Blog do Editor Saúde Integral

Exoesqueleto criado por brasileira para que pessoas paraplégicas voltem a andar

Paraplégico usando exoesqueleto par andar.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Michele Souza é uma neurocientista brasileira que dedicou anos de sua carreira ao projeto de um exoesqueleto. De acordo com o site Canal Tech, a ferramenta foi desenvolvida pela cientista para que pessoas paraplégicas recuperassem a habilidade de andar.

Com auxílio de uma equipe de diferentes disciplinas (não só da neurociência), Michele desenvolveu inúmeros testes até chegar ao protótipo que em breve será comercializado. A expectativa é a de que o preço do exoesqueleto diminua conforme a procura por ele aumente, sendo mais acessível para a população, custando o equivalente a uma cadeira de rodas. Segundo a cientista, é possível preencher a lacuna que impediria que as pessoas paraplégicas caminhassem novamente.

O exoesqueleto é constituído por uma estrutura metálica que se encaixa no corpo do usuário. Para que ele se movimente, o sistema inclui bateria, motores e controles, tanto no aparelho quanto na muleta, e por reconhecimento de voz.

Alisson Maximiano foi o primeiro a testar o exoesqueleto. Ele tornou-se paraplégico depois de um acidente de motocicleta e conseguiu mais do que ficar em pé. Durante o teste a demonstração do equipamento, o paciente conseguiu caminhar com a ajuda da muleta incluída no exoesqueleto.


Sobre – Canaltech
Focado no mundo da tecnologia, o Canaltech é um dos principais portais de notícias no Brasil, com conteúdo em texto, áudio e vídeo, incluindo análises de produtos, temas corporativos e um jornal diário. O noticiário tem publicações integrais em parceria com os portais MSN e Yahoo e marca presença em todas as redes sociais.
Sendo referência no segmento, o Canaltech é visitado por mais de dez milhões de leitores todos os meses. Com 250 milhões de exibições em seu canal no YouTube, foi ganhador do Prêmio Influenciadores Digitais e é finalista do Influency.me.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]