Comportamento Consciência Aplicada

Presentes de Natal conscientes

123RF - Direitos autorais: Alexander Raths
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Natal traz um clima totalmente diferente daquele das outras festividades. Começa com preparativos que envolvem enfeitar a árvore de natal, escolher a guirlanda ou o enfeite da porta de casa, decidir sobre os adornos e a decoração da casa para a data, definir como será a véspera do dia, decidir sobre o cardápio da ceia, fazer a lista de convidados, montar o presépio e comprar presentes para as crianças e para os familiares ou para o “amigo secreto”.

É uma magia que encanta a todos que aguardam com ansiedade e expectativa a confraternização. Para as crianças, há uma urgência por saber o que trouxe a visita secreta do “bom velhinho”, afinal, as cartinhas já foram previamente escritas, relatando o comportamento anual e o presente desejado.

Enquanto isso, vamos perpetuando não só a tradição de festejar a data, mas também a de não adotar o consumo consciente, e mais, é nessa época que o comércio espera muitas vendas e muito lucro, incentivando as pessoas a consumirem todo o tipo de produtos para si, para ornamentação e para presentear, inclusive usando muito a figura do Papai Noel.

A tônica do Natal é a confraternização, é trocar sentimentos de união, de paz, de afeto. Os presentes materiais fazem parte, afinal a tradição vem de longa data, mas eles podem ser muito conscientes. Descubra qual a importância e como implementar essa ideia!

O que é um presente de Natal consciente?

Um presente de Natal consciente é aquele que ao mesmo tempo que demonstra um carinho, a lembrança da pessoa presenteada por quem presenteia, tem a característica de ser “ecofriendly”, sustentável ou ecológico. Nessa categoria podemos incluir os presentes feitos com produtos naturais, que não agridam o meio ambiente, que sejam alternativos ou de produção artesanal e local ou ainda aqueles que de alguma forma, quando do descarte, serão biodegradáveis.

Podemos incluir na categoria de presente de Natal consciente aquele presente simbólico, sentimental ou emocional, que não precisa ser caro, porém tem muito valor agregado. É diferente das quinquilharias das lojinhas populares, com produtos normalmente importados, que algumas pessoas adquirem para presentear porque são mais baratos e se pretende economizar.

Imagem de um presente de Natal em uma caixa de papelão pequena embrulhada com um laço de linha na cor vermelho. A caixa está sobre uma madeira decorada com folhas da árvore de Natal.
Foto por Monicore no Pixabay

A importância desse tipo de presente está em reduzir o consumismo e gerar sustentabilidade, por meio do comportamento individual, evitando aumentar o lixo não biodegradável no mundo ou impactos negativos ao ambiente.

Conhecer a pessoa a ser presenteada é fundamental para o sucesso dessa ação, porque é muito agradável quando a pessoa que recebe um presente o aprecia muito. Porém nem sempre presenteamos quem conhecemos muito, então é importante considerar o que pode ser agradável à maioria das pessoas.

Quanto às crianças, que normalmente são incentivadas a fazerem uma lista com sugestões de presentes, há que se conscientizar pelo exemplo e ir quebrando esse círculo vicioso do consumismo e por que não citar, da recompensa pelo bom comportamento ou pelo bom desempenho, como se fosse algo muito distante da capacidade delas se sair bem ou ter boa conduta.

Imagem de uma caixa de presente embrulhada em papel bardo com uma decoração de estrela natalina sobre ela.
Foto por Congerdesign no Pixabay

Dicas de presentes de Natal conscientes

Presentes artesanais locais

A ideia é privilegiar a produção local, também consciente e responsável, permitindo a geração de renda até ao pequeno produtor. Aqui podemos incluir como presentes de Natal conscientes, bijuterias, bolsas, sacolas, roupas, calçados, cadernos, artigos de decoração, utilidades domésticas, potes de geleia, temperos, cestas de produtos alimentícios… uma infinidade de ideias que pode ser acessada pelas mídias sociais. Valem a pesquisa, a criatividade e o bom gosto.

Presentes autorais

Para as pessoas com habilidades especiais nas artes, por exemplo, um bom recurso é desenvolver os presentes de Natal conscientes, fazendo uso das próprias habilidades, com materiais ecologicamente corretos, que podem ser: uma pintura em papel reciclado, uma peça em crochê ou tricô, uma poesia escrita numa grafia trabalhada, um poema da própria autoria, biscoitos, velas artesanais, o que vale é fazer o outro perceber que o presente foi elaborado com amor e sob medida.

Presentes de assinatura

Sempre tem aquela pessoa que adoraria presentes de Natal conscientes a ponto de não necessitar de algo tangível, como ter a assinatura de uma revista, de um produto de uma startup online, da Netflix, de catálogos especializados de produtos online, por exemplo vinhos, chocolates, queijos, carnes, etc. Aqui vale muito conhecer bem quem será presenteado. Se você gostou da ideia para si, vale falar sobre o assunto, antecipadamente. Quem sabe alguém não acata a sua sugestão!

Presentes para aprendizado

Essa é uma categoria de presentes de Natal conscientes para as pessoas que gostam de se autoconhecer ou de se desenvolver. Nessa ideia, a pessoa presenteada vai ganhar uma oportunidade de aprender algo que ela gostaria de saber ou é um assunto de interesse geral ou que agrega à carreira ou à vida dela. São tantas as possibilidades, que vão desde um curso rápido e pontual para desenvolver uma habilidade, até um curso de complementação acadêmica, como História da Arte, por exemplo.

Imagem de duas caixas de presentes embrulhadas em papel pardo e decoadas com enfeites natalinos como estrelas, pinha e folhas da árvore de Natal.
Foto por Ylanite Koppens no Pixabay

Presentes associados a serviços

Depois de um período de isolamento social, pelo qual passou toda a população mundial, uma opção que certamente vai agradar entre os presentes de Natal conscientes é possibilitar à pessoa presenteada a oportunidade de um serviço, por exemplo, um dia num spa, um passeio junto à natureza, um show, uma balada…, pois certamente vai trazer uma experiência de socialização, mesmo que ainda se tenha que manter cuidados de prevenção e de afastamento.

Presentes afetivos

Não necessariamente precisamos comprar um produto para presentear. Podemos pensar nos presentes de Natal conscientes como aqueles que passam por gerações e são simbólicos porque estão há muitos anos na família e que têm um valor afetivo imenso. Aqui vale uma peça antiga que pertenceu ao bisavô, um objeto de arte de herança, uma fotografia especial, uma moeda de décadas anteriores. A ideia é demonstrar o pertencimento da pessoa presenteada no seio familiar.

Presentes sentimentais

Presentes de Natal conscientes incluem abrir mão de comprar alguma coisa e oferecer algo que demonstre o sentimento de gratidão, de alegria, de respeito, de carinho, de amizade ou qualquer outro que caiba num bilhetinho, num cartão ou numa fotografia. Que seja expressão do sentimento que se tem pela pessoa presenteada. Vale se oferecer para preparar a ceia, vale oferecer a casa para a celebração e vale trocar os adornos e o presépio utilizados na festa passada. Aqui a presença verdadeira é o presente.

Presentes conscientizadores

Num primeiro momento, se você presenteia as pessoas com presentes de Natal conscientes, corre o risco de ser mal interpretado(a), porque as pessoas ainda estão presas a tudo o que é oferecido nas lojas, que na maior parte das vezes, nada tem a ver com a consciência ecológica. Por isso, vale ir conscientizando os familiares e amigos sobre como é importante adotar uma postura sustentável em qualquer ocasião. Uma ecobag, uma bolsa de garrafa pet, um bloco de papel reciclável… qualquer lembrança que traga a conscientização para a preservação da vida no planeta.

Imagem de três caixas pequenas de papelão de presente de Natal embrulhadas com uma linha vermelha e um laço, sobre uma mesa com toalha de renda branca e enfeites natalinos.
Foto por monicore no Pixabay
Você também pode gostar

A sensibilidade, o conhecimento sobre quem será presenteado e sobre o que há disponível para atender ao comportamento sustentável vão garantir a alegria e uma boa recordação tanto para quem recebe quanto para quem dá os presentes de Natal conscientes, principalmente numa data tão especial para vivenciar o coletivo como essa.

É fundamental acrescentar que de nada adianta o presente ser bem pensado, muito consciente do ponto de vista ecológico, se for acondicionado de forma inadequada. A própria embalagem pode ser ecológica e por si só constituir um presente de Natal consciente. Pense sobre isso e experimente essa nova possibilidade!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]