Autoconhecimento Comportamento

Dicas para estimular a criatividade

Imagem de um teclado de computador na cor branca. Ao lado um bloco de post-it na cor amarela e um já amassado, junto com um fone de ouvido. Elementos para exercitar a criatividade.
Goumbik / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você tivesse que descrever uma pessoa criativa, o que diria sobre ela? Que ela sempre traz ideias novas, sabe usar as próprias habilidades de um jeito diferente e encontra as soluções mais inusitadas para diversos problemas? Em geral, é assim que descrevemos uma pessoa criativa. E raramente dizemos algo como “é uma pessoa que estimulou a própria criatividade ao longo do tempo”, embora essa definição também esteja correta.

Muitos acreditam que a criatividade é um talento ou um dom, que uma pessoa nasce com ela. Mas a verdade é que essa característica pode ser exercitada e estimulada ao longo da nossa existência, para ser aplicada em qualquer área das nossas vidas. Então, caso você não se considere uma pessoa criativa, isso ainda pode mudar, e você irá adquirir a capacidade de inovar e de inventar! A seguir, confira as melhores dicas para estimular sua criatividade.

1) Abra-se para o conhecimento

Uma pessoa criativa é aquela que está sempre buscando uma perspectiva inovadora para tudo que já existe. Então, se você é alguém que tem a mente fechada ou acredita que está sempre com a razão, é hora de mudar. Abra-se para o conhecimento que provém de outras pessoas e outras realidades, sem se restringir à sua visão de mundo. Dessa forma, você colocará seu cérebro para funcionar com mais intensidade.

2) Aprenda a identificar problemas

O primeiro passo para resolver problemas é identificá-los. Então, quando estiver em uma situação difícil, que parece não ter solução, observe o que está acontecendo e qual é a raiz do problema. Por exemplo: se a água acabou, o problema é o que está causando a falta de água, e não o fato de ela não estar mais disponível. Tenha isso em mente para que a sua criatividade seja empregada na questão certa!

3) Questione a realidade

Você já observou uma criança brincando e pensou que ela era mais criativa que você, porque era capaz de criar personagens, diálogos e universos? Isso acontece porque elas ainda estão descobrindo o mundo e fazem questionamentos a todo momento. Se você quer ser uma pessoa criativa, questione a realidade em que vive. Faça perguntas sobre por que alguma coisa é de um jeito e não de outro e investigue a origem das regras que você segue, até então, sem questionar.

Imagem de um caderno aberto com folhas em branco. Ao lado uma xícara com café. O caderno está sobre uma mesa de madeira.
Free-Photos / Pixabay

4) Anote seus pensamentos

Quando temos uma boa ideia, podemos até acreditar que ela não vai sair das nossas memórias. Mas nem sempre é assim. Para não arriscar, o melhor a fazer é anotar seus pensamentos, mesmo aqueles que parecem inúteis. Sua criatividade será estimulada quando suas ideias forem apresentadas a você de maneira objetiva e organizada. Desse jeito, você consegue elaborar uma linha de pensamento, sabendo tudo que já passou pela sua cabeça.

5) Considere todas as suas ideias

Uma pessoa criativa não tem medo de sugerir ideias ruins. Na verdade, ela considera todas as ideias que teve para fazer algo novo e melhor. Muitas vezes, são os nossos pensamentos mais estranhos que nos conduzem a uma perspectiva nova sobre uma questão. Então, se você quer exercitar sua criatividade, deixe seu cérebro te conduzir às ideias mais malucas e considere que todas elas são relevantes. Em algum momento, elas podem vir a ser!

6) Busque referências

As referências são muito necessárias para as pessoas criativas. É a partir do entendimento de tudo que já foi produzido que conseguimos produzir algo novo. Assista a filmes, séries, programas de televisão, novelas. Leia livros, frequente museus, estude mais sobre sua área de atuação. Como você não pode copiar tudo que já existe, desenvolverá a capacidade de inovar a tradição e oferecer novos produtos, em qualquer área do conhecimento.

Mulher cozinhando ao lado do marido, ensinando ele a fazer um delicioso jantar. Ela está cozinhando uma massa de macarrão e ele cortando os legumes para uma bela salada.
Werner Heiber / Pixabay

7) Faça a mesma coisa de maneiras diferentes

Um ótimo jeito de exercitar sua criatividade é fazer a mesma coisa de maneiras diferentes. Quando nos entregamos à rotina, começamos a realizar cada atividade de forma automática, dando pouco trabalho para nossas mentes. Se você mudar o caminho que faz para ir ao trabalho, as receitas que testa na hora do jantar e até as combinações de roupa que usa, vai perceber que seu cérebro estará sempre pronto para oferecer-lhe novas possibilidades.

8) Desenvolva sua autoestima

Quando temos pensamentos ruins sobre quem somos e o que podemos fazer, dificilmente acreditamos que nossas ideias e nossos pensamentos podem ser úteis para alguém. Se você quer ser uma pessoa criativa, desenvolva sua autoestima e reconheça que tem muito potencial para inovar e para inventar e que as suas produções fazem parte de um processo de evolução precioso que trará muitos frutos positivos.

9) Reconheça o poder das suas emoções

O que existe de mais único em uma pessoa são as suas emoções. Mesmo quando você sente raiva, por exemplo, esse sentimento se manifesta de um jeito único na sua vida. É por isso que, como alguém que está desenvolvendo a própria criatividade, você deve usar as suas emoções a seu favor. Anote as ideias que surgem na sua mente nos momentos de irritação, tristeza, alegria ou paixão. Tudo isso vai te ajudar a criar de forma única, até quando você não estiver se sentindo tão bem.

Imagem de uma sala de trabalho e nela dois homens conversando. Um deles segura uma xícara branca de café e o outro apenas gesticula com uma de suas mãos.
Jamesoladujoye / Pixabay

10) Converse com outras pessoas

Conversar com outras pessoas é a melhor forma de obter novas perspectivas sobre uma questão ou um problema. Uma pessoa criativa deve estar sempre disposta a ouvir o que os outros têm a dizer, para, a partir disso, desenvolver novas ideias e pensamentos. Acredite que os outros podem ajudar, e muito, no exercício da sua criatividade. Basta ouvi-los!

Para garantir que as dicas que passamos funcionarão com você, existem alguns aspectos a serem levados em consideração. Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu estado emocional está te tornando uma pessoa confiante e motivada a buscar melhores resultados. Em segundo lugar, esteja em um local tranquilo, onde você se sinta seguro. O ideal é não deixar o medo interferir nos exercícios. Assim, seu cérebro será capaz de criar novidades sem pressão e sem receio de falhar.

Você também pode gostar

Aproveite os conselhos que acabou de ler para desenvolver a sua criatividade um pouco mais a cada dia. Perceba como será capaz de resolver problemas com mais facilidade, desenvolver ideias e pensamentos e melhorar a sua performance na sua área de atuação. Muito sucesso para você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]