Saúde Integral

Acerte sua postura e melhore seu humor

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Parece loucura, mas o simples fato de manter sua postura ereta pode influenciar positivamente em seu humor e energia. Endireitar o tronco te deixa menos vulnerável ao estresse e problemas similares.

Uma pesquisa realizada na Nova Zelândia, na Universidade de Auckland, avaliaram algumas pessoas durante situações complicadas, principalmente no período de trabalho. Metade dos voluntários utilizavam um adesivo nas costas que obrigatoriamente deixava a postura mais curvada, o restante manteve a coluna reta durante o teste. No final, pode-se perceber que as pessoas que estavam em posição de corcunda ficaram mais temerosas e aflitas em meio às situações embaraçosas. O estudo detectou que a energia das pessoas “desalinhadas” é de maneira geral negativa.

De acordo com José Ribamar Moreno, médico coordenador do Centro de Tratamento Intensivo da Dor, no Rio de Janeiro “Uma postura inadequada inibe estímulos dos músculos que incitam a produção de substâncias relaxantes”.  

Se posicionar de maneira curvada faz com que o abdome seja comprimido e assim o fornecimento de oxigênio para o organismo é reduzido. A postura errada pode provocar desde problemas simples como má digestão até depressão.

  • Passar o dia sentado faz mal

O sedentarismo além de fazer mal ao corpo também pode fazer mal para a mente. Inúmeros estudos comprovam que quem passa o dia todo sentado certamente terá problemas lombares e, além disso, pode desenvolver colesterol alto, obesidade e diabetes.

a woman sitting at a desk and has pain in the back. symbol photo

  • Posição certa para sentar

É claro que nem todas as pessoas se encaixam nessa teoria, mas uma pesquisa realizada na Escócia mostra que a maneira correta para sentar é se inclinar um pouco para trás, atingindo um ângulo de 135°.

  • A posição ideal

Sua respiração está diretamente ligada a maneira como você se posiciona. Sentar e posicionar a coluna de maneira ereta e relaxada expande o peito e te dá mais fôlego, o que indiretamente aumenta sua energia e foco nas tarefas do dia a dia.

  • Chora agora, mas ri depois

O processo de endireitar a colunar pode ser dolorido no início, pois seu corpo não está acostumado com uma postura ereta e essa transformação pode ocasionar dores lombares. Se isso acontecer opte por práticas como a yoga, que envolve tanto o ensinamento de postura e métodos de sentar, como o aprendizado e controle da respiração.

  • Ande

Se você permanece muito tempo sentado, procure levantar o máximo de vezes possíveis seja para ir ao banheiro ou tomar água. Caso não possa andar no ambiente de trabalho, estique seu corpo diversas vezes ao dia.


  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]