Convivendo

Documentário “O Começo da Vida” e o valor da infância

A Primeira Infância contempla a gestação, parto e o início da vida escolar, por volta dos 6 anos. Esse período é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psíquico. Experiências boas e ruins durante essa fase marcam a vida da criança e podem determinar quem ela será na vida adulta.

O documentário O começo da vida, dirigido por Estela Renner, diretora de ‘Criança, a alma do negócio’ e ‘Muito além do peso’ tem a produção de Maria Farinha Filmes. Ele traz entrevistas com famílias de vários países para mostrar como diferentes culturas lidam com a infância. O filme tem entrevistas com a modelo brasileira Gisele Bündchen e Phula, menina indiana que cuida dos irmãos.

A obra, iniciativa de instituições voltadas para infância como a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos leva a pensar se estamos criando nossas crianças levando em consideração suas necessidades afetivas e psicológicas, ou se somos meros fornecedores de alimentos, roupas e demais demandas materiais.

o-começo-da-vida (1)

O começo da vida estreou nos cinemas no dia 05 de maio. O documentário será exibido gratuitamente em cidades afastadas dos grandes centros e também ficará em cartaz no exterior. Nas duas situações, o filme será transmitido pela plataforma online Videocamp.

Além disso, o documentário agora está disponível para os assinantes da Netflix. Aproveite!


Artigo escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]