Budismo Espiritualidade

Meditação dos 5 elementos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ler é uma dádiva que só pertence aos seres humanos. A leitura nos permite ingressar em mundos até então desconhecidos, conhecer pessoas, lugares e muito mais sem sair do lugar. Por isso, nós indicamos o livro A meditação de Equilíbrio, Pacificação e Cura através dos cinco Elementos externos, internos e secretos. Trata-se de uma prática baseada nos ensinamentos de Budha Shakyamuni contidas no cânone em língua páli no Mahasatipannahana Sutta, no cânone maha-yana em língua sânscrita no Vairocanabhisambodhi Sutra e o cânone tantra-yana no Chakrasamvara Tantra, Hevajra Tantra, Guhyasamaja Tantra e outros.

Collage of Feng Shui destructive cycle with five elements (water
A meditação dos cinco elementos traz  equilíbrio, pois é falado sobre os cinco elementos básicos que constituem tudo o que há fisicamente no universo: espaço, ar, fogo, água e terra em seus três aspectos: externos, internos e secretos. Esse ensino amansa as emoções aflitivas como o orgulho, a inveja, o desejo, a ignorância, a carência e a raiva, ajuda a aceitar e acolher o que surgir em nossa mente com amor e cuidado onde, então, vamos pacificando toda e qualquer experiência. Não é uma mudança pacífica e passiva, mas sim como mudar positivamente seu interior e o ambiente ao redor. O livro retrata também esse ensino como medicina que cura nosso corpo, energia e mente, através do equilíbrio e pacificação de nossa vida interior e através do cultivo do reconhecimento de nossa verdadeira natureza que nada mais é do que a natureza essencial dos cinco elementos.

Ouça mais sobre a Meditação do Cinco Elementos.

De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente.

– Mario Quintana


  • Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]