Cabala Espiritualidade

Estudos da Cabala: Shemot

Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer

Êxodo 1:1-6:1 

124 versículos

Shemot é o segundo livro da Torá, quer dizer nomes, em hebraico, pois cita os nomes dos filhos de Israel (Jacó) que foram ao Egito. Este livro também é chamado de Êxodo, que significa saída, em grego, pois relata a saída dos hebreus do Egito.

“E estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito”

Êxodo 1:1

Levantou-se o rei do Egito e foi contra os filhos de Israel. O Faraó castiga os israelitas, dando-lhes trabalho na condição de escravos. Com medo, manda matar todos os primogênitos das hebreias. Moisés, filho de hebreus, é salvo e criado pela filha do Faraó. Foge do Egito, casando-se com Tsipora, filha de Jetró, chefe de Midiã. Pastoreando o rebanho, Moisés se depara com o anjo de Deus em uma sarça ardente. Deus instrui a Moisés para que vá ao Faraó e liberte o seu povo. O Faraó fica irritado e ordena para que as condições dos escravos sejam mais duras, dando-lhes mais trabalho forçado.

“E se levantou um novo rei sobre o Egito que não conheceu a José.”

Êxodo 1:8

Quando não reconhecemos que toda nossa vida está ligada ao Eterno e que tudo vem a nós pelas mãos do Criador, passamos a viver na escuridão. Nossa vida torna-se um tormento, e passamos a viver em um estado de escravidão e sofrimento.

Toda a nossa prosperidade no mundo físico em que vivemos (Malchut) é devida à nossa consciência ligada aos mundos espirituais (aqui relacionada a Yossef – José).

“E apareceu-lhe o anjo de Deus numa chama de fogo, no meio da sarça”

Êxodo 3:2

Deus fala conosco, sempre. Quando estamos focados, meditativos, podemos escutar a palavra de Deus, que nos instrui a como enfrentar o Faraó, nosso ego, dentro de nós, que nos aprisiona e nos mantém escravos de seu poder.

Estamos aqui neste mundo para cumprirmos nossa missão da alma, não para nos aprisionarmos na vida material desumana e sem sentido. Temos que enfrentar o nosso inimigo interno, que quer nos destruir e nos afastar do principal, que é a liberdade e fim da morte em todos os sentidos.

Enfrente seu lado negativo!

Tenha uma ótima semana!

*Estamos iniciando o ano novo, de 2018, bem como os estudos do segundo livro da Torá. Assim, este ano relaciona-se com a nossa liberdade, rumo a uma nova vida, com sentido e sem as amarras da escravidão física. 

Liberte-se do seu ego que te aprisiona, caminhe em direção à plenitude. 

**Novos projetos em andamento. Palestras presenciais serão reiniciadas em março/2018. Fique atento.

Shavua Tov!

Um feliz 2018

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis