Energia em Equilíbrio

Libido: a energia que impulsiona a vida!

Mulher sentada em balanço de olhos fechados
Mônica Porto
Escrito por Mônica Porto

Libido: substantivo feminino que em latim significa “anseio ou desejo“. Também descrita como energia aproveitável para os instintos da vida.

Sigmund Freud a descreveu como “Energia que impulsiona a vida”.

Para Carl Jung era “Toda a energia ou força vital psíquica do homem”.

Santo Agostinho foi o primeiro a distinguir 3 tipos de desejos:

Libido scienti = desejo de conhecimento;

Libido sentiendi = desejo sexual em sentido mais amplo;

Libido dominendi = desejo de dominar em amplo sentido.

Sempre que se fala em libido, as pessoas tendem a direcionar exclusivamente para o aspecto sexual. Entretanto a libido não está relacionada apenas a este aspecto. Ela está presente em TODAS as áreas da vida.

Então, quando uma mulher diz que não tem mais libido ou que ela está baixa, precisamos ter uma escuta muito cuidadosa e atenta a esta colocação.

Mulher tomando banho em banheira com pé para cima
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Simplesmente responder para esta mulher que – muitas vezes está no Climatério ou na Menopausa – é assim mesmo devido aos níveis baixos de testosterona, estrogênio e progesterona ou devido a medicamentos que toma para depressão ou melancolia que algumas sentem por medo das mudanças que ocorrem nesta fase é uma forma muito simplista de resposta.

Sim, esses podem ser alguns dos fatores causais, mas não é o “deadline” (fim da linha)!

Autoestima é libido! Autoconhecimento é libido! Alegria de viver é libido! Potencial criativo é libido! É Chi, força da vida! É Prana, energia vital! É Orenda, poder místico, força da vida!

Você também pode gostar

Não há nada na Natureza que não tenha Chi, Prana, Orenda, Libido.

Portanto, estimular essa mulher para que aumente ou melhore a libido é fundamental, seja do ponto de vista sexual (e tem várias formas de auxiliar nisto, através de alimentação, ervas medicinais e estilo de vida saudável), como também nos demais aspectos, porque é VIDA! É brilho!

Sobre o autor

Mônica Porto

Mônica Porto

Fisioterapeuta há quase 40 anos. Mestre e doutora em neuropediatria. Ex-docente de três Universidades no Estado de São Paulo na disciplina de Neuropediatria, com cursos e estágios nos EUA e Europa. Terapeuta complementar e integrativa, com formação em ayurveda, ginecologia natural, aromaterapia, fitoterapia, florais de Bach e da Lua, pós-graduação em uroginecologia e em saúde da mulher, mestre reiki. Facilitadora de Roda de Mulheres. Ministro cursos, palestras e workshops em espaços holísticos e empresas. Foco de trabalho saúde da mulher.

Contato
Email: [email protected]