Saúde Integral

Como o eucalipto pode te ajudar a respirar melhor?

Ramos de eucalipto, entre frascos e potes de cosméticos.
123rf/Julia Sudnitskaya
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Algumas plantas são tiro e queda para problemas respiratórios. Veja como o eucalipto pode te ajudar a respirar melhor e aprenda a utilizá-la.

Eucalipto é amigo das vias respiratórias

As principais propriedades do eucalipto é eliminar a secreção nasal e facilitar a respiração. Os responsáveis por essas ações são os taninos, o eucaliptol e o citronelol, substâncias ativas dessa planta nativa da Oceania.

Ramos de folhas de eucalipto, com flores.
Pixabay/sbaynham

Inalar as folhas limpa as mucosas nasais, enquanto o óleo essencial ajuda a impedir o desenvolvimento da bactéria associada à tuberculose. O eucalipto é indicado para gripes, resfriados, asma e sinusite, contudo pode piorar a asma seca (sem catarro).

Receitas com eucalipto para bronquite e asma

Quem não sofre com asma seca pode inalar o vapor das folhas, tomar o chá e fazer massagens com o óleo essencial. Aprenda a usar o eucalipto:

Folhas de eucalipto em uma mesa, com um copo de água ao lado, e algumas folhas dentro do copo.
Shutterstock/Africa Studio

Inalação com eucalipto para sinusite

Mergulhe 6 ou 8 folhas em 1 litro de água fervendo. Cubra a cabeça com uma toalha de banho e inale o vapor por aproximadamente 5 minutos.

A inalação também pode ser feita com o óleo essencial. Pingue 5 gotas em 1 litro de água fervendo, cubra a cabeça e inale por aproximadamente 5 minutos. Faça isso duas vezes por dia.

Você pode acrescentar folhas de camomila ou tília na inalação.

Chá de eucalipto para bronquite

Em uma xícara, coloque 1 colher de sopa de sopa de folhas de eucalipto picadas e água fervendo. Cubra a xícara com o pires, espere amornar, coe e acrescente um pouco de mel. Beba duas vezes por dia.

Compressa com óleo essencial de eucalipto

Aplique 5 gotas do óleo essencial nas panturrilhas, em seguida, coloque gazes frias sobre elas. Troque as gazes 6 vezes.

Massagem com óleo essencial de eucalipto

Aplique 4 gotas do óleo essencial no peito e faça massagens suaves. Nas crianças, aplique 3 gotas nas plantas dos pés e massageie.

Quem não pode usar?

  • Crianças menores de dois anos, principalmente no peito;
  • Gestantes;
  • Pessoas hepáticas e com doenças inflamatórias.

Efeitos colaterais

  • Sonolência;
  • Vômitos;
  • Dermatite;
  • Taquicardia.

O eucalipto ameniza doenças respiratórias, como a sinusite. Que tal conhecer outros tratamentos para a doença com essa planta?

Você também pode gostar

Utilização do eucalipto no quarto

Um ambiente propício para fazer uso do eucalipto é o quarto. É lá onde descansamos no fim do dia e dormimos, a fim de recuperarmos todas as nossas energias. Alguns até utilizam o espaço para trabalhar ou estudar, conectando-se a atividades que exigem mais do corpo e da mente.

Mas como introduzir o eucalipto nesse lugar tão íntimo? Não se preocupe, porque nós temos algumas dicas. Seja para quem tem problemas de respiração ou aqueles que buscam se beneficiar de alguma propriedade das folhas dessa árvore, existem duas maneiras simples de utilização:

1 – Guirlandas

Você deve estar se perguntando: como assim guirlandas? É comum associarmos esse objeto de decoração a épocas festivas como o Natal, mas ele também pode ser um aliado em se tratando do eucalipto.

Ao fazer uma guirlanda com as folhas dessa árvore, você pode pendurá-la em portas, paredes e até mesmo janelas. Além disso, você pode optar por colocá-la em um espaço ao lado da sua cama, logo acima da mesa de cabeceira, por exemplo.

Normalmente, as guirlandas de eucalipto são colocadas em ambientes onde o seu aroma pode ser apreciado com frequência. Ou seja, o contato direto ajuda a absorver melhor os benefícios terapêuticos por trás das folhas.

Como fazer

  • Separe um bastidor de madeira, barbante e folhas de eucalipto.
  • Ao redor do bastidor, vá posicionado as folhas de eucalipto da maneira como preferir, seguindo a circunferência da madeira até que ela fique totalmente preenchida.
  • Após fazer isso, utilize o barbante para prender as folhas e os galhos na madeira, fazendo as amarrações como achar melhor.
  • Por último, é só escolher o local do quarto que mais te agrada para pendurá-la.

2 – Óleo essencial

Você sabia que existem mais de setecentas espécies de eucalipto? Cada uma delas é usada de uma maneira diferente e suas folhas trazem benefícios diversos.

Pequeno frasco de extrato de eucalipto entre folhas do mesmo.
Pexels/Laryssa Suaid

A espécie mais conhecida é o eucalipto globulus. O óleo dessa árvore possui um aroma mentolado e fresco, sendo que suas propriedades principais são: expectorante, antitérmico, analgésico e antibacteriano. Para utilizá-lo no seu quarto, você pode pingar cinco gotas em um difusor elétrico, deixando no ambiente pelo tempo que achar necessário.

Outra forma de uso é no piso do ambiente. Basta pingar de cinco a dez gotas para 500 ml de água em um balde. Depois use isso para fazer a limpeza do chão do seu quarto. Além dos benefícios já citados acima, ajuda também a purificar o local e a afastar as energias negativas.

Esse óleo essencial não é indicado para pessoas que estão em tratamento homeopático e para crianças com menos de três anos. Nesses casos, recomenda-se os óleos vibracionais de eucalipto.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]