Bursite é a inflamação da bursa sinovial, espécie de almofada com líquido que impede o contato do tendão com o osso. O problema afeta articulações responsáveis por movimentos repetitivos, como ombros, joelhos, cotovelos e quadris. Dores, rigidez, inchaço e calor na região são os principais sintomas da bursite.
Pessoas idosas ou profissionais que realizam movimentos que pressionem as articulações, como músicos, pintores e esportistas, são mais propensos a ter esta inflamação.Porém, outras situações também estão associadas a ela:
- Problemas ortopédicos e reumatológicos;
- Ficar muito tempo apoiado nos cotovelos;
- Se ajoelhar constantemente;
- Sentar em superfícies duras por longos períodos;
- Levantar coisas sobre a cabeça e arremessar bolas várias vezes.
Como tratar a bursite?
O tratamento é feito com injeções de anti-inflamatórios e punção para retirar o líquido inflamatório. Mas, sabia que existe um remédio natural para bursite? A raiz da planta garra-do-diabo age como anti-inflamatório, analgésico e antirreumático. O vegetal nativo da África do Sul é muito utilizado em casos de tendinite, artrose, fibromialgia e ainda regula os níveis de ácido úrico no organismo, pois, o excesso desta substância está ligado às inflamações ósseas. Aprenda a fazer o chá:
- Coloque uma colher de sopa da raiz da planta em um litro de água;
- Deixe ferver e após atingir fervura, apague o fogo, cubra o recipiente e espere amornar;
- Beba uma xícara – duas a três vezes ao dia.
Contraindicações: gestantes, mulheres amamentando, pessoas com úlceras e pedras na vesícula. Hipertensos, cardíacos e diabéticos devem consultar o médico.
Alimentação também ajuda
A raiz de garra-do-diabo é boa para bursite, mas alimentos ricos em magnésio como o brócolis, grão-de-bico, banana, aveia, mamão papaia e iogurte ajudam e muito. Outras recomendações são banhos de sol de 30 minutos antes das 10 da manhã e suplementação de vitamina D.
Você também pode gostar
- Conheça um tratamento natural para sinusite
- Aprenda qual é o remédio natural para a ansiedade
- Experimente tratamentos naturais para o controle do vitiligo
Embora não dispense os medicamentos tradicionais, os remédios naturais são bem-vindos. Você conhecia a garra-do-diabo? Quer saber mais sobre o poder das ervas? Acesse este artigo sobre o assunto.