Saúde Integral

História e benefícios da Cromoterapia

Ilustração de diversas cores

Trata-se de uma terapia que utiliza as frequências eletromagnéticas das cores para estimular o equilíbrio físico, mental, emocional e energético promovendo a harmonização do organismo de maneira sistêmica.

A cromoterapia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976 e está inclusa no rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS – desde março de 2018.

Essa prática muito antiga era usada pelos egípcios, babilônios, gregos, chineses e indianos, que inicialmente se beneficiavam da terapia através das cores das flores, minerais e pedras preciosas, inclusive para fins medicinais.

A cromoterapia tem uma vasta aplicação, podemos citar: alimentação, harmonização de ambientes, vestuário, cromopuntura (aplicação das cores nos pontos da acupuntura), água cromatizada ou solarizada (exposição da água a luz solar), bastões de luz (direcionamento chacras ou demais regiões do corpo) e nos negócios, pois as cores escolhidas podem alavancar as vendas conforme segmentação do mercado ou produto.

Ilustração de uma pessoa sentada com as cores dos chacras
O Despertar dos Budas


Em 1920, o Dr. Dinshah Ghadiali apresentou seu sistema de cura com luzes coloridas ao mundo na cidade de Nova York. Ele chamou seu desenvolvimento de Spectro-Chrome. Os estudos e pesquisas do Dr. Dinshah provaram que o corpo poderia ser beneficiado quando exposto primorosamente a luz, mas ele sofreu criticas severas naquela época.

Porém, sua teoria é muito bem explicada nos dias atuais com o exemplo da conduta médica de fototerapia que utiliza a luz azul para tratar a icterícia neonatal, de forma não invasiva, normalizando a saúde dos bebês.

De acordo com os especialista e estudiosos cada cor apresenta uma frequência eletromagnética diferente que tem ressonância com diferentes partes do nosso corpo e estados emocionais, restaurando o equilíbrio de forma sistêmica ou isolada, conforme tratamento aplicado.

Ilustração de cores em formas de arcos
Daniele Levis/Unsplash

Abaixo, confira o quadro das cores e suas principais atuações emocionais:

Cor – Benefícios

Vermelha – Força, conquista, vitória, energia vital

Laranja – Criatividade, alegria, otimismo, simpatia

Amarelo – Estimula a capacidade mental, estudo, descontração

Verde – Crescimento, esperança, determinação

Azul – Harmonia, comunicação, confiança, serenidade

Anil – Intuição, inspiração, concentração, discernimento

Violeta – Espiritualidade, devoção, contemplação

Tratamento terapêutico utilizando a Cromoterapia

Você também pode gostar

Após a anamnese, o profissional avaliará o ser de forma integral, identificando a cor necessária e a melhor maneira de aplicar os recursos da cromoterapia que podem ser por bastão cromático, água solarizada, lâmpadas entre outros.

Embora o tratamento da prática terapêutica seja relativamente simples, é importante tomar algumas precauções, pois podem haver contraindicações dependendo do estado emocional, mental e físico de cada pessoa.

Eu sou Adrilene Eufrasio, Naturopata. Para agendar sessão presencial me mande uma mensagem no WhatsApp, no número (11) 99276-1808.

Sobre o autor

Ponto de Luz Terapias Sistemicas Ltda

Ponto de Luz Terapias Sistemicas Ltda

Ponto de Luz: esse nome nasceu em uma constelação familiar, ele é um lugar onde temos insights, ideias, luz e nos conectamos com ALGO MAIOR. Nasceu do desejo de retribuir ao Universo o muito que recebi quando assumi minha missão de terapeuta. É um local onde as pessoas se desenvolvem através de mim, Paola Mingardo com o atendimento presencial em astrologia, PNL, constelação familiar e coaching, além de outros profissionais que estão comigo nesta caminhada.

Hoje temos:

Dayana Costa

Massoterapeuta e terapeuta holística. Reikiana mestre na técnica Usui Tibetano e Reiki Karuna.

Trabalho com técnicas de massagens terapêuticas:
- Massagem reikiana com aplicação de cristais
- Ayuverdica-yoga massagem
- Drenagem linfática foco terapêutico
- Shiatsu-terapia
- Reflexo-terapia
-Massagem crânio-facial
-Reiki terapia com meditação, aromaterapia, cronograma, meditação e mantras.

Ministro cursos e workshops de terapias manuais e reiki usui tibetano níveis 1, 2 e 3 vivência reikiana

Wilton Cruz

Wilton Cruz, criador do método terapêutico Terapia de Valor e do Sistema de transformação de vida, através dos 7 chacras com cristais. Sou terapeuta, naturopata e numerólogo. Realizo atendimento individual utilizando várias ferramentas e técnicas, de acordo com a necessidade. Recorrente utilizo radiestesia, cristaloterapia e barras de access.Venha se cuidar e despertar o melhor que existe em você.Terapeuta Naturopata, especialista em Cristaloterapia, Numeroterapia e atende com outras ferramentas também.

Whatsapp: 11 987387549
E-mail: [email protected]
Facebook e Instagram: @wiltonterapiasholisticas
Canal no YouTube: Terapia Dexcomplicada
Curso de Cristais e Jornada de Autoconhecimento (on-line) iniciando em Julho de 2020.
Oficinas de Japamala (on-line) com datas agendadas.

ADRILENE EUFRÁSIO

Terapeuta naturopata

Todas as técnicas que utilizo permitem olhar o ser de uma forma integral e individualizada, em que o tratamento é personalizado. Adrilene Eufrásio – Terapeuta floral no Hospital das Clínicas (FMUSP); cursa especialização em naturopatia e medicina chinesa; atua com práticas integrativas (reiki, cromoterapia, aromaterapia e floral de Bach).

Todas as técnicas que utilizo permitem olhar o ser de uma forma integral e individualizada, em que o tratamento é personalizado.

SIBELE JARA

Sibele Jara – Sobre a taróloga Sibele Jara. Profunda estudiosa de uma doutrina espiritualista que não se prende a nenhuma religião, mas acima de tudo ao autoconhecimento, a nossa taróloga Sibele iniciou sua atividade com o tarô cigano aos 14 anos de idade e se aperfeiçoou em outros oráculos, como o Mitológico e o Tarô de Marselha, por meio de cursos certificados na área e com mestres de muita sabedoria. Atualmente foca seus esforços em desenvolver a cada dia mais seus dons por meio do estudo contínuo de novos oráculos, tudo com muito amor e dedicação ao ser humano.
Leitura de Tarô

SILVIA JARA

Terapeuta de thetahealing

Consteladora

Prazer, sou a Silvia. A vida vai levando a gente por caminhos estranhos, que quando estamos passando não entendemos muito bem, mas um dia as coisas se mostram. Sempre gostei de lidar com pessoas, falar sobre sentimentos e compreender a causa das dores humanas. Me formei em publicidade, depois trabalhei anos com pesquisa de mercado, de onde veio um maior conhecimento sobre o comportamento humano. Depois veio o caminho do autoconhecimento e da consciência, que me levou a conhecer diversas técnicas e terapias. Hoje estou aqui, no Ponto de Luz, como terapeuta, atendendo como facilitadora de constelações sistêmicas em grupo e individual (presencial e online), thetahealing (presencial e online) e reiki. Tudo que vivi valeu a pena e tudo que venho aprendendo me trouxe até aqui. Para onde vou? Quem sabe? Somos seres em construção eterna!

Email: [email protected]
Facebook: pontodeluzterapia
Instagram: @pontodeluzterapia