Nutrição Nutrição Funcional

Os benefícios do melão para a saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
 uma variedade enorme de frutas deliciosas e benéficas ao corpo que podemos explorar e saborear, mas dessa vez vamos falar do melão! Originário da África e da Ásia, atualmente o melão é cultivado em muitas partes do mundo. No Brasil, seu cultivo restringe-se à região Sudeste, Norte e Nordeste.  Possui sabor adocicado e é bastante hidratante, pois, assim como a melancia, é composto por água em sua maioria. Além de saborosa, a fruta pode trazer inúmeros benefícios à saúde de quem a consome com uma certa frequência:

  • Por ser rica em cálcio, vitamina A, C e vitaminas do complexo B, é uma fruta muito energizante;

  • É benéfica para hipertensos, pois seus altos teores de potássio e sua função diurética ajudam a controlar a pressão arterial;

  • A grande quantidade de água presente no melão é uma excelente aliada na desintoxicação do organismo;

  • No melão existe abundância de uma substância chamada “bioflavonóide”, que é uma ótima fonte de antioxidantes e possui poder anti-inflamatório;

  • Suas propriedades antioxidantes eliminam os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce das células;

  • Rico em carotenoides, o melão ajuda na prevenção e alívio de sintomas de diversas doenças, tais como: reumatismo, gota, artrite, prisão de ventre, cirrose hepática, cálculos biliares e uretrite;

  • Em suas sementes podemos encontrar grandes quantidades de cálcio, substância crucial para a manutenção da saúde dos dentes e ossos;

  • Possui zeaxantina, que é a substância que caracteriza sua cor amarelada, e é extremamente benéfica à saúde ocular, melhorando a saúde da retina.

  • Pode ser usado como hidratante pós-depilatório e como um hidratante para a região dos olhos. Basta esmagar uma fatia de melão com um garfo e aplicar a pasta na região dos olhos (com bastante cautela, para não ferir ou entrar nos olhos) e deixar por 15 minutos.

shutterstock_78858979-2Apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde do organismo, o melão é uma fruta que deve ser consumida com moderação (duas fatias por dia é o suficiente para suprir as necessidades diárias das vitaminas que ele oferece), pois a ingestão em excesso pode ocasionar mal-estar e até mesmo diarreia.

Aconselha-se comer a fruta entre as refeições (como lanche da tarde, por exemplo), nunca como sobremesa. Isso se deve ao fato de que a digestão do melão é muito rápida. E caso ele seja ingerido após uma refeição principal, ele pode ficar “preso” no estômago junto com outros alimentos, levando mais tempo do que deveria para ser digerido, ocasionando a formação de gases e desconforto abdominal.

Receita rápida e deliciosa com melão:
Doce gelado de melão

Ingredientes:
– 1 copo de iogurte natural desnatado;
– 2 xícaras de chá de leite desnatado;
– 3 colheres de sopa de adoçante em pó, próprio para forno e fogão;
– 1 envelope e meio de gelatina sem sabor incolor;
– 3 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
– 2 claras em neve;
– 1 melão fatiado.

Preparo: Bata no liquidificador o leite, o iogurte, o adoçante, a gelatina (preparada de acordo com as instruções da embalagem) e o leite em pó. Despeje a mistura em uma tigela, junte as claras em neve delicadamente e as fatias de melão. Coloque em uma forma de anel, untada com óleo. Leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]