Meditação Saúde Integral

Medite para ser saudável

Mulher sentada no chão da sala de estar, meditando.
Ricardo Ricchini
Escrito por Ricardo Ricchini

Este artigo é o segundo de uma série de textos que vão tratar de cada área energética e sobre como meditar e agir sobre elas pode ser prático, útil e benéfico, independentemente de dogmas, rituais e crenças.

Você pode acompanhar minhas aulas de meditação online no Instagram Meditação Transforma.

Saúde é fundamental para a harmonização das áreas da vida. Com saúde gerimos nosso tempo com mais eficiência, nos relacionamos melhor com os outros, trabalhamos com mais disposição, temos mais concentração para estudar. Com saúde é mais fácil nos conectarmos ao nosso propósito.

Saúde é o resultado de quando o sistema – corpo, mente, emoções e energia – se mostra equânime. Equanimidade, um termo comum na meditação, é a capacidade de não sermos levados pelo que acontece conosco, ou a percepção sem apego do surgimento e do desaparecimento de fenômenos.

Homem sentado na varanda de casa, com a cabeça baixa e os olhos fechados, alongando-se.
Unsplash/Scott Broome

A meditação nos ajuda a manter uma atenção sábia. Quando aprendemos a “ver sem sermos apanhados pelo que vemos”, palavras ofensivas, eventos desfavoráveis, pensamentos negativos e sensações desagradáveis têm menor probabilidade de nos afetar. Ao não reagirmos, há maior possibilidade de responder com sabedoria e compaixão, desencadeando a harmonia que o sistema necessita para sempre se manter saudável.

A vitalidade se obtém com alimentação adequada, bom sono, boa postura, atividade física e regeneração. A “equanimidade na saúde” ocorre quando equilibramos atividade e descanso.

Você também pode gostar

Da mesma forma que adoramos quando somos produtivos e vibrantes, precisamos saber a hora de parar e entrar no modo descanso. Vários ajustes internos só ocorrem em repouso, como a eliminação de toxinas e renovação de células.

Apesar de provavelmente concordar com tudo o que eu escrevi até agora, você sabe que a tendência é não pararmos nunca. E o que acontece quando não alternamos atividade com descanso também é do seu conhecimento: o corpo, as emoções e a mente vão acumulando a necessidade de equilibrar o sistema, até que você é vencido pelo estresse ou por alguma doença leve que o nocauteia.

Como fazer para contornar esse problema tão comum para todos? Medite!

Pessoa sentada no chão, de pernas cruzadas e a mão sobre o joelho, em posição meditativa.
Unsplash/JD Mason

Abaixo vou passar uma prática de meditação noturna que funciona: quando anoitecer, inicie o processo de desaceleração:

  • Vá desligando as luzes e afaste-se de computador e do celular, de jogos e das notícias. Se gosta de ver TV para dormir, prefira documentários sobre natureza. Mas, se possível, leia um livro, que induz ao sono com mais facilidade.
  • Medite. Respire lenta e profundamente e observe o que a mente diz sem se deixar levar. A mente está agitada? Observe. Oferecendo-lhe grandes ideias? Apenas observe. A partir do momento em que a mente entender que é no silêncio que ocorre a clareza interior, ela descansa.

Experimente e… Medite!

Continue acompanhando a série:

Você está no 1º Chakra

Sobre o autor

Ricardo Ricchini

Ricardo Ricchini

Professor de meditação, autor, palestrante e especialista em negociações

Email: [email protected]
Site: ricchini.com.br
Instagram: meditacao.transforma
Facebook: Grupo Meditando para eliminar a ansiedade
Youtube: AQUI TEM NEGÓCIO!
Linkedin: linkedin.com/in/ricchini/
Livro: Livro Meditação Mindfulness