Espiritualidade

Itaidoshin: união da mente e corpo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quantas vezes já ouvimos essa frase em vários momentos da vida, em desenhos e filmes, não é mesmo? No budismo, a definição de união (Itaidoshin) transcende a questão da união entre as pessoas, mas também de uma condição de junção perfeita e sincronia entre as pessoas.

Trata-se de diferentes seres humanos, com histórias diferentes, corpos, características e atitudes que as diferem umas das outras, porém, todas trabalham unidas por um grande ideal. Trazendo para nosso cotidiano, pode ser pessoas trabalhando numa empresa, pessoas envolvidas num grande evento até as pessoas unidas por ideais elevados como a paz e a prosperidade de uma sociedade e até mesmo uma nação.

Itai significa “diferentes corpos” e doshin, “uma única mente”. Portanto, itai doshin quer dizer “diferentes pessoas com um mesmo objetivo”.
Em essência, esse princípio ensina que diferentes pessoas profundamente relacionadas por um mesmo ideal podem realizar muito mais do que o mesmo número de indivíduos trabalhando separadamente para fins puramente particulares.

“Se itai doshin prevalece entre as pessoas, todas as suas metas serão alcançadas, enquanto que, com dotai ishin, falharão em realizar qualquer coisa. Os mais de três mil volumes das literaturas confuciana e taoísta estão repletos de exemplos. O rei Chou de Yin conduziu setecentos mil soldados a uma batalha contra o rei Wu de Chou com meros oitocentos homens. O exército do rei Chou, contudo, perdeu por falta de união defronte da unidade dos homens do rei Wu. Mesmo um único indivíduo com propósitos contraditórios consigo mesmo é certo terminar em falha, mas uma centena ou um milhar de pessoas unidas em espírito certamente têm sucesso. Os japoneses são muitos em número, mas o espírito divisório destrói sua habilidade de realizar algo em comum. Em contraste, Nitiren e seus seguidores são poucos em número, mas por agirem em itai doshin realizarão sua grande missão de propagar o Sutra de Lótus. Muitos fogos enfurecidos são debelados por uma única chuva e muitas forças más são vencidas por uma única grande verdade. Assim são Nitiren e seus seguidores” (As Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. 1, págs. 409–410).

Young man meditating on his living room floor, sitting in the lotus position with his eyes closed and an expression of tranquility, in a health and fitness concept

Em sua proposta “A paz pelo diálogo: É tempo de falar — Uma cultura de paz”, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, disse a esse respeito: “O espírito humano é dotado da habilidade de transformar até as circunstâncias mais difíceis, acrescentando valores e significados cada vez mais enriquecedores. Quando cada pessoa levar essa ilimitada capacidade a florescer plenamente; quando cidadãos comuns se unirem num compromisso com a mudança positiva, há de surgir, como um culto da paz, um século da vida” (Terceira Civilização, edição no 381, maio de 2000, pág. 44).

Não é fácil obter esse aspecto perfeito de união entre as pessoas. Para que essa condição seja atingida, é necessário tempo, paciência, espiritualidade, um pouco de afinidade, e mais importante: a vontade de obter um grande resultado através de um grande e bom ideal. É utilizar as diferenças como vantagem para que juntas, as pessoas atinjam então as metas e objetivos propostos. Quando o sentimento e o pensamento estão harmonizados entre as pessoas, é possível atingir a condição de itaidoshin.

A chave para a vitória e o desenvolvimento é a união. Sempre.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]