Convivendo Sustentabilidade

Meio ambiente: nós por ele

Uma pessoa segurando um globo planetário da terra feito de grama
Thx4Stock / Shutterstock

No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada em 1972 com a finalidade de conscientizar a humanidade sobre como cuidar bem do nosso planeta. O tema é discutido repetidamente, em vários lugares no mundo. A própria ONU, nas últimas décadas, promoveu diversos encontros entre os grandes líderes do mundo, para tratarem de temas relacionados com o meio ambiente, como, por exemplo, a emissão de gases, a poluição na atmosfera, queimadas em florestas, água potável, entre outros.

Infelizmente, por falta de consciência, muitos indivíduos dizem que o assunto se tornou uma tautologia. Estamos ainda vivendo em um sistema atrasado quando se trata de educação ambiental. Não podemos cruzar os braços e deixar por conta do governo apenas.

Nós, civis, pessoas simples, podemos cuidar do meio ambiente de diversas maneiras. Porém proponho que todos nós possamos ficar atentos e procurar fazer parte de algum projeto de meio ambiente em sua região. Reclamar, todos reclamam; no entanto, se cada um fizer sua parte, acredito que o mundo e a natureza estariam em outro patamar de realidade.

Pessoas realizando uma limpeza de uma floresta.
South_agency de Getty Images Signature / Canva

Existem pessoas que se reúnem para plantar mudas de árvores, outras para limpar rios e córregos. Seja qual for a ação, é melhor do que ficarmos parados.

Os problemas macros ficam a cargo dos governantes de cada nação, porém aquilo que estiver sobre o nosso alcance, é uma questão de consciência e moral.

No planeta Terra, são mais de 7 bilhões de seres humanos em mais de 200 países. Agora você imagina: se cada uma das pessoas do planeta tivesse, em sua região específica, o cuidado em preservar e cultivar a natureza? Imagina como seria o planeta se todos fossem cuidadosos com os componentes da natureza!

Para compreender a diversidade do nosso planeta, em relação aos fenômenos da natureza, é preciso estudar como ela funciona em cada continente, observando as formas específicas em cada país, que possui um solo diferente em relação a outro, uma atmosfera diferente da outra, um clima específico em cada época do ano.

A consciência nasce pelo conhecimento, pois só se domina aquilo que se faz interessado em aprender, e, nós, seres humanos, aprendemos muito com a natureza, principalmente se aceitarmos ouvir das pessoas envolvidas na causa, como ativistas do meio ambiente, ONGs ligadas ao tema, enfim, instituições como, por exemplo, o IBAMA e claro, quando lemos livros sobre o meio ambiente e estudamos e pesquisamos.

Uma pessoa segurando uma muda de uma planta.
Arthon meekodong / Canva

Você, amigo leitor do portal Eu Sem Fronteiras, repare por um momento, próximo de sua região, como tem sido tratado o espaço do meio ambiente. Visite escolas, reúna amigos, promova ações. Então, você, que é uma energia neste Universo, atrairá boas energias para si ao cuidar daquilo que Deus nos deu para cuidar, isto é, nossa natureza.

Nós precisamos mostrar a nossas crianças que a nossa geração pode ser uma das últimas gerações a terem água potável no mundo, em se tratando de Brasil, pois existem países que estão em crise hídrica, sem água potável para abastecer a própria nação. O assunto é muito grave, muito sério, inclusive, futuramente, poderemos ter uma guerra mundial por causa da água potável.

Você também pode gostar

Enfim, sem delongas, a proposta aqui é mudar essas nossas ações ou a falta delas. No entanto, precisamos nos organizar como sociedade, pois acredito na força da união, que não terá nada a ver com movimentos partidários ideológicas, somente para criar possibilidades legais de cuidar melhor do meio ambiente – claro, pedindo apoio ao poder público. Nesse sentido, a liderança de um grupo precisa ser bem relacionada, para articular e criar eventos e ações em favor do meio ambiente. Que comecemos os trabalhos!

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha