Nutrição

Quanto açúcar você consome?

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Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O açúcar é uma grande tentação na alimentação, proporciona um sabor agradável e doce. Nossas papilas gustativas ficam extremamente aguçadas quando se trata de alimentos com grande teor de açúcar, contudo, é necessário estar atento aos efeitos que esse alimento, consumido em excesso, pode causar em nosso organismo.

Primeiramente, vamos entender o que é o açúcar. Nós consumimos o que chamamos açúcar de cozinha, que tem como principal constituinte a sacarose, depois é constituído de mais carboidratos, que conferem ao alimento o sabor adocicado e tão apreciado por nós.

Existem alguns tipos de açúcar mais conhecidos entre os cozinheiros. O primeiro é o açúcar de confeiteiro, que é mais refinado, usado em bolos e coberturas, e é feito através de um peneiramento extremamente rigoroso.

Logo depois temos o açúcar orgânico, que é muito bem apreciado, pois deriva de um processo pouco industrializado, ou seja, sem adição de conservantes. Também é menos processado, é escuro e doce, porém, mais caro que outros açucares.

O açúcar refinado, o mais consumido em nosso país, é mais processado e contém aditivos químicos, e devido ao processamento excessivo perde algumas propriedades nutritivas, tornado-se um grande inimigo dos nutricionistas. O que não é o caso do açúcar mascavo, que é muito bem recomendado, porém, seu sabor não agrada muito aos consumidores, pois por ser menos processado torna-se bruto, escuro e úmido, sendo extraído do caldo da cana-de-açúcar.

Em produtos industrializados, o teor de açúcar é extremamente elevado, e o maior perigo em relação a esses alimentos é a nossa negligência na utilização.

Muitas vezes, os consumimos sem prestar atenção e isso traz consequências, podendo nos levar a problemas de saúde como: diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

A redução do consumo de açúcar é uma atitude essencial para quem se interessa em viver uma vida saudável. Para fazer isso, vamos colocar algumas atitudes que podem ser realizadas para ajudar nesse processo:

  1. Troque o açúcar refinado por açúcar orgânico ou mascavo
  2. Reduza o consumo de refrigerantes
  3. Troque o suco pela ingestão da fruta
  4. Faça exercícios físicos
  5. Controle a compulsão por doces

Assim, podemos consumir um pouco de açúcar sem exageros e levar uma vida saudável.


Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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