Autoconhecimento Psicologia

Encontre a felicidade simplificando sua vida

Iara Ponce Casal
Escrito por Iara Ponce Casal

Quem nunca se questionou sobre a felicidade? Sou ou não sou feliz?
Felicidade é satisfação! E você, qual seu nível de satisfação?

Para responder esta pergunta, primeiro você precisa ter consciência de que nossa vida é dividida em setores, que fazem parte de um todo que, é você mesmo!

Podemos dividir mais ou menos assim:

  •  Profissional;
  •  Financeiro;
  •  Social;
  •  Familiar;
  •  Afetivo, entre outros.

E, em todos estes setores “temos que ser” bem sucedidos. Já pensaram nisso? Bater metas; conseguir bancar um belo carro que, mostre a todos o quanto você é bom no que faz; vestir-se muito bem; ter um apartamento antes dos 30; um relacionamento com um troféu, ou melhor, com uma pessoa que dê inveja a qualquer um, etc. Tudo isso, sem falar no padrão de beleza. Academia, alimentação funcional, roupa adequada para malhar, silicone, Botox; e a tecnologia? Celular de última geração, tablet, fibra ótica. Ufa… Eu já cansei só de pensar! Tudo isso tem um preço e, muitas vezes o preço é bem alto e você paga com sua insatisfação.

Por isso considera-se que, estamos todos vivendo o século do estresse. É impossível viver as exigências da vida moderna, sem ser acompanhada por ele. E a satisfação, está presente em tudo isso? Se a sua resposta foi não, parabéns, você é normal e, provavelmente feliz, apenas não sabe disso ainda!

É humanamente impossível obter satisfação em tudo isso. Portanto, ficamos sempre com a sensação de que estamos em busca de alguma coisa. Isso nos faz ficar o tempo todo de olho no futuro (ansiedade) e, com um pé no passado (depressão).
Vou explicar porquê. Temos pressa, queremos terminar tudo e saber se tudo vai dar certo, se vai ter como pagar tudo aquilo que penso que, necessito para ser feliz, aquilo que você tem certeza que te traz felicidade. E você, para ser feliz faz qualquer negócio, pensa até que pode controlar o futuro (ansiedade novamente). Só que às vezes, ou sempre, você lembra de algo que está lá no passado, e aí pensa que pode fazer alguma coisa para sentir aquela sensação boa novamente (depressão). Pronto, o problema está instalado. Mistura de futuro com passado e, o hoje, onde fica, tem espaço para ele e para essa tal de felicidade? Claro que não, não tem como você ter satisfação em tudo ao mesmo tempo.

É frequente a gente ouvir que, pessoas que passaram por situações limites como, doenças graves que, as aproximam da morte, mudaram radicalmente de estilo de vida. Isto acontece porque estas pessoas passam a valorizar as coisas mais simples, elas aprendem através da dor e da ameaça da perda que, o que vale a pena são as coisas que verdadeiramente trazem satisfação, a verdadeira felicidade.

Mas a grande pergunta é, será que preciso ficar doente, experimentar dor e situação limite, para valorizar as coisas simples da vida? Eu tenho certeza que não!

shutterstock_218098222-2A receita é simplificar sua vida. Como?

  • Foque no hoje;
  • Tome consciência de suas reais necessidades;
  • Trabalhe naquilo que gosta, você corre o risco de nunca mais precisar trabalhar na sua vida, pois, este trabalho será pura satisfação;
  • Faça escolhas responsáveis com seu bolso e com o planeta;
  • Não se preocupe com o que os outros pensam sobre você;
  • Não acumule, faça circular;
  • Encontre algo simples que te dê muito prazer;
  • Olhe para o céu;
  • Veja o sol nascer e se pôr;
  • Conte estrelas.

Mas, principalmente conheça-se completamente, busque dentro de você o seu melhor, aquilo que ainda não conhece, que está escondido ou adormecido! Isso é estar preenchido, satisfeito e feliz!

Sobre o autor

Iara Ponce Casal

Iara Ponce Casal

Psicóloga, com 21 anos de experiência clínica. Especialista em Terapia Familiar e Abordagem Sistêmica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com ênfase em Psico-Oncologia e Ansiedade. Atua em consultório particular em São Caetano do Sul (SP) desde 1994. Além do atendimento clínico, ministra palestras, cursos, workshops e também programas para valorização da Autoestima feminina, imagens mentais e grupos específicos, visando o tema ansiedade e estresse.

Telefone: 11 4229-4132
WhatsApp: 11 9.9153-4128
Consultório: R. Marechal Deodoro, 727, B. Sta. paula - SCSul
Blog: www.iaraponcecasal.blogspot.com
Facebook: ESATI Espaço Sistêmico Aberto de Terapias Integradas