Autoconhecimento Coaching

Faça um mapa dos sonhos e planeje os seus próximos passos

Pessoa desenhando nuvens em um caderno.
Foto por 123RF/rawpixel
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O que é um mapa? É um desenho que te mostra um terreno visto do alto, para você se localizar e saber para onde e como deve ir. Por isso, mapas são tão importantes, mas não somente para se locomover em lugares físicos. Os mapas também podem ser úteis para ajudar a organizar a sua vida.

Existe basicamente duas formas de você levar a sua vida: conduzindo pelo caminho que quer seguir ou ser conduzido sem ter controle de para onde vai. O que define qual dessas formas está vivendo é uma questão básica que você deve saber responder: o que quer de verdade?

Essa pergunta também pode ser feita de outra forma: “Qual seu sonho?”. Essa pergunta é uma das mais importante de todas, pois, sem saber o que você quer, você vai ter a sua vida conduzida pelos outros e fará a vontade de outras pessoas. Por outro lado, a partir do momento que sabe quais são os seus sonhos e acredita no seu potencial para realizá-los, você toma de volta o controle do seu destino e pode direcioná-lo para onde quiser.

Sabendo disso, reflita sobre o que realmente quer para você. Descubra os seus sonhos. Pode ser uma tarefa difícil, pois existem questões morais, sociais, familiares e as contas no final do mês que podem impedir de você acreditar e aceitar o que está vindo do seu coração. Mas não desista! Se precisar de ajuda, procure um método de autoconhecimento para te auxiliar a descobrir suas verdadeiras vontades.

Depois dessa reflexão, voltamos à ideia do mapa!

Sinal de interrogação escrito em papel com um lápis.
Foto de Mark Fletcher-Brown no Unsplash

Se o mapa nos ajuda a encontrar a direção certa, e se você já sabe quais os seus sonhos, agora você pode criar um mapa para manter a sua mente focada na realização deles. Essa ideia de mapas mentais (ou mind mapping em inglês) normalmente é utilizada no meio corporativo para manter o foco do que é importante nas inúmeras reuniões pelas quais passam os gestores de uma empresa. E, comprovada a eficiência desse método, reconhecemos que ele pode ser utilizado para outras áreas da vida, além do trabalho. E, principalmente, para mapear os seus sonhos.

Pegue uma folha grande e divida em quatro partes — ou faça no computador caso você tenha mais facilidade. No topo de cada parte, escreva um título para cada uma delas: físico, emocional, mental e espiritual. Agora você vai escrever os seus sonhos e objetivos de acordo com cada uma das áreas da sua vida.

Na parte do “físico”, você deve colocar questões ligadas a tudo o que for material, como, por exemplo, saúde (pode colocar exercícios físicos, começar a praticar um esporte novo, alimentação saudável) e dinheiro. Essa é uma parte importante para os seus sonhos, pois, se não cuidar da saúde e não tiver dinheiro a sua disposição, fica difícil realizar algo maior em sua vida.

Você também pode gostar

Na parte do “emocional”, coloque questões ligadas a relacionamentos, seja amorosos, com amigos, família, colegas de trabalho, conhecer pessoas novas, e também coloque objetivos ligados ao prazer, atividades que lhe proporcionem ficar emocionalmente bem.

Na parte do “mental”, coloque objetivos que estejam ligados aos estudos e ao seu crescimento intelectual. Tudo o que estiver ligado ao aprendizado deve ser colocado nesse quadrante.

E, por fim, na parte do “espiritual” você deve colocar os seus sonhos. Coloque tudo o que mais te inspira e tem vontade de fazer como grande realização de sua vida. A palavra espiritual não está ligada necessariamente à religião, mas está ligada à manifestação das suas verdades, daquilo que você sente no seu coração que é o seu caminho. 

Mulher sentada em uma poltrona ao lado da janela, escrevendo em um caderno.
Foto de Trent Szmolnik no Unsplash

Você não precisa necessariamente preencher todos os quatro quadrantes. Pode fazer isso aos poucos. O importante é colocar esse mapa em um lugar onde você veja-o diariamente para treinar a sua mente a se focar no que realmente importa. Aos poucos, perceba também como os objetivos de um quadrante afetam diretamente os dos outros. Praticando o foco e planejamento para realizar cada um dos seus objetivos, você verá como ficará mais fácil fazer com que tudo se harmonize e os atos de um objetivo alcançado contribuam para realizar os outros.

Use o mapa para manter o foco e se planejar para realizar os seus sonhos e, sempre quando realizar algum objetivo que está escrito nele, agradeça de alguma forma. Uma boa ideia é ajudar alguém a realizar um objetivo dela. É uma das melhores formas de demonstrar gratidão ao seu universo e ainda ver o sonho de outras pessoas sendo realizados.

Depois de desenhar o seu mapa, conte para gente outros hábitos que você tem para ajudar na realização de seus sonhos. Compartilhe ideias com os outros leitores aqui nos comentários e juntos todos podem nos ajudar para que sonhos cada vez mais se tornem realidades para todos nós.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]