Espiritualidade Faça você mesmo

Aprenda a montar um Mapa dos Sonhos e conquistar tudo que deseja!

Qual é o tamanho dos seus sonhos? Aliás, você sabe exatamente quais são eles? O que você deseja construir a curto, médio e longo prazo, as conquistas diárias que deseja alcançar… e por aí vai. Se você ainda não conseguiu reunir forças para listar e alavancar seus objetivos, existe um recurso que pode te ajudar tanto a fazer uma lista quanto a mentalizar o seu sucesso: o mapa dos sonhos.

O mapa dos sonhos não é uma mera lista de desejos em que a gente vai dando “check” toda vez que conquista algo. Ele é uma ferramenta visual e energética que ajuda a mostrar ao Universo o que desejamos profundamente. Acima de tudo, é uma boa oportunidade de colocarmos a Lei da Atração em prática.

Foi criado pela life coach, healer e desenvolvedora humana Marcinha Bello. Após descobrir uma doença grave, Marcinha redirecionou seu olhar para as coisas da vida, buscando sentido em terapias de cura e meditação. Voltou-se para o trabalho com chakras, evolução pessoal, cura energética e outras temáticas associadas — e o mapa dos sonhos é um dos produtos do seu trabalho.

E você? Já ouviu falar nesse mapa? Ficou curioso para saber sobre como ela funciona, se dá certo mesmo, por onde começar? Para te ajudar a entender mais sobre sobre essa poderosa ferramenta, elaboramos este artigo especial com tudo sobre o tema para você também começar a se comunicar com o Universo e realizar todos os seus sonhos!

Como fazer o mapa dos sonhos?

Apesar de ter um grande significado e uma importância extrema em nossas vidas — afinal, estamos falando dos nossos desejos e de entregá-los ao Universo, envolvendo energias —, o mapa dos sonhos não é complicado de se fazer. Para facilitar, vamos mostrar um passo a passo mais adiante.

Antes, porém, é preciso estar muito concentrado e consciente dos caminhos que você deseja trilhar. Tudo deve estar bastante claro, para que você tenha o retorno de acordo com o que realmente pediu. Então, antes de mais nada, é preciso se organizar antes de montar o seu mapa. Veja a seguir:

Prepare-se

Esse é um processo preliminar, em que você prepara a sua mente para que ela se alinhe à energia que você quer emanar durante o processo de elaboração do mapa. É como se fosse um “esquenta”, uma desobstrução dos caminhos mentais.

Em um papel, bloco ou caderno, faça as seguintes observações:

— O que mais te incomoda: coisas em você e no ambiente que te cerca;

— Motivos de gratidão: tudo pelo qual você é grato, até as menores coisas, pois elas também fazem parte do milagre da vida;

— Quem é você: aqui, você coloca “Eu sou…”, completando com todas as suas qualidades, sejam elas físicas, emocionais, intelectuais, o seu jeito de ser e assim por diante;

— Presente: escreva seu nome no centro da folha e faça um círculo em volta dele (será seu campo energético). Em volta do círculo, anote tudo que está ocorrendo em sua vida no momento presente (coisas boas e ruins);

— Tomando as rédeas: leia todas as informações que escreveu e pondere sobre tudo que está acontecendo na sua vida. É hora de refletir sobre o que você quer manter e o que quer eliminar. Sua vida está em suas mãos e depende apenas de você.

Esse é um excelente exercício de autoconhecimento e de saber sua localização no mundo, no aqui e no agora. O que pode te ajudar a elaborar um mapa realista e concreto, com mais chances de ser atendido pelo Universo.

Mulher segurando um lápis enquanto cria seu mapa dos sonhos em uma folha de papel no chão
dashapetrenkophotos / Canva

Agora, sim, o mapa!

— Use uma folha de papel, de preferência no tamanho A3, branca e sem pauta. No centro dessa folha, escreva seu nome completo e sua data de nascimento, fazendo um círculo em volta desses dados. Esse é o seu campo energético;

— Em volta do seu campo energético, puxe algumas setas para escrever seus desejos. Para ficar mais claro, faça um título para cada seta, separando por categorias. Por exemplo: PROFISSÃO, SAÚDE, FAMÍLIA, ESTUDOS etc. Não existe uma regra para os nomes ou posicionamento do texto; isso é muito particular, vai da sua organização e da suas necessidades. Mas reparou que os termos estão todos em maiúsculas? É para dar um destaque, já que é um mapa visual.

— Liste seus sonhos. É hora de colocar tudo que você quer que aconteça em sua vida. Tudo que você tem certeza de que vai acontecer (mantenha esse pensamento). Mas seja bastante claro e honesto quanto ao que quer e que realmente é necessário; o que vai, de fato, melhorar a sua vida e não vai prejudicar ninguém. Uma dica é escrever eventos bem específicos (se for algo que tenha uma data, coloque; se tiver valor, informe; e assim por diante).

— Após finalizar o seu mapa dos sonhos, coloque-o em um local de sua frequente visualização, para poder olhar, ler, mentalizar e fortalecer as ideias, a fim de se comunicar sempre com o Universo e afinar as energias.

— Cada vez que você conquistar um desejo, risque-o e escreva ao lado: “Gratidão”, mentalizando esse agradecimento também, para que o Universo te ouça e compreenda que você valoriza cada conquista e aprendizado. Não basta apenas pedir, porque é preciso valorizar tudo que você recebe. Agradecer faz emanar energias positivas e boas vibrações, faz bem à mente e ao espírito.

— Quando estiver com quase todos os seus sonhos realizados (perto de 80%), faça uma revisão dos seus desejos. Será que todos que estão ali ainda cabem na sua vida? Será que um desejo realizado não te direcionou a outras situações em que esses sonhos que ainda estão lá já não lhe cabem? Ou, se eles não foram realizados: será que era pra ser? Repense e, se for o caso, jogue fora esse mapa e faça um novo, tirando as metas que não fazem mais sentido para você, mantendo as que fazem e criando outras. Lembre-se de amassar o papel, pois esse ato libera uma energia de conclusão de ciclo, não deixando nada em aberto.

É importante ter em mente

Quando você for fazer seu mapa dos sonhos, para que tudo dê certo e sua vida possa evoluir de uma forma plena e ética, atente-se a algumas dicas:

— Faça desejos fiéis ao seu coração, não deixe o ego assumir essa tarefa, muito menos faça algo para agradar aos outros ou por imposição social.

— Não peça nada que envolva outra pessoa. Por exemplo: não peça para se casar com alguém, para curar a doença de um familiar, para um amigo se livrar de um vício. Respeite o livre-arbítrio.

— Não faça desejos que prejudiquem outrem, como pedir que alguém perca o emprego, se machuque, fique doente, seja abandonado pelo cônjuge. Lembre-se: o Universo devolve o que a gente manda pra ele. Então faça coisas boas não só pelo retorno a você, mas porque é o certo a se fazer e porque é muito melhor ter energias positivas circulando em qualquer ambiente.

— Seja sempre específico, não deixando que o Universo tente entender nas entrelinhas, porque ele vai sempre se guiar pela energia que você emana. E por falar em energia, procure estar sempre pensando positivamente (lembra-se da Lei da Atração?), pois isso ajuda a fazer as coisas fluírem mais.

— Como descrito acima, nem sempre as coisas acontecem, porque provavelmente não deveriam acontecer. Então esteja sempre aberto para isso e tome como um aprendizado, olhando para a questão sob novas perspectivas.

— Coloque amor nas coisas e tenha fé de que tudo será realizado. Essa é a chave que pode abrir a porta do sucesso para você.

— E, por último, mas não menos importante: arregace as mangas, coloque em prática o que você estabeleceu como meta e corra atrás dos seus sonhos. Não adianta colocar no papel e ficar esperando cair do céu! O sucesso é feito de inspiração e transpiração. Então mãos à obra.

Exemplo de mapa dos sonhos

Esquema ilustrado de um mapa dos sonhos, com o nome e data de nascimento circulados centralizados, assim como setas apontando para atributos da vida
katya.kamenskaya / Canva Creative Studio / sparklestroke / Canva / Eu Sem Fronteiras

Mesmo com as dicas bem práticas que colocamos aqui, pode ter ficado alguma dúvida sobre como fazer um mapa dos sonhos na prática, certo? Então, para te ajudar nessa tarefa, vamos deixar aqui abaixo um exemplo de mapa dos sonhos. Aí você pode visualizar e adaptar para a forma mais adequada às suas necessidades.

Você também pode gostar

Viu como fazer seu mapa dos sonhos é mais simples do que você imagina? O poder de transformação está dentro de você, que é a única pessoa de quem seu sucesso depende. Não tenha medo de sonhar, mas tenha coragem e disposição para realizar. E lembre-se deste mais do que famoso ditado: “Peça e o Universo atenderá”. O poder de cocriar uma vida de conquistas vem todo de você. Experimente colocá-lo para fora e verá as maravilhas que será capaz de realizar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br