Convivendo

Maquiagem é arte e expressão

Mulher negra com uma flor amarela no cabelo.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A maquiagem é muito antiga, provavelmente ela já era utilizada desde as primeiras civilizações para práticas xamânicas, cultos ou rituais.

Ainda, há relatos de que três mil anos antes de Cristo, os egípcios já conheciam os mais diversos tipos de maquiagem, como batons, iluminadores, maquiagens para reforçar os olhos e sobrancelhas, blush, entre outros pigmentos que ainda são conhecidos até hoje.

Gueixa. Uma mulher oriental vestindo um kimono com flores sakura decorando. Ela está com uma maquiagem marcante de tons vermelhos.

No Japão, as gueixas usavam batons feitos de pétalas de açafrão esmagados para pintar as sobrancelhas e as bordas dos olhos. Além disso, elas também já conheciam o pó de arroz e o rouge, que utilizavam para fazer os contornos do nariz.

Clique e conheça a linha de batons Natura Faces

Ou seja, a história da maquiagem é antiga, porém foi em 1920 que ela se popularizou graças ao cinema, e desde então, é possível acompanhar o constante crescimento desse mercado, além das diversas tendências que surgem anualmente.

Embora ela seja muito usada para ditar padrões, ela também pode ser libertadora e servir como um canal para que cada pessoa se expresse a sua maneira, e esse é o convite que nós queremos fazer a vocês.

A forma como nos maquiamos diz muito sobre nossa essência, e é por meio disso que conseguimos externar a nossa individualidade, para que possamos ser diferentes uns dos outros e ainda assim termos destaque.

Mas e você?

Sua maquiagem é feita por uma inspiração que vem de dentro ou você simplesmente copia o que a mídia dita?

Já pensou em como você se sentiria expressando todo o seu Ser por meio da maquiagem? Parece difícil, né? Mas não é!

Homem com maquiagem de halloween.
Lápis Kajal para os Olhos – Linha Natura Una

Tente experimentar esse exercício: em uma folha de papel, escreva “eu faço maquiagens que se conectam com a minha essência”, e passe alguns dias reescrevendo isso e lendo, também.

Em alguns dias, o universo começará a apresentar para você novas formas de se maquiar, formas que até então você nunca nem tinha ouvido falar. Você conhecerá novas cores, novas formas de traçar e aos poucos você começará a se expressar de maneira mais marcante.

No entanto, não se prenda apenas à maquiagem, porque você é um conjunto inteiro. Comece a conhecer outros penteados, mude os cabelos, vá testando até encontrar o ponto certo que expressa inteiramente a sua essência.

Porém, lembre-se que está tudo bem se daqui a dois meses você quiser mudar novamente, afinal, nós estamos em constante mutação.

Por fim, não tenha medo de inovar e ousar, lembre-se que você nasceu para experimentar todas as versões de si mesma. Use o batom vermelho, roxo, rosa ou azul. Experimente os mais diversos modelos de sombras, delineadores e contornos. Seja livre para ser e compartilhar a sua beleza.

E aí, estão prontas para deixar sua marca no mundo?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]