Saúde Integral

Está gripado ou resfriado? Cure-se com os chás

Bule de vidro com líquido amarelo dentro, e ingredientes ao redor.
Alexander Raths / 123rf
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com a mudança do clima e a chegada do inverno, infelizmente também é época de maior incidência de gripes e resfriados na população. Com o frio, aumenta a exposição a ventos e chuvas, os ambientes se tornam mais fechados e os vírus e bactérias fazem uma verdadeira festa. Saiba, no entanto, que uma das bebidas mais consumidas para aquecer nosso corpo neste período também pode ser sua aliada no combate destas enfermidades: o chá!

Em primeiro lugar é preciso saber se o que está te incomodando é uma gripe ou um resfriado. A gripe é mais séria, com sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, indisposição e até mesmo febre; já o resfriado é uma versão bem mais branda e em geral ataca apenas as vias respiratórias causando coriza e crise de espirros. No primeiro caso é indispensável visitar um médico para acompanhamento, ainda mais com o grande aumento de subtipos do vírus da gripe que pode desenvolver doenças mais graves.

Nos dois casos, no entanto, uma alimentação natural e o uso de chás ajudam na recuperação.

As ervas naturais e alimentos como verduras, legumes e frutas auxiliam em casos inflamatórios, fortalecem o sistema imunológico e renovam a disposição.

Os chás em específico, além das propriedades de cada ingrediente isolado, ao serem consumidos quente aumentam também a temperatura interna do corpo o que provoca suor e uma espécie de detox. Possuem também efeito de hidratação e sedativo.

Chás que auxiliam na recuperação:

Gengibre

Para cada xícara de água é necessária 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas médias da raiz. Coloque a água para ferver já com o gengibre nela, mas retire do fogo um pouco antes de levantar fervura, quando as bolinhas começarem a se formar na água. Tampe, deixe descansar por cerca de 5 minutos, coe e beba logo em seguida para que não perca suas propriedades.

Xícara marrom com líquido amarelo sendo posto a partir de um bule azul.
Maria Tyutina / Pexels

Além de auxiliar na gripe e na dor de garganta, o gengibre também é termogênico e ajuda na perda de peso.

Hortelã

Ferva 500 ml de água e a derrame sobre 1 colher de sopa de folhas de hortelã. Tampe o recipiente e deixe em repouso por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida.

Apesar de ser mais conhecido como um chá que combate a dor de estômago, durante gripes e resfriados a hortelã dilui o muco e atua como expectorante, além de aliviar tosse seca.

Erva-doce

Para um litro de água fervente coloque 3 colheres de sopa de sementes de erva doce. Após infusão de 5 minutos, coe, adoce à gosto e beba em seguida.

Xícaras marrons com líquido verde dentro e tigela com pó verde ao lado.
Pixabay / Pexels

A erva-doce estimula o apetite, que costuma ficar prejudicada nos enfermos. Promove relaxamento muscular diminuindo assim as dores no corpo e também acalma a garganta.

Eucalipto

Grande auxiliar nas doenças respiratórias, o eucalipto minimiza os sintomas de asma, sinusite, bronquite e gripes. A febre também costuma abaixar após a ingestão deste chá, bem como inflamações da garganta. Expectorante, pode ser ingerido até 4 vezes por dia em casos de constipação.

Para uma xícara de chá é necessária uma colher de sopa das folhas do eucalipto. Despeje as folhas na água fervente e deixe descansando até ficar na temperatura morna. Depois é só coar, adoçar e degustar.

Chá misto de limão, mel, gengibre e alho

Este é um verdadeiro clássico quando o assunto é gripes e resfriados. Sem dúvida já ouviu sua mãe ou avó receitando esta misturinha milagrosa.

Você também pode gostar

Além dos benefícios do gengibre que já falamos acima, o alho é antiviral, antibacteriano e também rico em vitamina C. O limão melhora a imunidade, é antibiótico e também desinfetante durante a inalação.

Para o preparo deste chá, descasque e fatie um dente de alho, um punhado de gengibre em rodelas. Lave um limão, esprema e coloque também algumas fatias. Coloque o 1 colher de sobremesa de mel e sem seguida acrescente a água já quente, pouco antes de ferver. Deixe em infusão por 4 minutos e está pronto!

Para adoçar qualquer uma das opções o mel é a melhor opção, pois alivia a mucosa irritada e é ótimo para cicatrizar inflamações da garganta. Coloque a quantidade que se adequar ao seu paladar no chá recém feito, antes da infusão.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br