Ervas e Chás Nutrição Receitas

Remédio caseiro para gripe

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem nunca teve uma gripe chata que atire a primeira pedra! Gripes podem ser consideradas comuns, pois muitas vezes pequenos descuidos, como a falta de um casaco em um dia de frio e até mesmo expôr-se ao sol depois de um banho gelado, fazem com que aqueles sintomas de um resfriado logo apareçam: indisposição, coriza, calafrios, febre, dor de garganta, fadiga, dores musculares, entre muitos outros.

Quando alguém percebe que um resfriado está para chegar, a busca por receitas de remédios naturais e caseiros para a gripe se torna automática, afinal todos sabemos que aquelas receitinhas que as nossas avós faziam eram “batata”, mas é válido lembrar que, mesmo que a maior parte dos resfriados seja curada sem tratamento médico, sempre é aconselhável consultar um clínico geral e nunca substituir uma opinião de um profissional ou um medicamento receitado por alguma receita caseira.

É claro que você pode evitar ingerir alguns medicamentos que apenas reduzem os sintomas e partir para a cura natural, mas mesmo assim a opinião de um médico é imprescindível.

Tratar os sintomas da gripe com remédios caseiros é extremamente benéfico à saúde. Além de cortar o consumo de alguns medicamentos usados rotineiramente e muitas vezes até de forma compulsiva, todos os ingredientes naturais oferecem muitos benefícios ao organismo, além do alívio aos sintomas citados. Imagina só fortalecer o organismo e ainda se curar daquele resfriado chato?!

Os tratamentos caseiros para a gripe consistem no consumo de chás que possuam ingredientes que atuam como anti-inflamatórios, de sucos e de frutas ricas em vitamina C, além da ingestão de alimentos que aumentam a imunidade. Obviamente, beber água é muito importante sempre, mas quando se está gripado tal importância é duplicada, pois é importante que o corpo se mantenha hidratado e que as secreções sejam fluidificadas.

Confira as 5 receitas de remédios caseiros para gripe que preparamos para aliviar os sintomas:

Você também pode gostar
Chá de limão com mel. O chá está sendo servido em uma caneca de porcelana branca sobre uma tábua de madeira. Ao lado dois limões cortados ao meio e em rodela, mel, alho e gengibre compõem os ingredientes da receita.

1 – Chá de limão com mel

Essa é certamente uma das receitas mais famosas e você provavelmente já usufruiu dos benefícios do limão com mel na hora do resfriado. O limão carrega em si o efeito antisséptico, além de ser grande fonte de vitamina C, e o mel age no aumento da imunidade. Vamos para a receita?

Ingredientes:

Suco de 1 limão-tahiti grande;

2 colheres de sopa de mel;

1 xícara de chá de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione as colheres de mel à xícara de água fervente. Mexa até que o mel se dissolva na água e acrescente o suco puro do limão (sem gomos e sementes). Beba, em seguida, o chá ainda quente e lembre-se de adicionar o suco do limão por último, para que nenhuma vitamina se perca com o calor da água.

Mão feminina segurando várias cabeças e dentes de alho. Eles estão sendo separados para o preparo de um chá de alho.

2 – Chá de alho

Receita famosa porém alvo de preconceitos por não promover um bom hálito a quem consome. Pra quem não sabe, porém, o alho, quando diluído em água e repousado por 20 minutos, libera grandes propriedades que ativam o sistema imunológico, além acentuar a eficácia de medicamentos.

Ingredientes:

2 dentes de alho amassados;

1 copo e meio de água;

2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

Coloque os dentes de alho e a água em uma panela e deixe ferver por 15 minutos. Coe o chá e deixe ficar morno. Adicione o mel e fique mexendo para que dissolva. Beba em seguida.

Suco de laranja com própolis e limão. Ele está sendo servido em canecas de vidro. Estão decorados com limão em pedaços e folha do limão. Ao lado temos uma colher de madeira contador de gotas de mel.

3 – Suco de laranja com própolis e limão

Suco rico em vitamina C, combate os efeitos dos radicais livres e atua no aumento de anticorpos. O própolis tem ação antibacteriana e é um anti-inflamatório poderoso.

Ingredientes:

2 laranjas de suco ou bahia;

1 limão-tahiti;

2 colheres de sopa de mel;

3 gotas de própolis.

Modo de preparo:

Esprema as duas laranjas e o limão. Misture os sucos das frutas e adoce com as duas colheres de mel. Por fim, adicione as 3 gotas de própolis e consuma em seguida.

Chá de gengibre com limão servido em uma caneca de vidro. Ela está sobre uma folhagem verde. Ao lado da caneca gengibre inteiro e em pedaços e um limão compõem a decoração.

4 – Chá de gengibre com limão

O gengibre é poderoso na hora de combater inflamações! Age como antioxidante e também como anti-inflamatório, além de proteger o estômago e aliviar a má digestão causada por alguns medicamentos.

Ingredientes:

5 cm de gengibre;

500 ml de água;

50ml de limão-tahiti.

Modo de preparo:

Macere o gengibre (não é necessário tirar a casca, apenas lavar bem a raiz) e colocá-lo juntamente com a água em uma panela. Deixe ferver por 10 minutos. Assim que esfriar, coloque o limão e beba em seguida.

Chá de pulmonária servido em uma xícara de vidro. Ao lado da xícara um vaso com a flor da pulmonaria.

5 – Chá de Pulmonária

A pulmonária é uma planta usada para tratar infecções respiratórias porque atua como um bom expectorante.

Ingredientes:

1 colher de sopa de folhas secas de pulmonária;

1 xícara de água fervente.

Coloque as folhas da planta na água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba quando o chá estiver morno.

Gostou das receitas? Cuide-se e não esqueça de consultar um médico! Os remédios caseiros para a gripe são eficazes e podem te ajudar em uma recuperação, mas ir ao médico continua sendo extremamente importante!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]