Convivendo

O que está bloqueando sua criatividade?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Bloqueio criativo. Quem precisa estimular a criatividade constantemente, principalmente no trabalho, já sofreu com isso durante algum período e pode ser assustador quando essa fase dura mais tempo do que você imagina. O fato é que o bloqueio geralmente não acontece do nada, alguns fatores podem desencadear a falta de boas ideias. Entre os principais estão:

1. Cansaço e estresse

Pesquisas indicam que, quanto mais cansada a pessoa estiver, menos produtiva ela será.  Por isso, é preciso respeitar os limites do corpo e da mente. O esgotamento físico e mental está longe de ser frescura. A sobrecarga de tarefas pode desencadear um cansaço crônico que inibe qualquer possibilidade de criatividade e inovação. Uma das alternativas é utilizar o tempo de folga para descansar e, durante a jornada de trabalho, realizar algumas pausas estratégicas.

2. Medo

Medo e criatividade definitivamente não combinam. Muitas pessoas têm medo do que é novo, medo de receber críticas, medo de tentar… Não importa qual seja o medo, se ele existir, provavelmente, as ideias ficarão travadas. É importante fazer tudo da melhor maneira possível e trabalhar duro para que, caso no final o resultado não seja como esperado, você tenha tentado e feito o melhor que podia. E aí, nas próximas vezes, é só consertar o erro.

3. Esperar o tempo certo

Não existe o tempo certo para começar algo, não existe esperar alguma coisa acontecer para depois iniciar o seu trabalho. O tempo certo é agora! Se for preciso projetar alguma coisa, é necessário criar uma oportunidade e não esperar que ela chegue. É preciso participar, se envolver e fazer a diferença.

4. Acreditar que não tem talento suficiente

Não subestime seu talento, não ache que as outras pessoas têm ideias melhores que as suas. As pessoas são diferentes, então deixe de lado as comparações e passe a enxergar os seus pontos fortes para executar uma determinada tarefa.

5. Resistência a mudanças

Mudar faz parte do processo criativo. As ideias chegam e com elas novas perspectivas. Por isso, é preciso estar adepto a mudanças, afinal, rotina não combina em nada com inovação.

6. Excesso de métodos

Para algumas funções, os métodos e as etapas são fundamentais para que o resultado seja como esperado. Mas, para estimular a criatividade, é preciso deixar de ser metódico, esquecendo os padrões e pensando fora da caixa.

7. Pensar nos erros anteriores

O que já foi não tem conserto, então use como aprendizados os erros anteriores para não os cometer novamente. Não deixe que os problemas do passado tomem conta da sua mente.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]