Nutrição Saúde Integral

Eu posso ingerir líquidos durante as refeições?

64347261 - beautiful young couple is talking, looking at each other and smiling while eating and drinking in kitchen at home
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você toma suco ou refrigerante no almoço e no jantar? Saiba que ingerir líquidos entre as refeições não é muito indicado. Vamos esclarecer suas dúvidas e ensinar truques para consumir líquidos sem atrapalhar as refeições.

O que acontece quando ingerimos líquidos durante as refeições?

O estômago suporta 2 litros de líquidos e alimentos. Ao consumir líquidos junto com a comida, o órgão recebe mais do que precisa, por isso, o inchaço abdominal. Os refrigerantes, bebidas alcoólicas e os sucos industrializados têm alta concentração de sódio. Eles diluem os alimentos, atrapalhando a mastigação, absorção dos nutrientes, além de dificultar a digestão, principalmente dos carboidratos.

Os líquidos também aumentam o nível de açúcar e o cérebro libera sinais de saciedade somente após a pessoa ter exagerado na comida. Nas crianças, a ingestão de sucos industrializados e refrigerantes nas refeições aumenta a iminência de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

E a água com gás? Por ser uma bebida gaseificada, ela também dilata o estômago e retarda a digestão.

Então não posso beber nada?

O ideal é evitar, mas caso sinta muita vontade, eleja a água. O solvente universal facilita a absorção dos nutrientes e ainda mantém a hidratação. Os sucos naturais de frutas ácidas como limão e abacaxi também são indicados, pois ajudam no processamento dos alimentos.

Truques para os líquidos não atrapalharem as refeições

Caso queira tomar líquidos entre as refeições, desde que seja água ou copo de suco natural, não ultrapasse os 200ml. Marle Alvarenga, doutora em nutrição da USP (Universidade de São Paulo) orienta o consumo antes de comer ou, então, durante a refeição, mas bem devagar. Caso não seja ingerida nenhuma bebida durante a refeição, a profissional recomenda esperar uma hora.

Você sabia que líquidos entre as refeições prejudica a absorção de nutrientes? Confira dicas para aprender a comer melhor.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]