 120 mil mudas de oliveiras, e de lá é possível apreciar o Cânion da Pedra Branca. A vista magnífica é um convite a contemplar as dádivas naturais da terra. Também é o destino para quem deseja permanecer em silêncio, só observando a imensidão ou refletindo sobre si e sobre a vida.

Quando você estiver em Canela, vale conhecer o Parque Estadual do Caracol, uma das surpreendentes atrações da Serra Gaúcha, onde se localiza a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 130 metros de altura que desce por um paredão de rocha. No local, há mirantes panorâmicos, e dá para chegar ao pé da cascata, passando pelo Vale da Lageana. O som das águas ocupa o espaço das preocupações na mente, sendo ótimo para descansar.

Passeios para se conectar com a família

Viajar a dois ou em família, num fim de semana prolongado ou nas férias, é especial para se divertir, conhecer e estreitar os laços afetivos. Nesse sentido, tanto Gramado quanto Canela oferecem várias opções, como o já citado Lago Negro, para os casais que desejam fazer um passeio de pedalinho.

Porém, se a ideia for incrementar o clima de romance, vale a pena conhecer a Fonte do Cadeado, na Paróquia São Pedro, na qual os casais apaixonados deixam um cadeado, simbolizando a união. Outra grande atração é o Mini Mundo, com miniaturas que fazem a alegria principalmente das crianças. Vale também comprar suvenires nas lojas da Avenida Borges de Medeiros e conhecer o Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado. E há ainda o Museu de Cera Dreamland, o primeiro da América Latina, com cerca de cem peças e similar ao de Londres.

Agora, se surgir aquela vontade de tomar um chocolate quente ou fazer uma boa refeição e usufruir a rica gastronomia local, há excelentes restaurantes na Rua Coberta (originalmente Madre Verônica). Lá, além de apreciar as iguarias, você também terá uma vista da cobertura translúcida e das plantas pendentes, que engrandecem a rica arquitetura da região. E se a viagem estiver ocorrendo no período das festas de fim de ano, esse é o local perfeito para ver os fogos de artifício.

Foto da Rua do Cadeado em Gramado.
Leandro Neumann Ciuffo / flickr

Pensando na alegria e na conexão das crianças com a natureza, um bom passeio é o Gramado Zoo, que apresenta várias espécies da fauna brasileira e é considerado um dos mais importantes da América do Sul. Mas, caso a família prefira se divertir na neve, a pedida é a Snowland. O parque indoor conta com várias atrações, inclusive uma montanha de neve, pista de esqui e snowboard. Outra ideia é conhecer a Aldeia do Papai Noel, que fica aberta o ano todo.

Já em Canela, é possível se divertir no Parque Terra Mágica Florybal, onde dinossauros e duendes convivem magicamente. Também há outras atrações, como playground, teatro infantil e cinema 7D. Outra visita que não pode ficar de fora é o Alpen Park, um grande parque de diversões com montanha-russa e tirolesas, e várias outras opções de lazer.

E para quem aprecia história, o Museu Egípcio tem um grande acervo de peças com réplicas de múmias, sarcófagos e uma pirâmide de cerca de oito metros. Inclui ainda a possibilidade de usar fantasias egípcias para eternizar o momento em fotos.

Passeios para conexão espiritual

Além dos passeios para se divertir, há aqueles que possibilitam uma conexão espiritual e são propícios ao relaxamento, reflexão, meditação e autoconhecimento por meio de paisagens bucólicas. Então aproveite a folga ou as férias para o autocuidado e entrar em contato consigo mesmo. Ótimas sugestões, que já mencionamos mais acima, são o Lago Negro, o Le Jardin, o Parque das Olivas de Gramado e o Parque Estadual do Caracol. Sem contar os hotéis localizados em meio a muito verde e atrações naturais.

Aqui, voltamos a falar da Paróquia São Pedro. Além de não ter custo para visita, a paróquia tem uma arquitetura belíssima, e os vitrais sacros do altar são um convite à contemplação e à oração.

Outro destino que alia a beleza de linhas arquitetônicas diferenciadas a um espaço próprio para meditação é o templo budista Khadro Ling, localizado no município de Três Coroas e a 30 km de Gramado. Ali é possível participar de uma sessão de meditação, caminhar pelas instalações e se encantar com a decoração tradicional tibetana. Contudo, antes de ir, é melhor aproveitar de um café colonial, pois lá só são servidos água e suco natural. É deslumbrante! Excelente para despertar sensações de admiração e paz.

Lugares inspiradores em Gramado e Canela

As cidades de Gramado e Canela atraem milhares de turistas todos os anos porque são inspiradoras para o romance, para a reflexão e para descansar a mente e o corpo e desenvolver a atenção. Aliás, esse é um roteiro que ajuda a encontrar equilíbrio e vencer a ansiedade. Porém há muito para curtir com a família e amigos!

Paisagens naturais incluem montanhas, vales e cachoeiras – como as do já mencionado Parque Estadual do Caracol –, o passeio de Maria-Fumaça e a rota do chocolate. Inclusive, para quem gosta dessa guloseima, há mais de 30 fábricas em Gramado que produzem desde os tipos mais comuns até os mais luxuosos, sendo algumas artesanais. O tour inclui conhecer o processo produtivo e degustar produtos, além de proporcionar imagens magníficas. Vale muito conhecer o Mundo de Chocolate, um parque temático onde o chocolate é a matéria-prima de mais de 200 peças, como as réplicas de monumentos como a Casa Branca, a Torre Eiffel e o Cristo Redentor.

Cascata do Caracol em Canela, Rio Grande do Sul.
Tiago Fioreze / Wikimedia Commons

E se você aprecia uma boa taça de vinho, vale conhecer a Vinícola Jolimont, no interior de Canela. Os parreirais são uma atração à parte: um terreno de 27 hectares cultivados localizado a uma altitude de 830 metros, que se abre para uma vista panorâmica de cenários rochosos de tirar o fôlego.

A gastronomia imperdível e variada, com deliciosas opções de fondue, galeto, apfelstrudel (strudel de maçã) e outras receitas tradicionais europeias pode ser apreciada em Gramado e em Canela, tanto nos restaurantes e lojas de rua quanto nos hotéis e pousadas da região, desde os mais simples até os mais luxuosos.

E passando pelo portal de Gramado, é como se o turista fosse levado a um lugar mágico. A cidade, colonizada por alemães, italianos e portugueses, é chamada de Suíça Brasileira, porque tem clima temperado, manifestações culturais e arquitetura típica. Já o município de Canela oferece cenários de belezas naturais bem cuidadas, ar puro e canto de pássaros, tudo isso aliado ao comércio de malhas, artesanato e couro. E para quem gosta de turismo de aventura, trilhas e morros rendem vistas inesquecíveis.

Dicas indispensáveis para viajar a Gramado ou Canela

Primeiramente, quem vai a Gramado deve saber que o clima lá é temperado, o que, para a maioria de nós, significa frio. Portanto é fundamental levar agasalhos. Em Canela, o clima é subtropical, um pouco mais quente, mas ainda frio. Inclusive a sensação térmica é sempre inferior à indicada nos termômetros. Mesmo no verão, as noites costumam ser frescas. Calçados confortáveis, como tênis, são os mais adequados para os passeios, sem contar que devem comportar meias mais grossas.

A estrutura hoteleira das duas cidades é muito organizada, com opções que cabem em todos os bolsos. Porém Canela tem preços mais atrativos, estando muito próxima de Gramado. É importante considerar que, em alguns períodos do ano, a quantidade de turistas é elevada, sendo necessário reservar hospedagem com boa antecedência.

Por falar nos melhores períodos para visitar Gramado e Canela, quem desejar viajar entre novembro e meados de janeiro vai aproveitar para ver as hortênsias floridas e alguns espetáculos do Natal Luz. Mas é uma época em que os hotéis costumam ficar lotados. No inverno, o movimento também é intenso. Quem escolher conhecer as cidades em outubro, terá a oportunidade de ver as lavandas floridas no Le Jardin, como já dissemos.

Você também pode gostar

Com automóvel próprio, nesses períodos, o trânsito costuma ser bem intenso, e estacionar no centro das cidades não é simples, e há parquímetros. Utilizar táxis para fazer pequenos trajetos pode ser interessante, entretanto a frota é reduzida, e a demanda em dias de eventos e espetáculos pode gerar demora no atendimento. Uma boa opção é o serviço de Uber. Mas, para visitar pontos turísticos e restaurantes, há serviços de transporte gratuito oferecidos por alguns estabelecimentos e hotéis. É importante se informar quanto a isso!

O uso de cartão – débito e crédito – é mais frequente. Em Gramado, por exemplo, há agências de vários dos maiores bancos do país. Entretanto andar com dinheiro em espécie pode ser útil na hora de comprar suvenires ou produtos de artesanato.

Outra questão importantíssima é se atentar às informações sobre as regras e regulamentos dos locais que você vai visitar, principalmente museus, instituições religiosas, rotas de apreciação e degustação, parques e localidades de espetáculos. Sabendo que comportamentos adotar, você vai aproveitar muito melhor os passeios, bem como todo o período de permanência nos locais.

Enfim, se você deseja conciliar um período de lazer com autoconhecimento e conexão com a espiritualidade, usufruindo as belezas criadas tanto pela natureza quanto pelas mãos humanas, você tem que visitar Gramado e Canela. São dois lugares repletos de cenários exuberantes e de boas energias. Portanto não perca a chance de conhecer essas cidades, e aproveite essa oportunidade para olhar também para si e para seus relacionamentos. Descubra novas motivações. Escreva novas histórias na sua vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br