Acupuntura Saúde Integral

Hipertensão arterial e acupuntura

Denise Ciciliano
Escrito por Denise Ciciliano
A hipertensão arterial é uma doença crônica e silenciosa. A Medicina Tradicional Chinesa procura identificar o padrão de desarmonia e as suas causas, para assim prevenir e tratá-la de forma individualizada.

A hipertensão arterial, doença cada vez mais comum, afeta a qualidade de vida e pode provocar graves danos aos órgãos: coração, rins e cérebro. Acomete homens e mulheres, jovens ou idosos e está relacionada ao estilo de vida (sedentarismo, obesidade e estresse) e aos hábitos (alimentação, álcool e tabagismo). Ocorre principalmente por causa do aumento da pressão sanguínea nas artérias, que faz com que o coração tenha que realizar um esforço maior para o sangue circular pelos vasos sanguíneos.

Na Medicina Tradicional Chinesa, as doenças ocorrem devido ao desequilíbrio energético dos órgãos.

As energias Yin e Yang são complementares, interdependentes e se encontram em todas as coisas. Uma não existe sem a outra e o excesso ou deficiência de uma afeta a outra. Talvez você já ouviu dizer que uma é negativa e a outra positiva, mas essa é uma crença equivocada, em um próximo post falarei mais sobre as energias Yin e Yang.

Cada órgão também precisa ter o seu Yin e Yang em equilíbrio, pois a pessoa adoece quando há a desarmonia.

O que causa essa desarmonia? Além dos hábitos de vida (sedentarismo, obesidade, estresse, alimentação, álcool e tabagismo), na Medicina Tradicional Chinesa, as emoções estão intimamente relacionadas à nossa saúde. Por isso, a raiva, a tristeza, o medo e a preocupação interferem na energia dos nossos órgãos. Cada órgão está relacionado com uma emoção:

Rins: Medo;

Pulmão: Melancolia;

Coração: Alegria excessiva;

Estômago: Preocupação;

Fígado: Raiva.

No caso da hipertensão arterial, os órgãos relacionados a ela são: Fígado e Rins em desequilíbrio. E as suas emoções correspondentes: raiva e medo, que causam principalmente a estagnação da energia Qi.

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor de cabeça, rubor facial, sede, vertigem e insônia.

O tratamento é feito levando em conta o estado físico e emocional do paciente, além da observação da pulsologia e inspeção da língua. Todos esses aspectos relacionados auxiliam o terapeuta a identificar o padrão de desarmonia e direcionar o tratamento que sempre é individualizado. O tratamento visa tratar a causa que leva a pessoa a ter hipertensão, por exemplo, o estresse. Tratando o estresse estará tratando a hipertensão.

Na Medicina Tradicional Chinesa, pode-se tratar com acupuntura ou auriculoterapia.

Nos casos em que o paciente utiliza remédios de uso contínuo, somente o médico poderá indicar a suspensão do uso dos mesmos.


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Acupuntura dói?

Sobre o autor

Denise Ciciliano

Denise Ciciliano

Comecei minha vida profissional aos 17 anos como estagiária de secretariado na General Motors, passei por vários departamentos e funções e após 27 anos me desliguei da empresa em novembro de 2011.

Já havia iniciado o curso de acupuntura e em março de 2012 me formei e comecei a atuar com Medicina Chinesa (acupuntura, auriculoterapia, moxa e massagem terapêutica).

Minha formação acadêmica era voltada para a área administrativa e em 2014 iniciei o curso de Fisioterapia pela FMABC, atualmente estou no último ano.

Adoro viajar e conhecer outras culturas, estive na China, EUA, alguns países da Europa, Américas, Índia e viajei por alguns lugares do Brasil também.
Sou budista, praticante de meditação.

Atuei como professora de inglês particular e escola de idiomas. Tenho conhecimento básico de italiano e espanhol.

Formação profissional terapêutica e administrativa:

- Massoterapia – Outubro/2002
- Traditional Chinese Medicine Acupunture & Cosmetology Training Course - WFCMS – Pequim – Setembro/2010
- Formação profissional em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura – Carga horária 1.200 horas - Instituto Tin San - Centro de Cultura de -
Medicina Tradicional Chinesa – São Bernardo do Campo – concluído Março/2012
- Anatomia do Sistema Locomotor – Maio/2012
- Drenagem Linfática – Novembro/2012
- Auriculoterapia Chinesa – CEATA – Abril/2013
- Aprimoramento em Acupuntura no Tratamento da Dor – Setembro/2013
- Diagnostico da Medicina Tradicional Chinesa – Dezembro/2013
- Bandagens Funcionais – Fevereiro/2015
- Massagem Tui Na – Agosto/2016
- Cursando 4o. ano do curso de Fisioterapia – FMABC – Santo André
- Administração de empresas – 1988
- Comércio Exterior – 1997
- Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais - 2000

Contato:
WhatsApp: 11 99187-2344