Astronomia

Meditação do Solstício de Inverno

Árvore em um deserto de gelo com o sol se pondo ao fundo.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Também conhecido como ritual de inverno, o solstício de inverno é celebrado entre 21 e 25 de junho no Hemisfério Sul e entre 21 e 25 de dezembro no Hemisfério Norte, marcando o início da época do ano em que os dias são mais curtos e as noites mais longas. Ou seja, o inverno.

A palavra solstício vem do latim Sol e sistere, que não se move. O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador.

Essa época também é recheada de simbolismos e mitologia. Entre eles, está a celebração do Yule.

Ilustração da celebração Yule com uma rena no meio de uma estrela decorada com várias folhas e laços.

A celebração do Yule costumava ser muito importante para as comunidades pagãs na Europa. Entretanto, ela foi uma das tradições absorvidas pela Igreja Católica e tornou-se o que hoje celebramos como o Natal.

Essa tradição costumava acontecer na data do solstício de inverno e, claramente, acaba tendo uma data diferente no Hemisfério Sul, em que o solstício se dá em junho. Entretanto, as energias do período e as celebrações são as mesmas.

Pôr-do-sol sobre Stonehenge.

Por que essa data é importante do ponto de vista espiritual? Para diversas culturas antigas, esse período era de extrema importância, simbolizando o nascimento e o renascimento.

A cada ano, áreas específicas da nossa vida são mais trabalhados nesse período, mas, no geral, essa época é ótima para profundas limpezas energéticas, cura e equilíbrio dos chacras, sem contar que as energias ainda colaboram para os objetivos que você deseja alcançar. Portanto, é um momento excelente para declarar ao universo as suas intenções para os próximos meses.

Meditação para o solstício de inverno

Acredita-se que as noites nessa época do ano são extremamente poderosas e, por isso, são usadas para magias, orações e rituais, já que as chances de realização são grandes. Veja um exemplo de meditação que pode ser feita para se conectar com sua essência e manifestar coisas positivas para si mesmo e para o planeta na época do Solstício de Inverno!

Homem sentado sobre uma pedra observando o pôr-do-sol.

Sugestão de meditação

Antes de iniciar, concentre-se naquilo que você deseja manifestar. Lembre de focar mais nas qualidades e características daquilo que você quer e não em algo ou alguém já determinado, porque isso limita a cocriação e muitas vezes pode até atrapalhar a manifestação. Feito isso, comece:

  1. Use da sua própria técnica para levá-lo a um estado relaxado de consciência.
  2. Declare sua intenção de usar essa meditação como uma ferramenta para trazer a luz para a superfície do planeta.
  3. Visualize um pilar de luz branca brilhante emanada do Sol Central Cósmico, sendo então distribuído aos sóis centrais de todas as galáxias neste universo. Então, visualize essa luz entrando através do Sol Central Galáctico, depois, passando pelo portal estelar de Alcione (Plêiades), passando pelo portal estelar de Sirius, entrando em nosso sistema solar e passando por todos os seres de luz em nosso sistema solar e depois, por meio de todos os seres no planeta Terra e, também, através de seu corpo para o centro da Terra.
  4. Visualize esta luz transmutando toda a escuridão restante deste universo, até que somente a luz permaneça. Visualize um novo grande ciclo cósmico iniciando, trazendo pura luz, amor e felicidade para todos os seres em todo o universo.
  5. Feito isso, se veja envolvido nessa luz e comece a declarar suas intenções para a sua vida pessoal e vá sentindo alegria e gratidão. Veja com detalhes aquilo que você deseja, sorria como se já estivesse acontecendo e fique nessa visualização o tempo que for necessário enquanto você estiver sentindo uma sensação boa quanto a isso. Cuidado para não se deixar levar pela ansiedade. Faça com que esse momento seja de alegria e paz para você.
  6. Agradeça e repita 9 vezes: Assim é, está feito, está feito, está feito!

Mulher meditando no pico de uma montanha observando o horizonte cheio de outras montanhas nevadas com o sol ao fundo.

Após terminar a meditação, lembre-se de soltar o pedido e deixar que o Universo se encarregue de trazê-lo até você no momento certo.
 Se, após esses dias você sentir conteúdos seus vindo à tona, memórias do passado para curar ou qualquer desafio que você sinta que seja para a sua mudança interior, aceite, agradeça e faça o que for necessário, pois pode ser o próprio universo tentando te limpar do que te impediu de alcançar seus desejos. Bom solstício de inverno!


Você pode gostar de outros artigos como esse. Confira também: Um Universo Consciente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]