Autoconhecimento Psicanálise

Liberte-se do que te faz mal!

Ana Cerqueira
Escrito por Ana Cerqueira



Olá, amigos do Eu sem Fronteiras!

É com alegria que escrevo novamente por aqui. Vamos falar hoje sobre o que nos faz mal, e da nossa dificuldade em deixar isso tudo e ser feliz.

Muitas vezes, na nossa vida, passamos por momentos de infelicidade, problemas, decepções, tanto com os outros quanto com a gente mesmo. É claro que pra se libertar de tudo isso é preciso um grande trabalho de autoconhecimento, autoamor e amor ao próximo, e não é fácil esse processo.

Em algumas situações, até conseguimos perceber o quanto estamos nos sabotando, mas acabamos dando força para o negativo e nos apegando ao que nos leva para baixo e para trás.

Vários são os motivos e cada um lá no fundo de si sabe onde tem que mudar. O problema é que quando as memórias estão tão profundamente enraizadas no nosso ser, recalcadas, não conseguimos lembrar e nem nos libertar delas. Por isso, o trabalho de terapia é importante.

Vários são os motivos e cada um lá no fundo de si sabe onde tem que mudar.

A autosabotagem tem muito a ver com culpas, conscientes ou inconscientes. Nos punimos por coisas que nem imaginamos, impedimos o nosso processo de evolução por fatos e atitudes que aconteceram no passado. Chega! Não temos que carregar culpa nenhuma, temos que aprender com os erros, se arrepender e seguir em frente, e não ficar com o chicotinho da dor e do sofrimento.

Todos somos imperfeitos, não pense que é diferente disso! Você erra, eu erro, ele erra, ela erra, todos erram. Vivemos de erros e acertos, aprendemos algumas vezes no amor, outras na dor, mas só podemos ir pra frente. Só podemos olhar pra frente. O que passou já foi e não tem como voltar atrás.

Também nos punimos pelo que está consciente, nos punimos por um sentimento, por um desejo, por uma necessidade de viver diferente do que os pais e a sociedade esperam da gente. E perdemos tempo! Cada um é responsável única e exclusivamente pela sua vitória e evolução.

Chega de ficar com medo de tudo e de todos, não tenha medo de deixar pra trás o que te faz mal. Confie em você, na vida e em Deus. Confie que está tudo certo e que você nunca esteve e nem nunca estará sozinho.

Deixe de lado a acomodação, os ganhos financeiros e emocionais de estar em relacionamentos e situações que não te completam, porque são externas e não internas, porque são falsas. A única pessoa que pode te fazer feliz é você mesma, enquanto esperar que isso venha de fora vai sofrer, e muito.

O amor começa de dentro pra fora, o amor só pode começar por si mesmo, para depois ser espalhado pelo mundo. Ame-se! Valorize-se! Não deixe nada nem ninguém te impedir de conquistar seus sonhos, desde que tenha amor no seu objetivo. Não deixe que palavras ditas, amores perdidos, doenças ou qualquer outra coisa atrapalhe seu caminho para a luz interna, para a paz de espírito e para a vida.

Sorria e confie! Seu caminho é para o bem, mas o melhor só pode ser feito por você.

Dê um passo, acredite e verá quão maravilhoso é tomar as rédeas da sua vida e ser feliz.

Um grande beijo pra todos e até a próxima!

Sobre o autor

Ana Cerqueira

Ana Cerqueira

Sou Psicanalista Clínico, com especialização em Métodos de Acesso Direto ao Inconsciente. Tenho graduação em Publicidade e pós-graduação em Comunicação Digital. Sou Autora do Blog “Amor pela Psicanálise”.

E-mail: [email protected] | [email protected]
Facebook: Amor pela Psicanálise
Instagram: @amorpelapsicanalise
Site: Blog Amor pela Psicanálise