Meditação

Meditação para o Equinócio do Outono

Mulher meditando em um parque
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O equinócio de outono começa no dia 20 de março e é um fenômeno que marca a transição entre o verão e o inverno. Equinócios ocorrem somente 2 vezes no ano e celebram o renovo da vida humana, sendo representados pela fertilidade. O outono é uma estação de grandes transições em que a natureza se prepara para o inverno, fazendo com que este período seja um ciclo de transição e de reflexão – representa o início do recolhimento.

Nessa época, é necessário buscar o equilíbrio e lembrar-se de que a imagem que refletimos ao mundo é o complemento da imagem que nós mesmos projetamos. Buscar melhorias nas relações pessoais é de extrema importância, pois é necessário que tudo esteja em uma ótima sintonia para que o equilíbrio seja mantido na natureza. O outono simboliza a morte de tudo o que é velho e, consequentemente, o renascimento de projetos. Além disso, é o momento perfeito para focar no crescimento interior. Por ser época de colheita, essa estação serve para analisar tudo o que foi plantado, germinado e colhido internamente. Não é hora de pedir nada, mas sim de simplesmente agradecer e tirar aprendizados de todas as situações.

Mulher sentada em um gramado fazendo meditação

O equinócio de outono celebra o início de um renovo pessoal e é indicado para finalizar algumas questões da vida que não fazem muito sentido ao ser, sejam elas emoções, pessoas, objetos – tudo o que se deve deixar para trás a fim de que o renascimento seja possível. Conhecido com o Deus do Amor, o equinócio é o momento propício para pedir amor e harmonia para si mesmo e às outras pessoas.

Para buscar autoconhecimento e se dispor à transformação no equinócio de outono, a meditação é a prática perfeita para entrar em contato consigo, enxergar o mundo de uma forma mais ampla e de se abrir ao novo que chega! Meditar consiste em utilizar algumas técnicas para focar a mente em algo que você deseja – sejam pensamentos, objetos, atividades e até mesmo em meios para enxergar certas situações da vida com mais clareza. A estação do outono, como já dita, representa o renascimento e, nessa época, é muito importante meditar para que seja possível observar tudo o que deve ser deixado para trás e no que deve ser focado para que as coisas se renovem.

Pare tudo o que está fazendo e faça a meditação para o equinócio de outono:

Mulher sentada em uma montanha de frente para a paisagem meditanto

Procure um lugar tranquilo em que você possa ficar sozinho. Sente-se de forma confortável no chão, em cima de uma almofada ou tapete. Feche os olhos e tente observar a si mesmo e entrar em contato com o seu interior, mantendo toda a atenção na sua mente. Respire fundo e torne sua atenção ao movimento de inspirar e expirar. Imagine o ar entrando e saindo lentamente dos seus pulmões. Respire fundo novamente e, em uma inspiração longa, segure o ar nos pulmões por mais ou menos 5 segundos e sinta-o sair em 5 segundos também. Enquanto você expira, imagine tudo o que você precisa deixar para trás e todas as áreas da sua vida que precisam de renovo, saindo de você. Ao inspirar, tente sentir o renovo que o tempo pode lhe proporcionar e mentalize coisas boas para o seu interno. É como respirar tudo o que você quer para si e expirar o que precisa ser deixado para trás.

Você também pode gostar

Essa meditação pode ser uma grande ajuda para lidar com as questões diárias mal resolvidas, pois parar, analisar e mentalizar tudo o que foi sentido no decorrer das horas faz com que uma pessoa busque autoconhecimento e entre em contato com o seu interior diante de todas as situações da vida, sejam elas positivas ou negativas. A meditação é indicada tanto para momentos bons quanto ruins, pois, nas horas boas, podemos enfatizar dentro do nosso ser toda a felicidade que sentimos e multiplicá-la de alguma forma dentro de nós, transparecendo e vibrando ela para o mundo. Nos momentos ruins, acalmar a mente é a melhor opção para encontrar clareza diante de todas as situações da vida.

Meditar no equinócio de outono permite que um indivíduo analise de forma mais clara o que precisa ser deixado para trás para que o renascimento seja possível. O outono é o momento certo para tomar decisões e renovar os objetivos e as ideias. Aproveite o equinócio de outono e faça dessa transição o seu momento de renascer!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]