Linguagem do Corpo Saúde Integral

Gripe? Resgate suas forças e sua saúde agora!

Mulher asiática sentada num sofá, envolta de manta xadrez, enquanto assoa o nariz.
primagefactory / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se existe uma doença no mundo conhecida por todos e que provavelmente já atingiu boa parte da população com certeza é a gripe! Quem nunca se sentiu gripado, indisposto e com aqueles sintomas chatinhos que praticamente nos “derrubam”?! Pois é! A gripe é uma doença resultante de um vírus chamado influenza, que causa infecção no sistema respiratório e inúmeros outros sintomas muito desconfortáveis em um paciente. Costuma, inclusive, ser muito confundida com resfriados, mas acalme-se que nós explicaremos as diferenças de cada um!

Anualmente, o vírus influenza sofre mutações que tornam possível a reinfecção no mesmo paciente — com os mesmos sintomas e efeitos. A transmissão da gripe ocorre pelo contato com secreções que vêm a partir de tosse ou de espirros de uma pessoa que esteja infectada pelo vírus, que sobrevive no ar e que acaba se espalhando com mais facilidade em estações como outono e inverno, por exemplo. Nessas épocas do ano, para evitar a contaminação, é necessário manter os ambientes muito bem arejados, para que haja uma troca de ar e o vírus seja dissipado.

Continue lendo este artigo e aprenda a resgatar as suas forças e saúde de forma rápida e simples, mas lembre-se: é imprescindível que você tenha um olhar mais cuidadoso consigo mesmo. Se os seus sintomas forem persistentes, não hesite em procurar por ajuda médica.

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Gripe e resfriados são causados por vírus distintos e se diferenciam pela intensidade dos sintomas. A gripe, como já dito anteriormente, é causada pelo vírus influenza e apresenta sintomas mais fortes, que podem deixar um paciente totalmente prostrado e com febre alta, dores fortes pelo corpo, dores de cabeça etc. Resfriados, por sua vez, são desencadeados por inúmeros tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum de todos. Um paciente resfriado apresenta sintomas mais leves, como coriza e febre baixa, que não costumam “derrubar” um indivíduo. Ou seja, ambas as doenças causam infecções respiratórias, mas em intensidades totalmente diferentes.

Imagem de uma mulher deitada, com febre
Tommaso79 / Getty Images Pro / Canva

Para obter um diagnóstico preciso, é necessário fazer um exame de sangue para descobrir qual é o vírus que causou a infecção. Por mais que os sintomas sejam comuns e corriqueiros, sempre é válido procurar um médico!

Como curar a gripe?

A gripe costuma nos pegar despercebidos, não é mesmo? Às vezes ficamos mais expostos ao frio, temos contato com pessoas gripadas ou a nossa imunidade simplesmente fica baixa e pronto: todos os sintomas chegam quase nos deixando de cama! Muita gente se pergunta: “Como acabar com a gripe em minutos?”, mas não há uma fórmula secreta para a cura desse vírus. O que um paciente precisa neste momento é de muito repouso, muita hidratação e, se possível, uma dose diária de vitamina C! Mas, claro, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é preciso ter a certeza do que você tem, por isso mantenha sempre contato com o seu médico!

Em primeiro lugar, evite contato próximo com outras pessoas para que o vírus não se espalhe! Evite locais com aglomeração de pessoas, mantenha-se sempre bem agasalhado — de forma alguma passe frio! —, evite a troca repentina de temperaturas, como estar com o corpo quente e entrar em uma sala com o ar condicionado ligado, e mantenha todos os cuidados básicos para recuperar sua saúde!

Geralmente, a gripe pode ser tratada em casa, desde que os seus sintomas desapareçam ou diminuam em até 10 dias após o início da doença. Não existem ainda medicamentos que curam a gripe matando o vírus, mas há remédios que reduzem o incômodo dos sintomas — como diminuição da febre, redução de dores de cabeça, alívio de congestão nasal, dores no corpo, entre outros. Mas a dica principal é: mantenha-se sempre muito bem hidratado!

Gripe e a linguagem do corpo

Para Cristina Cairo, todas as doenças podem ser psicossomáticas, ou seja, que se desencadeiam a partir de questões emocionais mal resolvidas.

Se uma pessoa fica gripada constantemente mesmo tomando os cuidados necessários para evitar isso, é possível que ela esteja incomodada com as diversas coisas que estão acontecendo em simultâneo nos ambientes em que ela frequenta, como o trabalho, por exemplo.

“As pessoas que ficam resfriadas ou gripadas com facilidade mostram sua revolta contra pensamentos contrários aos delas. Também mostram que muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo em seu ambiente, fazendo com que ‘não tenham tempo’ para si mesmas.

Quando você se atola de compromissos que inibem seu jeito real de viver e deixa de lado o seu lazer para ‘trabalhar por necessidade’, você acaba desorganizando inconscientemente seu metabolismo e a gripe vem como forma de ‘congestionamento’ na sua cabeça (simbolicamente, significando congestionamento de ocupações) que vai fazer você ficar doente para obrigá-lo a parar um pouco e voltar a se ocupar consigo mesmo. Esse, na verdade, é um desejo consciente, mas que, devido à situação, não pode ser revelado. Então sua mente ‘providencia’ um mal-estar para que você tenha uma desculpa e possa fugir daquele ‘inferno’, sem carregar culpa”, diz Cristina em seu livro “A Linguagem do Corpo”.

Para curar a gripe, Cairo sugere que aproveitemos o momento da doença para refletir e fazer mudanças em nosso comportamento, observando aquilo que não desejamos fazer e nos propondo a não fazê-lo.

Ao reagirmos com amor diante desses momentos caóticos, a doença pode até mesmo desaparecer!

“Duvide dos costumes antigos cuja crença, generaliza, é que a gripe e o resfriado são provocados pelo clima, pelo chão frio, pelo golpe de ar gelado, pelo excesso de sorvete etc. etc. Os próprios psicanalistas já admitem que tudo são somatizações”, sugere Cristina Cairo.

Remédio caseiro para a gripe

Como a gripe pode ser tratada em casa, existem alguns remédios que auxiliam no combate aos desconfortos causados por ela. Mas novamente enfatizaremos aqui que, se os seus sintomas persistirem, é imprescindível que você procure um médico!

Ingredientes contra a gripe sobre uma mesa, além de lenços de papel e uma pessoa segurando uma xícara de chá
Syda Productions / Canva

Há inúmeras receitas “de vó” que ajudam no tratamento de gripes e resfriados. Você provavelmente já tomou chá de gengibre, chá de alho, comeu muita laranja e testou os mais diversos remédios naturais para o alívio dos sintomas quando estava gripado! Mas qual chá é bom para gripe? Nós lhe daremos dicas infalíveis que, além de diminuir as dores causadas por essa doença, ainda darão um “up” no seu sistema imunológico! Confira:

1. Chá de gengibre

O gengibre é indicado para o tratamento da gripe por conter ação antibacteriana, por promover melhora no sistema respiratório e ainda aliviar dores de garganta e musculares. Ele também é capaz de favorecer a eliminação do muco contido nos brônquios.

Para preparar o chá: em uma chaleira ou qualquer recipiente que possa ir ao fogo, adicione 2 xícaras de chá de água e 2 colheres de sopa de gengibre picado. Deixe o chá ferver por cerca de 10 minutos, coe o líquido e beba quando estiver morno.

2. Chá de mel e limão

Mel e limão sobre uma mesa de madeira
Ls9907 / Getty Images / Canva

Essa receita é extremamente poderosa na hora de combater os sintomas da gripe! O chá de mel e limão age como um anti-inflamatório natural que revigora a imunidade de qualquer pessoa! O mel lubrifica as cordas vocais, facilita a eliminação de mucos e tem ação antioxidante, enquanto o limão é rico em vitamina C, ajuda na eliminação de toxinas e é um aliado do metabolismo do corpo!

Você também pode gostar:

Para fazer o chá: corte um limão tahiti em quatro partes e coloque-as para ferver em 400 ml de água. Deixe o chá ferver por aproximadamente 10 minutos, retire do fogo e adicione uma colher de sopa de mel. Beba quando estiver morno!

3. Xarope de mel e cebola

Se você estiver gripado e quiser se livrar dos sintomas da gripe rapidinho, aposte na cebola! O xarope de mel e cebola contém propriedades que agem como antimicrobianos e expectorantes, que reduzem a congestão nasal e reduzem aquela pressão nos seios da face.

Para fazer o xarope: pique uma cebola média em pedaços pequenos, cubra-os com mel em uma panela e deixe aquecer em fogo baixo por 30 minutos. Em seguida, guarde o xarope em um recipiente de vidro na geladeira e tome uma colher de chá de meia em meia hora por um dia.

Agora que você já sabe que a gripe pode ser o reflexo da sua falta de autocuidado e do excesso de informações na sua rotina, o que acha de parar um pouquinho e olhar mais para si mesmo, cuidando da sua saúde? Citamos aqui receitas totalmente caseiras e fáceis de serem feitas, para que você consiga aliviar os sintomas causados por essa doença, mas enfatizaremos novamente: se os sintomas persistirem, procure um médico!

4. Suco de laranja, limão e própolis

Imagem com fatias de limão e laranja sobre uma mesa
Howard_M / Getty Images / Canva

Para os que preferem algo mais refrescante, esse suco rico em vitamina C ajudará você a recuperar sua imunidade!

Para o preparo você precisará espremer 2 laranjas e 1 limão. Depois basta adoçar com mel e adicionar 2 gotas de extrato de própolis.

5. Chá de alho e limão

Essa receita é perfeita para aquelas gripes em que nos sentimos com muitas dores, indispostos ou com a garganta inflamada, porque essa combinação do limão com o alho traz um alto teor de substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Para fazê-lo você precisará de 2 xícaras de água, 4 dentes de alho, 1 limão cortado em quatro pedaços e mel, caso deseje adoçar. Em uma caneca amasse os dentes de alho e acrescente a água, deixe ferver por 5 minutos e, em seguida, adicione o limão. Com uma colher de pau vá espremendo o limão um pouco. Em seguida, basta apagar o fogo, tampar a caneca e deixar por mais três minutos. Adoce a gosto!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br