Você sabia que o uso de alguns antibióticos podem fazer mal à saúde do seu intestino? Um estudo publicado neste ano detectou que a utilização de alguns medicamentos comuns podem causar distúrbio às bactérias benéficas presentes no intestino.
Isso significa que você não deve mais tomar antibióticos? Não! O problema é que nem todo mundo usa medicamentos com discernimento. É importante utilizar apenas o remédio prescrito pelo especialista, durante o tempo certo, pois só assim algumas infecções serão tratadas.
Alguns pesquisadores suecos e britânicos avaliaram o que acontece no intestino ao receber o antibiótico. O estudo foi realizado por meio de exames de fezes e saliva. Depois de uma rodada de antibióticos, foi detectado que o uso destes medicamentos eliminam diversas bactérias intestinais responsáveis pela produção do butirato, um ácido graxo que funciona como um antioxidante que inibe inflamações e auxilia a combater o câncer.
O estudo testou quatro antibióticos comumente prescritos pelos médicos:
- Ciprofloxacino – conhecido como cipro, este medicamento é indicado para infecções urinárias.
Classe: Fluoro quinolona.
- Amoxicilina – utilizado para combater diversas doenças no trato urinário, gonorreia, infecções nos ouvidos, garganta, bronquite e problemas de pele.
Classe: semelhante à da penicilina
- Minociclina – indicado na maioria das vezes para problemas respiratórios, dermatológicos como acnes, além de combater infecções urinárias e genitais.
Classe: Tetraciclina
- Clindamicina – utilizado para tratar infecções vaginais, problemas no pulmão e pele.
Classe: Lincomicina
Dentre os remédios citados acima, a amoxicilina prejudica o intestino durante cerca de uma semana. A monociclina destrói as bactérias benéficas por um mês. Já os outros dois medicamentos são extremamente prejudiciais, pois acabam com as bactérias de forma mais agressiva por até um ano.
Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.