Saúde Integral

8 dicas para combater o resfriado

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nos dias atuais, em que a temperatura está sempre oscilando, nos pegamos algumas vezes com aquele resfriado que nos incomoda. Tosse, espirros, leves dores de garganta e de cabeça são alguns dos sintomas mais corriqueiros. E, para que o resfriado não atrapalhe nossa rotina, separamos aqui algumas dicas para combatê-la:

Beba água: a água hidrata e fortalece todo o sistema imunológico. Procure andar sempre com uma garrafinha com água e manter-se hidratado.

Repouse: por mais que façamos várias coisas durante o dia, é importante buscar descansar corretamente. Dormir de 7 a 9 horas por dia é um ótimo remédio para o organismo.

Consuma alimentos ricos em vitamina C: suco e a fruta laranja são bastante recomendáveis nesses momentos. Procure consumir frutas cítricas também.

Canja: a galinha contém o aminoácido cisteína, que ajuda na expectoração. Sopas e caldos são bastante recomendáveis e esqueça os temperos químicos.

Umidifique o ar: o hábito umedece as vias nasais e fortalece a proteção contra os vírus do resfriado.

People ill vector illustration

Não fume: o cigarro, além de causar inúmeros males, aumenta o risco de pneumonia e complicações respiratórias se usado durante um resfriado.

Bebida alcoólica: desidrata e causa congestão. Evite ao máximo quando estiver resfriado.

Gargarejo: faça gargarejo com água morna com sal, pois é antisséptico e hidrata.

Banho quente: alivia as tensões do corpo, relaxando-o. Além disso, alivia as vias respiratórias, amenizando o congestionamento.

Chá: o chá descongestiona e alivia as vias respiratórias. Hortelã, camomila, mel com limão e gengibre são os sabores mais recomendados.

Atividades físicas: começando de forma leve, as atividades físicas farão com que seu sistema imunológico se fortaleça.

Lembrando que, caso os sintomas persistam, um médico deve ser consultado. Todo cuidado é pouco, ainda mais com epidemias e surtos de doenças como caxumba, dengue e chikungunya. Portanto, saúde é o que interessa e deve ser colocada sempre em primeiro lugar.


  • Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]