Saúde Integral

Medite na gravidez

Pregnancy Yoga Fitness concept. Torso close-up of two beautiful young pregnant yoga models working out indoors. Pregnant fitness women meditating in class. Hands in Namaste. Horizontal image
Escrito por Bruna Rei Freitas

Neste mês de agosto, para escrever este artigo me inspirei em uma importante data comemorativa: o dia da gestante!

Vou ensinar o passo a passo de uma meditação ayurvédica simples para trazer o equilíbrio durante a gravidez, deixando os pensamentos com relação ao processo gestacional mais calmos, inclusive os relacionados aos afazeres diários da casa, relacionamentos e vida profissional.

Antes de iniciar a meditação, escolha um horário do dia mais tranquilo para realizá-la. Aconselho que esta meditação seja realizada antes de dormir, devido à sensação de relaxamento profundo atingida após a prática.

Vamos começar!

  1. Sente-se em posição confortável, de preferência com a coluna ereta. Obs.: se coloque nesta posição desde que seja confortável, senão coloque-se em uma mais adequada e permaneça até o final da meditação.
  2. Expire lenta e profundamente, soltando toda a tensão.
  3. Inspire e expire profundamente 2 vezes pelo nariz, lentamente. Mantenha os braços relaxados ao longo do corpo.
  4. Para aumentar a sensação de relaxamento, ao inspirar, erga os ombros, e ao expirar, deixe-os se soltarem. Repita esse processo 3 vezes.
  5. Inspire profundamente e expire com mais força na última vez.
Meditating on mats

Permaneça neste estado por alguns segundos, desta forma, a musculatura dos ombros, da nuca e as atividades mentais tendem a permanecer mais tempo em estado de relaxamento.

Após este intervalo, incline-se com os olhos fechados em direção ao seu bebê e coloque suas mãos sobre a barriga. Inspire profundamente e mentalize um feixe de luz cor de rosa saindo de suas mãos em direção ao seu bebê. Compartilhe este momento de pura energia e bem-estar com ele!

Após alguns minutos, quando sentir este vínculo entre mãe e filho, volte a posição inicial ainda com os olhos fechados. Mantenha suas mãos em contato com seu ventre e por um instante imagine-se respirando no mesmo ritmo que seu bebê. Sintonize-se totalmente com ele, onde suas mãos se tornam o prolongamento de seu coração.

Permaneça neste processo pelo tempo que achar melhor para fortalecer este laço materno.

Nunca se esqueça que durante toda a meditação é importante concentrar sua atenção na respiração, utilizando-a para encontrar o equilíbrio e auxiliar no relaxamento muscular.

O ideal é que após esta meditação você permaneça sem grandes estímulos para absorver e compartilhar toda a energia deste momento tão especial!

Você também pode gostar

Usufrua deste período a dois durante a gestação quantas vezes desejar. A prática leva à perfeição, e neste caso não é diferente. A cada processo meditativo novas sensações são percebidas e fortalecidas em ambos, aumentando, assim, não só o autoequilíbrio materno, diminuindo os sintomas mais comuns da gestação, como auxiliando também em todo o processo energético que envolve a ligação entre mãe e filho.

Sobre o autor

Bruna Rei Freitas

Com uma vasta experiência na área da saúde, é formada desde 2009 pela Universidade Anhembi Morumbi em Naturologia e graduação modulada em Fitoterapia. Possui pós graduação em Medicina Ayurvédica pelo Instituto Naradeva Shala, curso de extensão universitária em Avaliação e Tratamento Interdisciplinar em Dor pela USP, além de cursos de extensão universitária em Iridologia, Terapia Floral e Antroposofia.

E-mail: brunarei@uol.com.br
Telefone: 11 98307-0834
Site: www.espaconaturezahumana.com.br