Astronomia

Equinócio e seu significado

Imagem espacial do planeta Terra, com o sol nascendo no continente europeu.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Equinócio é um fenômeno astronômico relacionado à posição do Sol em relação ao planeta Terra e é também responsável por marcar a passagem das estações do ano. Antes de qualquer coisa, é válido enfatizar que esse fenômeno ocorre em absolutamente todos os planetas do Sistema Solar. Ele acontece na Terra, quando o planeta se inclina para um determinado eixo, o que faz com que todas as partes do planeta tenham a mesma quantidade de escuridão e de Sol! Se você não conhece o equinócio e seu significado, atente-se pois aqui vamos explicar tudo sobre esse acontecimento repleto de curiosidades!

Árvores com flores rosas em um parque com gramado e um lago.
Pexels/Pixabay

Equinócio – O que é?

Como já dito, o equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre em dois dias do ano. Nesses dias, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração – de forma mais clara, quando o equinócio acontece, o dia possui 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. Além disso, você precisa saber que, durante este fenômeno, por mais que sejam completamente opostos, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma força e a mesma quantidade de luz solar, pois ficam no mesmo ângulo em direção à luz do Sol.

Quando ele ocorre?

O equinócio é o fenômeno que marca a chegada da primavera e do outono e ocorre sempre nos meses de março e setembro. Fundamentalmente, o equinócio se inicia quando o Sol reflete sua luz mais fortemente nas regiões próximas à Linha do Equador, basicamente porque essa linha separa o lado iluminado e o lado escuro da Terra. Mas esse fenômeno pode se atrasar em alguns anos, comumente 6 horas entre cada equinócio.

Você também pode gostar

Equinócio de primavera

Conhecido também como ponto vernal, o equinócio de primavera consiste no momento exato em que o Sol atravessa da parte sul para a parte norte da Linha do Equador. O fenômeno também pode acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro no Hemisfério Sul, onde fica o Brasil. Já lá em Portugal, no Hemisfério Norte, o equinócio comumente ocorre entre os dias 20 e 21 do mês de março. É válido enfatizar que no momento em que o Hemisfério Norte está na primavera, o Sul está no outono. O equinócio de primavera sempre ocorrerá no hemisfério onde finda o inverno e começa a primavera!

Equinócio de outono

Também chamado de ponto libra, o equinócio de outono é o marco da transição do fim do verão e do início do outono, quando o Sol atravessa do norte para o sul da Linha do Equador. Se o fenômeno ocorrer entre os dias 20 e 21 do mês de março no Brasil, que localiza-se no Hemisfério Sul, em Portugal ele ocorrerá entre os dias 22 e 23 de setembro, pois o país está localizado no Hemisfério Norte.

Entre as curiosidades do equinócio e de seu significado, existem muitas questões espirituais por trás deste fenômeno que marca o fim e o início das quatro estações do ano. Esse fenômeno finda e inicia novos ciclos na vida física, mas também tem uma grande influência na vida espiritual das pessoas. Entenda mais a seguir:

Equinócio e seu significado espiritual

O equinócio de outono carrega consigo um grande simbolismo: o verão, considerado um período de grande expansão e de interação, chega ao fim. A partir desse ciclo que se encerra, um período propício para certo recolhimento se inicia e, ao mesmo tempo, impulsiona e encoraja um desprendimento de tudo aquilo que não serve mais. Se você analisar a chegada do outono, perceberá que as folhas caem das árvores que se preparam para o frio do inverno. E não é diferente com os seres humanos! O equinócio de outono é o momento ideal para se despir de tudo o que precisa ser renovado, para que novos frutos e flores nasçam em todas as áreas do nosso ser!

Floresta completamente alaranjada com folhas de outono nas copas das árvores e no chão.
Pexels/Pixabay

Enquanto a chegada do outono é propícia para um grande desprendimento, o equinócio de primavera é um período de força para o plano espiritual. Em quê você pensa quando chega a primavera? Flores! Isso! É momento de florescer! Esse equinócio representa equilíbrio em todas as áreas da vida humana. Se no outono você se sentiu um pouco mais acuado por causa do frio, essa é a hora certa para sair do casulo e semear paz, harmonia, esperança e cura! É chegado o momento de não fortalecer as dificuldades e de se livrar delas com o fim do ciclo do inverno.

Se você se questionou quanto ao equinócio de inverno e o equinócio de verão, saiba que os fenômenos que ocorrem nessas épocas do ano são chamados de solstício – o solstício de inverno ocorre no mês de junho, geralmente no dia 21, enquanto o solstício de verão ocorre no mês de dezembro, geralmente no dia 21. Esse fenômeno promove um dia mais longo em um hemisfério, enquanto, no outro, a noite é mais longa!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]