Nutrição

Estressou? 6 lanches ideais para ajudar a controlar o estresse

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nada irá funcionar direito até aquela sensação de fome (na realidade, vontade de comer) não passar, não é mesmo?

Nossa corrida rotina nos impõe um ritmo maluco com o qual nos estressamos constantemente e exigem descontar esta tensão em algum lugar, um dos mais comuns: a comida.

Não faltam motivos: TPM, trânsito, dores de cabeça, problemas na família, uma pilha de roupas para lavar, jantar para preparar, coisas a estudar, entregar, trabalhar, não tem fim! Nós todos merecemos um descanso e um alívio em nosso dia a dia. Nada mais justo que se deliciar com o prazer da alimentação sem exagerar e criar outros problemas.

Saber como inserir alguns lanchinhos na dinâmica da rotina pode ser uma maneira saudável e gostosa de relaxar, o importante é saber o que comer e nas quantidades certas, afinal, problemas já não faltam e gordurinhas a mais ninguém quer!

Alguns alimentos que nem mesmo imaginamos são boas alternativas para aquelas horas de fome entre as grandes refeições ou para o desejo de comer algo. Optar por opções mais saudáveis auxilia também no seu bem-estar e sacia essa louca vontade de mastigar.

Dentre os lanches rápidos que podemos levar por aí e que podem nos salvar, segue o top 6 dos alimentos “antiestresse”:

Banana e frutas em geral

shutterstock_247574611

Frutas são alimentos ricos em vitaminas e a banana, particularmente, rica em potássio e vitamina B6, além de saciar a fome é estimulante da produção de serotonina, hormônio que acalma e sustenta o bom humor. O consumo da fruta deve ser associado à alguma fonte de gordura ou proteína a fim de reduzir sua ação glicêmica (armazenamento do açúcar natural da fruta no organismo). Bons acompanhantes são castanhas ou iogurte.

Batata Doce

shutterstock_218049505

A raiz, além de muito saborosa, age da mesma forma que a banana.

Abacate com grão integral

shutterstock_236756767

Combinação estranha? Combinação vitaminada! Grãos integrais associados com a “gordura boa” da fruta são poderosos ativadores da vitamina B6 no organismo e sua ingestão aplica um duro golpe no estresse.

Cenoura

shutterstock_280472486

A cenoura baixa a pressão arterial e dá energia ao corpo. Contém também vitamina H, que combate a depressão e fadiga.

Quinoa

shutterstock_298755248

Cereal com alto teor de proteína pode ser encontrado na composição de barras de cereal e pães. É capaz de fortificar e energizar o corpo, segundo a medicina chinesa.

Chocolate

shutterstock_71232085

Sim! Ele também é importante em nossa alimentação. Com seu conhecido efeito calmante, as propriedade do chocolate são capazes de elevar o bom humor e a sensação de prazer. Mas cuidado! Sabe-se também do alto teor de gordura do alimento. Busque opções mais saudáveis com baixo teor de açúcar e alto teor de cacau como os tipos amargo e meio amargo. Mesmo assim, seja moderada, não exagere nas quantidades e saiba aproveitar o prazer de um pequeno pedaço.


  • Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]