Linguagem do Corpo Saúde Integral

Linguagem do Corpo: Qual a função do catarro?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Composto por 90% água, o catarro é um líquido produzido por glândulas localizadas na mucosa, camada que reveste as vias aéreas.

Como citado acima, além de água o catarro contém glicoproteínas, sais e restos celulares.

A função do catarro é proteger o organismo e expelir vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem infectar o nosso corpo. Por conta disso, o catarro pode apresentar cor, consistência e odor diferentes. Catarro com coloração amarelada ou esverdeada e de consistência mais espessa pode ser sinal de infecção das vias respiratórias, normalmente causada por invasão de vírus e bactérias.

Mas nem todo muco, outro nome dado ao catarro, é considerado mau sinal. O catarro transparente, sem odor e de espessura fina é normal e comumente produzido pelas mucosas e não apresenta qualquer tipo de problema.

shutterstock_179660255-2 Seja qual tipo for, é indicado beber muita água para que o catarro se dissolva e saia com mais facilidade do organismo. Se o muco for mais espesso é necessário tratamentos médicos com expectorantes e antibióticos.

Cristina Cairo afirma em seu livro que o catarro é fruto de uma raiva nutrida pelo paciente e que não aceita facilmente as opiniões alheias.

Catarro segundo Cristina Cairo:

Simboliza que a pessoa está respondendo negativamente às opiniões dos outros e que está nutrindo raiva e medo de ter de agir como os outros esperam que ela aja. Aparece em pessoas que não acreditam que somos responsáveis por tudo que nos acontece e que estão sempre esperando algo inevitavelmente ruim acontecer. São pessoas que não percebem que estão acumulando iras “na garganta”, só porque desconhecem seu poder nato de criar seu destino.

Se você continuar guardando essa convicção errônea de que os acontecimentos da vida são pura fatalidade, acabará sufocado, mas, se você acredita no que pensa, externe sem medo sua opinião e mude, imediatamente, o que está errado.

Seja você mesmo. Pense e aja com liberdade, mas seja calmo e compreensivo, para não criar atritos.

livro 1


Você também pode gostar de outro artigo. Acesse: Gripe? Resgate suas forças e sua saúde agora!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]