Nutrição

Dicas para controlar a fome do período da tarde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O período da tarde pode ser um grande vilão para a dieta – tanto para quem tenta seguir uma alimentação saudável para manter a saúde em dia quanto para quem precisa de alguma dieta específica (feita por um profissional) para reduzir o peso corporal.

Isso vale para todas as pessoas, mas principalmente para aquelas que almoçam muito cedo e simplesmente não veem o horário da janta chegar. Já é sabido que ficar longos períodos de tempo sem comer não faz bem ao organismo: além de deixar o metabolismo mais lento, também faz com que sintamos aquela fome desesperada e que quase sempre nos faz escapar do nosso plano de alimentação.

A falta de um lanche pode ser fatal para uma dieta saudável.

Então, mude esse hábito: não deixe mais o lanche da tarde de fora do seu cardápio diário. Mas é claro que você deve fazer escolhas corretas até mesmo para o lanche (comer alimentos bons não é uma regra restrita apenas às refeições principais).

É preciso pensar em alguns fatores nutricionais: para o seu lanche da tarde, você precisa de opções que deem ao seu corpo gordura boa, fibras, um pouco de proteína e poucos carboidratos refinados – lembre-se de que os carboidratos, em geral, devem ser consumidos prioritariamente nas primeiras horas do dia.

Algumas opções são ótimas para o lanche da tarde, por isso as listamos abaixo. Assim, você pode escolher a que mais agradá-lo!

1- Vegetais com molho de iogurte natural: mini cenourinhas ou pepinos são deliciosos. Você pode fazer molho de iogurte em casa, basta misturar iogurte natural com os temperos a sua escolha – a mistura de suco de limão, cheiro verde e azeite de oliva extra virgem é deliciosa!

2- Frutas: as frutas são ricas em fibra e, por isso, são ótimas opções de lanches. Além disso, são refrescantes e, de quebra, saciam aquela possível vontade de comer um docinho. Dê preferência para as frutas que não sejam cítricas.

3- Oleaginosas: castanha do Pará, nozes, caju… Diversas oleaginosas são perfeitas para um bom lanche da tarde, pois contêm proteínas, vitaminas, minerais, potássio e muito mais. Apenas tenha cuidado com a quantidade, pois também têm a famosa gordura boa ao organismo – mas, mesmo sendo boa, pode engordar se for consumida em grande quantidade. Em média, cinco oleaginosas por lanche é o suficiente, mas a quantidade varia de pessoa para pessoa.

4- Coco e nozes: a divertida combinação de coco e nozes é perfeita para um lanche da tarde delicioso e absolutamente nutritivo. Além disso, o coco tem propriedades que ajudam o corpo a se fortalecer contra diversas doenças. Mas esse também é um lanche que deve ser consumido com moderação – em grandes quantidades, engordam bastante. Lembre-se de que cada 100 gramas de coco têm, em média, 350 calorias.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]