Autoconhecimento Filosofia

Filosofia: um conhecimento pela vida

filosofia
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A palavra filosofia significa “amor à sabedoria”. De origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. A filosofia está muito presente em nosso cotidiano, apesar de muitas pessoas considerarem seus estudos difíceis.

O seu surgimento foi no século VI a.C., na Grécia Antiga. Segundo estudiosos, o primeiro filósofo foi Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a.C).  Diferente da religião, a filosofia faz uma análise racional da existência humana, deixando de lado crenças para assim buscas compreender as ações do ser humano. Há quem afirma que estudar filosofia é fundamental para compreender a vida.

Qual a importância da filosofia?

Apesar de ser milenar e já terem existido diversos filósofos, ainda hoje muitas pessoas se dedicam a estudar a filosofia, a compreender a natureza, o universo e o ser humano. É uma busca infinita de conhecimento. Entre os primeiros filósofos estão: Tales de Mileto, Pitágoras, Demócrito e Heráclito.

Alguns dos filósofos atuais são: Jacques Derrida (1930–2004), Simon Blackburn (n. 1944), Donald Davidson (1917–2003), Michel Foucault (1926–84), Jürgen Habermas (n. 1929, Jean-Paul Sartre (1905–80), entre outros.

Os estudos da filosofia
shutterstock_167747804-2

(…) a filosofia se baseia na razão, enquanto a religião na fé e nos ensinamentos.

Há muitos temas e abordagens que são tratados na filosofia. Entre eles podemos citar assuntos clássicos como a relação no trabalho, relação da fé e da razão, movimentos sociais, indústria cultural, política, ética e moralidade e estudo da sociedade. Assuntos estes que passarão de geração em geração e serão temas de filósofos atuais e novos filósofos, pois são temáticas importantes e ao mesmo tempo difíceis para se encontrar uma solução.

Entre um filósofo e outro, cada um vem buscando consenso e compreensão do universo através do conhecimento. E a filosofia juntamente com a religião estão juntas nessa procura. As duas buscam trazer conhecimento para a questão do ser e as explicações de ambas são sempre diferentes. Isso porque a filosofia se baseia na razão, enquanto a religião na fé e nos ensinamentos.

O próprio surgimento da filosofia está ligado a uma fé “cega” que os gregos viviam, que buscavam compreender fatos e mitos que a religião não tinha explicação. Neste sentido, os filósofos acreditam que somente através da razão é possível conseguir alcançar o verdadeiro conhecimento das coisas.

Diferença de filosofia e filosofia de vida

Muitas tradições, até o Yoga, dizem ser uma filosofia de vida. Mas existe aí uma diferença. A filosofia é uma doutrina que nos remete a um estudo sobre o universo e o ser humano. A filosofia está na busca da verdade plena, sem que nada, religião ou crença interfira.

Já uma filosofia de vida, é um estilo de vida que alguém pode optar seja através de uma tradição ou até por vontade própria. Essa filosofia de vida pode ser uma busca pela jornada de autoconhecimento, onde alguma religião ou crença interfira.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]