Meditação Saúde Integral

Dia Mundial da Meditação: uma data de contemplação à saúde

Uma mulher meditando.
220 Selfmade studio / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo mundo precisa esvaziar a mente e ter um momento de descanso que alivie as tensões do cotidiano, não é? Ainda mais agora, nessa era em que a sociedade exige uma velocidade de informação e demandas que são muito rápidas. Uma saída simples e que pode mudar a sua vida é a prática da meditação.

Essa atividade milenar tem milhares adeptos mundo afora e com certeza você deve conhecer algum praticante. Você conhece o Dia Mundial da Meditação? Ele é celebrado no dia 21 de maio desde o ano de 2017, quando foi criado pelo terapeuta Will Williams, autor de diversas obras sobre o tema. A data é muito importante pois é uma forma de divulgação dos conceitos, das filosofias e dos benefícios da meditação para o público geral. O mundo da meditação é muito rico e cheio de conhecimentos. Aprenda um pouco sobre essa prática nesse artigo.

O que é meditação?

A meditação é uma prática de trabalho mental e corporal que busca a clareza do pensamento e a transcendência da relação de todos os elementos do ser, por meio de exercícios de concentração. Ela é considerada um método muito antigo e de origem oriental. As primeiras referências escritas sobre o tema podem ser encontradas na historiografia dos hinduístas, os Vedas.

Existem referências da antiguidade sobre a meditação ou práticas similares nas culturas do confucionismo e do taoísmo, na China, e do budismo e jainismo, no Nepal e na Índia. Muito antes do cristianismo, por séculos, a meditação era amplamente conhecida nesses e outros lugares do Oriente, por estar associada a práticas religiosas. Para eles, meditar era tão comum quanto fazer uma oração.

Uma mulher meditando em pleno ar livre.
IOFOTO / Canva

Com o passar dos séculos e com o avanço das trocas mercantis e do colonialismo, a meditação chegou ao mundo ocidental. A prática e suas filosofias foram incorporadas, de certa forma, ao pensamento cristão. A meditação cristã foi desenvolvida no século VI e ganhou uma definição litúrgica com o monge Guigo II, no século XII, que usou os conceitos de “leitura, reflexão, oração e contemplação”. A prática foi continuada através dos séculos.

A principal referência à meditação é o Yoga. Na atualidade, é o grande responsável pela divulgação internacional da meditação. É possível praticar a meditação com a ajuda de aplicativos e sites.

Benefícios da meditação para a saúde

Muitos são os benefícios que a meditação traz para os seus praticantes. Você já pensou sobre todos eles? Ela é muito procurada pela sua forte capacidade de promoção da saúde e do aumento da qualidade de vida. Isso se dá porque todos nós precisamos de uma boa pausa. É comum que nossas mentes estejam sempre sobrecarregadas devido ao acúmulo de informações, trabalhos e prazos. A sociedade atual, priorizando sempre resultados imediatos, vai totalmente contra um ato de pausa como o da meditação.

Uma outra vantagem de exercitar a meditação é se tornar cada vez mais acurado no desenvolvimento de habilidades de concentração, tranquilidade e foco no presente.

Como o silêncio, mediado por respirações ritmadas, é a tônica de quem medita, é possível que você consiga limpar a mente de vários pensamentos e trabalhos com mais facilidade, ao longo do seu percurso com a prática.

Uma mulher num parque.
Mike Marchetti de capturenow / Canva

Dessa forma, o exercício meditativo gera um forte relaxamento corporal e a diminuição da respiração, o que afeta diretamente os nossos neurônios e, consequentemente, alivia tensões do pensamento, como ansiedade, depressão, estresse e insônia. Também tem o poder de controlar a pressão arterial.

A técnica também é positiva para o nosso sistema cognitivo, ajudando na capacidade de controle de percepções físicas e emocionais, aumentando a autodisciplina e o autoconhecimento. Quando praticada com certa frequência, as pessoas conseguem ler mais os sinais dos próprios corpos e entender mais sobre como funcionam vários sistemas internos. Sem contar que o sentimento de paz e de calma faz bem para qualquer pessoa, esteja ela com problemas de saúde ou não.

Técnicas de meditação mais conhecidas

Como qualquer prática milenar que se espalhou por todo o mundo, a meditação pode ser dividida entre várias modalidades. Muitos são os tipos de meditação. Quantos você conhece? Já na antiguidade, por estar presente em diversas religiões e culturas do mundo oriental, a prática já tinha diversas variações, como a Yoga e a meditação transcendental. Com o passar dos séculos, a aproximação com o ocidente rendeu ainda mais ramificações.

Hoje em dia, é possível associar a meditação a outras práticas até então desconhecidas, desenvolvidas por culturas que antes eram mais fechadas para o mundo (como povos indígenas). A ciência moderna também estudou profundamente a meditação, surgindo daí demais ramificações, como a meditação midnfulness.

A vastidão de conteúdo, estudos e descobertas coloca a meditação num amplo espaço democrático de variações. Ela segue sendo estudada e praticada por professores, líderes religiosos, cientistas, coachs… A lista é enorme. Conheça alguns tipos de meditação e veja qual combina mais com a sua personalidade e com a sua realidade.

Meditação mindfulness

Uma mulher meditando. O enfoque fotográfico é uma das posições de mão típicas da meditação.
PeopleImages de Getty Images Signature / Canva

Desenvolvida pelo médico Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), na década de 1970, a meditação mindfulness é uma prática que une conhecimentos científicos modernos com a Vipassana, tipo de meditação de mais de 2.000 mil anos de idade, que muitos dizem ter sido criada pelo próprio Buda. Kabat-Zinn mesclou o melhor dos estudos contemporâneos da ciência com filosofias e práticas do zen budismo. Esses experimentos resultaram na criação do Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), grupo voltado para a promoção desse tipo de meditação, com foco no alívio de doenças e na resolução de problemas.

O mindfulness consiste numa meditação que busca a atenção profunda a todos os sentimentos e pensamentos que o paciente está sentindo. Ela busca clareza e entendimento do corpo, para fins de controle do estresse e desenvolvimento de uma paz interior mais profunda. Está mais próxima das práticas científicas de psicoterapias do que de métodos espirituais.

Meditação transcendental

Esse tipo de prática meditativa é um dos mais famosos e conhecidos do século passado. A meditação transcendental surgiu em 1958, com Maharishi Mahesh Yogi, um famoso guru indiano da década de 60, e permaneceu forte até depois da sua morte, nos anos 2000.

Essa prática consiste na repetição mental de mantras específicos, voltados para o bem-estar e o alcance de níveis profundos da consciência até então difíceis de serem atingidos. Geralmente, é realizada por meio de séries de 20 minutos. Além da repetição do mantra, o praticante deve controlar a respiração e prestar atenção em todo o corpo.

Meditação guiada

Duas mulheres meditando conjuntamente.
microgen de Getty Images / Canva

A meditação guiada é uma variação das práticas mais clássicas, aliadas aos avanços tecnológicos. Ela consiste na prática meditativa realizada com a ajuda de gravações de canções, sons ambientes, narrações e mantras. Atualmente, é muito fácil conseguir esses materiais nas próprias redes sociais, como o YouTube. A meditação é realizada com o uso de fones de ouvido ou de aparelhos de som, em momentos calmos e solitários, como a hora do sono. Muitas pessoas praticam a atividade para melhorar a qualidade do sono.

Yoga

O Yoga consiste numa ciência milenar de mais de 5 mil anos, de origem oriental e praticada no mundo todo. A prática tem como objetivo unir corpo, mente e espírito, reconectando os seus praticantes à sua verdadeira essência. Yoga é um termo de origem na língua sânscrita, idioma antigo da Índia e do Nepal, e sua raiz é a palavra “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”. Dessa forma, podemos entender que o Yoga sempre está buscando a integração de todas as partes que compõem o ser humano na sua integralidade. Existem vários tipos de Yoga, que reúnem diversas formas de unir a meditação ao relaxamento do corpo por meio de exercícios específicos.

Você também pode gostar

E aí, conheceu mais sobre o Dia da Meditação e suas várias práticas? Que tal adotar os exercícios meditativos no seu dia a dia? Como você conferiu, vários são os benefícios diretos para a saúde. Além da raridade de poder colecionar momentos silenciosos e pacíficos. Pode não parecer, mas uma boa meditação pode te livrar de muitos problemas e aliviar a carga emocional e de estresse de uma maneira que remédio nenhum pode conseguir. Ou melhor, mesmo que os medicamentos consigam, a prática é uma atividade saudável, sem o uso de substâncias químicas. Faça o teste! Você só tem a ganhar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br