Ervas e Chás Nutrição

O que é alfavaca cravo: benefícios e receitas

Imagem de Jasmin - Por Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A alfavaca-cravo é uma planta com propriedades medicinais que aparece em muitos jardins, mas nem sempre é reconhecida. O nome científico da alfavaca-cravo é Ocimum gratissimum, e ela cresce em ramos compridos, com folhas arredondadas.

Por ser uma erva bastante aromática, a planta pode ser utilizada na culinária, na produção de óleos essenciais de fins específicos, no tratamento de problemas respiratórios leves e até como repelente de insetos. Aprenda mais sobre tudo isso e veja como fazer o chá de alfavaca-cravo!

Imagem de várias ervas distribuídas em 03 vases de vidro com água. No maior deles está a folha de alfavaca.
Imagem de Elle Katie – Por Pixabay

Para que serve o chá de alfavaca-cravo?

A primeira coisa que queremos fazer quando sabemos de uma nova planta é aprender sobre as propriedades que ela tem, certo? Assim podemos identificar como ela pode ser útil no cotidiano e em quais momentos ela poderá nos trazer mais bem-estar.

Pensando nisso, conhecer o chá de alfavaca-cravo vai te surpreender. Você sabia que esse chá pode combater tosses, resfriados e dores no corpo, por exemplo? Com uma função estimulante e diurética, essa bebida tem o poder de aumentar a sua energia e a sua imunidade, combatendo as doenças leves.

Há ainda qualidades específicas do chá de alfavaca-cravo. A primeira delas é o uso como enxaguante bucal, visto que ele tem um composto antisséptico chamado eugenol. Nesse caso, o chá deve ser preparado sem açúcar, em uma solução bem concentrada.

Para preparar o chá, basta ferver um punhado de folhas em água, esperar amornar e coar. Você pode beber a mistura, tomar banho com ela ou realizar um bochecho, apenas para melhorar o hálito depois da escovação.

Outra propriedade desse chá é a ação expectorante, que auxilia na remoção de catarro dos pulmões de crianças. Então, preparar um banho com essa planta para os pequenos é uma forma eficiente de melhorar a respiração deles sem que seja necessário ingerir o líquido.

Imagem da folha de alfavaca sobre uma mesa de madeira. Ao lado uma toalha xadrez nas cores amarela, verde e branca.
Imagem de Monicore – Por Pixabay

Alfavaca-cravo na aromaterapia

Aromaterapia é o nome de uma prática que analisa a influência que os aromas podem exercer sobre o funcionamento do corpo e da mente de uma pessoa. A partir disso, é possível identificar quais são as fragrâncias mais adequadas para auxiliar na concentração, no relaxamento, na melhoria da autoestima etc.

No caso da alfavaca-cravo, que é uma planta aromática, a Aromaterapia recomenda que ela seja utilizada para obter relaxamento e para introspecção. No primeiro âmbito, as gotas de essência dessa planta, espalhadas nas mãos ou no corpo, depois do banho, irão auxiliar no combate à insônia, ao estresse e ao medo.

Em relação à introspecção, o óleo essencial de alfavaca-cravo permite que uma pessoa lide melhor com questões internas, compreendendo suas inseguranças e suas tristezas, aumentando a confiança que sente em si mesma. Para um efeito ainda mais potente, você pode diluir algumas gotas da essência em uma bacia com água quente, banhando-se com a mistura.

Imagem de um grande vaso com a plantação da erva de alfavaca. Várias mudas cresceram e estão quase prontas para serem colhidas.
Imagem de Luisgopa – Por Pixabay

Como fazer repelente de alfavaca-cravo?

Uma propriedade muito útil da alfavaca-cravo é a capacidade de repelir insetos. O ideal é que o repelente seja utilizado em plantações, e não na pele de uma pessoa. Assim, larvas e mosquitos ficarão bem longe das plantas que você está tentando cultivar.

Você também pode gostar

Para aproveitar essa característica repelente, você deve triturar três xícaras de folhas da planta, acrescentar um litro de água e deixar em repouso por alguns dias, agitando a mistura sempre que possível.

Depois que o extrato da alfavaca-cravo for colhido, você pode aplicá-lo na sua plantação com um conta-gotas, ou pode pulverizar as plantas. O aroma que a alfavaca-cravo exala é inofensivo para os humanos, mas incomoda os mosquitos e as larvas. Aproveite todos os benefícios da planta!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]