Saúde da Mulher Saúde Integral

Melhore as suas cólicas de forma natural

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Um dos piores momentos do mês é quando a menstruação vem junto com aquela cólica chata. Em algumas mulheres, as cólicas ainda podem vir com náuseas, vômitos e dor de cabeça. Pior do que passar por um período de TPM delicado, é sair dele para enfrentar essas terríveis inimigas do bem-estar. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesses dias nada fáceis. Veja abaixo!

Alimentação

Alguns alimentos podem ajudar a amenizar as dores. Procure comer soja, beterraba, banana, aveia, tofu, couve, abobrinha, atum e castanha-do-pará. São todos alimentos relaxantes que têm na composição elementos que servem como anti-inflamatórios naturais.

Mais cuidados com a alimentação

Se já falamos dos alimentos que podem te ajudar, agora vamos falar dos alimentos que você deve evitar. Fuja das comidas gordurosas e das frituras. Prefira alimentos orgânicos a industrializados. Bebidas estimulantes como refrigerante e café também não são uma boa ideia.

Exercícios físicos

Não faça muito esforço, mas saiba que alguns exercícios físicos, sefeitos de forma moderada, podem ajudar a aliviar a dor. Alongamentos, yoga, uma caminhada leve ou andar de bicicleta em um ritmo tranquilo podem ajudar nisso.

Repouso

Por mais que você tenha mil tarefas para fazer, repouse bastante. Lembre-se de que o mundo não vai acabar se você deixar algumas tarefas para o dia seguinte. Uma boa posição para descansar é deitada de barriga para baixo, com um travesseiro embaixo, comprimindo a barriga.

Cuide de suas emoções

Por mais que as cólicas sejam físicas, o seu estado emocional influencia diretamente no seu corpo. Se possível, procure se manter longe de ambientes estressantes e de pessoas com energia muito negativa. Você precisa de estímulos emocionais tranquilos para que o seu corpo não libere hormônios ligados ao estresse e a situações emocionais difíceis.

Chás

Alguns chás têm propriedades que podem te ajudar. Um chá de canela pode ser uma boa ideia. A canela pode funcionar como um bom analgésico. Além dela, a hortelã e a erva-cidreira têm propriedades calmantes que podem te ajudar.

cólicas

Bolsa de água quente

O calor na região onde você sente as dores pode ajudar bastante. Uma bolsa de água quente faz bem esse papel, relaxando a musculatura.

Acupuntura

Se você gosta de tratamentos alternativos, procure um especialista em acupuntura. Esse tipo de tratamento ajuda bastante e você pode conversar com o especialista para encontrar soluções até mesmo para outros problemas de que precise cuidar.

Médicos e medicações

Se as dores forem mais graves do que o normal, procure um médico. Esse texto tem como objetivo informar, mas não substitui a opinião de um especialista. Também evite o automedicamento. A palavra de um médico sempre deve ser a orientação a ser seguida.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]